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Conheça nossas soluções com o Cadastro Positivo!
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O que é o
Cadastro Positivo?

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É a solução perfeita para reduzir riscos de inadimplência por se tratar de um cadastro com dados de adimplemento – compromissos assumidos por pessoas físicas e jurídicas, sejam eles pagos ou em andamento. Com o Cadastro Positivo, você consulta soluções que consideram os dados adicionais sobre os seus clientes para te ajudar a tomar as melhores decisões.
É a solução perfeita para reduzir riscos de inadimplência por se tratar de um cadastro com dados de adimplemento – compromissos assumidos por pessoas físicas e jurídicas, sejam eles pagos ou em andamento. Com o Cadastro Positivo, você consulta soluções que consideram os dados adicionais sobre os seus clientes para te ajudar a tomar as melhores decisões.
Serasa Experian Podcast:
Um ano de Cadastro Positivo
no Brasil
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Diferenças entre dados de inadimplência
dados do Positivo.
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dados do Positivo.

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Comece um novo capítulo
na história do crédito.

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na história do crédito.
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O cenário de crédito no Brasil passa por um momento inesperado na história e, como você sabe, mudanças servem para o surgimento de soluções diferentes das que estamos acostumados. Conte com a Serasa Experian para enfrentar o momento atual e empreender com segurança.

Assista aos vídeos e saiba como podemos, juntos, construir histórias positivas para o seu negócio!
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Aprenda muito mais sobre o seu negócio com o novo Serasa Score com Machine Learning

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Serasa Score com Machine
Learning

A avaliação de consumidores e empresas acaba de ficar mais completa. Agora, o Serasa Score se beneficia das técnicas avançadas de machine learning, que aprende sobre o seu negócio a cada consulta realizada. Dessa forma, é possível atuar com muito mais eficiência, oferecendo respostas ainda mais precisas. E tudo isso, é claro, de maneira customizada. Para saber mais sobre o Serasa Score com Machine Learning e como ele pode fazer a diferença para o seu negócio, veja o vídeo ao lado.
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Soluções para
avaliar empresas

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A soma da força do Cadastro Positivo com os dados de inadimplência do maior banco de dados da América Latina ajudam a sua empresa a ter vantagem competitiva.
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Soluções para
avaliar consumidores

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avaliar consumidores
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Junte as informações mais completas sobre consumidores com os dados do Cadastro Positivo e experimente o poder das análises mais eficientes para os seus negócios!
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Soluções para
avaliar consumidores

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Preocupado com o futuro da sua empresa?
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Com o Cadastro
Positivo, você tem
novas oportunidades
de negócios para
a sua empresa:
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Maior oferta de crédito;
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Melhores condições
de financiamento;
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Operações com condições
mais adequadas ao seu perfil;
Operações com condições
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Taxas e prazos
mais favoráveis.
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Serasa Experian e G1, parceria para o seu negócio.

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Na nossa parceria inédita com o G1 - maior portal de notícias do Brasil –, temos artigos, vídeos, entrevistas e cases com situações práticas de como as nossas soluções com o Cadastro Positivo podem ajudar sua empresa neste novo cenário econômico. Vamos ajudar você a encontrar oportunidades de rentabilizar as suas vendas.

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Fique por dentro: tudo sobre o Cadastro Positivo

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Cadastro Positivo:
dúvidas frequentes
Cadastro Positivo:
dúvidas frequentes

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Até então, a maioria dos credores dava grande peso aos dados de inadimplência (Cadastro Negativo), por meio de informações sobre dívidas vencidas não pagas. Isso não só dificultava a realização de uma análise mais completa e precisa, como também elevava o risco de crédito, encarecia as ofertas de concessão, e tornava as condições para acesso ao crédito mais restritas. Ao contrário do Cadastro Negativo, o Cadastro Positivo considera dados relacionados ao adimplemento, ou seja, compromissos quitados no prazo, histórico de pagamentos realizados, obrigações em andamento e a capacidade de assumir novas obrigações financeiras demonstrada por consumidores e empresas. Por exemplo: se a pessoa estiver com uma parcela de financiamento em atraso, mas constar em seu histórico dívidas anteriores honradas, essas informações podem ser usadas pelo mercado para conduzir uma melhor análise de risco para concessão de novos créditos.
O Cadastro Negativo tem como foco informações sobre a inadimplência – é um cadastro que vigora há décadas no país, contém informações sobre dívidas vencidas não pagas de empresas e consumidores, e pode ser consultado por aqueles que pretendem realizar negócios ou transações de crédito com o cadastrado. Já o Cadastro Positivo – que é o mais utilizado em todo o mundo – considera os compromissos assumidos e os pagamentos realizados por empresas e consumidores. Por meio do Cadastro Negativo, hoje o mercado visualiza se uma pessoa ou uma empresa está ou não em situação de inadimplência, mas não consegue ter a visão completa do seu histórico de pagamentos realizados e a sua capacidade de assumir novos compromissos. O Cadastro Positivo permite otimizar esse processo. Por exemplo: se um consumidor estiver inadimplente com uma parcela de um determinado financiamento, mas tiver uma série de outros compromissos honrados em dia – como o financiamento da casa e as contas de telefone, luz e água –, essas informações também poderão ser consideradas pelo mercado para uma melhor análise de risco na hora de conceder novos créditos a esse consumidor. Até então, a lei em vigor no Brasil estabelecia que o consumidor precisava autorizar a abertura do seu Cadastro Positivo nos órgãos de proteção ao crédito. Agora, o país passa a seguir uma tendência internacional praticada em análise de risco de crédito – já adotada em países economicamente relevantes como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Itália, Japão, China, Índia, Coreia do Sul, África do Sul, México, Chile, Colômbia e Argentina. Com esta mudança, o modelo se inverte: todos passam a fazer parte do Cadastro Positivo, com a possibilidade de solicitar a sua exclusão a qualquer momento.
O Cadastro Positivo reunirá informações sobre os compromissos que consumidores e empresas assumiram – e como têm sido pagos esses empréstimos, financiamentos e crediários. Fornecerá ainda dados relacionados ao pagamento de contas de consumo (água, gás, cartão de crédito, luz e telefone), que também poderão ser utilizados como referência. Informações sobre os tipos de produtos ou serviços comprados não são enviadas ao Cadastro Positivo – somente são reportados o valor total do financiamento, o número e o valor das parcelas e como o pagamento tem sido realizado pelo consumidor ou pela empresa. O comércio, os bancos, as financeiras e os prestadores de serviços em geral poderão ter acesso a um score de crédito também baseado no Cadastro Positivo – o que, consequentemente, permite considerar informações mais precisas no momento de definir condições comerciais e preços mais ajustados às necessidades e ao perfil de cada consumidor ou empresa. Porém, para ter acesso ao detalhamento de dados constantes do Cadastro Positivo, será necessário obter a autorização do cadastrado.
Não, o Cadastro Positivo vai integrar apenas dados financeiros e de pagamentos referentes a operações de contratação de crédito (como empréstimos, financiamentos e crediários) e obrigações de pagamento (como contas de água, luz e telefone), sejam obrigações já quitadas ou àquelas que ainda estão em andamento. A lei do Cadastro Positivo permite o armazenamento de dados por até 15 anos.
O objetivo do Cadastro Positivo é beneficiar e não prejudicar o consumidor ou a empresa. Com um risco melhor conhecido e dimensionado, a tendência é de que o volume de financiamentos não honrados deva cair. O propósito é que as pessoas que sempre pagaram em dia seus compromissos financeiros tenham uma análise mais justa, já que representam um risco menor para instituições com as quais contrataram operações de crédito.
Até então, a maioria dos credores dava grande peso aos dados de inadimplência (Cadastro Negativo), por meio de informações sobre dívidas vencidas não pagas. Isso não só dificultava a realização de uma análise mais completa e precisa, como também elevava o risco de crédito, encarecia as ofertas de concessão, e tornava as condições para acesso ao crédito mais restritas. Ao contrário do Cadastro Negativo, o Cadastro Positivo considera dados relacionados ao adimplemento, ou seja, compromissos quitados no prazo, histórico de pagamentos realizados, obrigações em andamento e a capacidade de assumir novas obrigações financeiras demonstrada por consumidores e empresas. Por exemplo: se a pessoa estiver com uma parcela de financiamento em atraso, mas constar em seu histórico dívidas anteriores honradas, essas informações podem ser usadas pelo mercado para conduzir uma melhor análise de risco para concessão de novos créditos.
Até então, a maioria dos credores dava grande peso aos dados de inadimplência (Cadastro Negativo), por meio de informações sobre dívidas vencidas não pagas. Isso não só dificultava a realização de uma análise mais completa e precisa, como também elevava o risco de crédito, encarecia as ofertas de concessão, e tornava as condições para acesso ao crédito mais restritas. Ao contrário do Cadastro Negativo, o Cadastro Positivo considera dados relacionados ao adimplemento, ou seja, compromissos quitados no prazo, histórico de pagamentos realizados, obrigações em andamento e a capacidade de assumir novas obrigações financeiras demonstrada por consumidores e empresas. Por exemplo: se a pessoa estiver com uma parcela de financiamento em atraso, mas constar em seu histórico dívidas anteriores honradas, essas informações podem ser usadas pelo mercado para conduzir uma melhor análise de risco para concessão de novos créditos.
Até então, a maioria dos credores dava grande peso aos dados de inadimplência (Cadastro Negativo), por meio de informações sobre dívidas vencidas não pagas. Isso não só dificultava a realização de uma análise mais completa e precisa, como também elevava o risco de crédito, encarecia as ofertas de concessão, e tornava as condições para acesso ao crédito mais restritas. Ao contrário do Cadastro Negativo, o Cadastro Positivo considera dados relacionados ao adimplemento, ou seja, compromissos quitados no prazo, histórico de pagamentos realizados, obrigações em andamento e a capacidade de assumir novas obrigações financeiras demonstrada por consumidores e empresas. Por exemplo: se a pessoa estiver com uma parcela de financiamento em atraso, mas constar em seu histórico dívidas anteriores honradas, essas informações podem ser usadas pelo mercado para conduzir uma melhor análise de risco para concessão de novos créditos.
Até então, a maioria dos credores dava grande peso aos dados de inadimplência (Cadastro Negativo), por meio de informações sobre dívidas vencidas não pagas. Isso não só dificultava a realização de uma análise mais completa e precisa, como também elevava o risco de crédito, encarecia as ofertas de concessão, e tornava as condições para acesso ao crédito mais restritas. Ao contrário do Cadastro Negativo, o Cadastro Positivo considera dados relacionados ao adimplemento, ou seja, compromissos quitados no prazo, histórico de pagamentos realizados, obrigações em andamento e a capacidade de assumir novas obrigações financeiras demonstrada por consumidores e empresas. Por exemplo: se a pessoa estiver com uma parcela de financiamento em atraso, mas constar em seu histórico dívidas anteriores honradas, essas informações podem ser usadas pelo mercado para conduzir uma melhor análise de risco para concessão de novos créditos.
Até então, a maioria dos credores dava grande peso aos dados de inadimplência (Cadastro Negativo), por meio de informações sobre dívidas vencidas não pagas. Isso não só dificultava a realização de uma análise mais completa e precisa, como também elevava o risco de crédito, encarecia as ofertas de concessão, e tornava as condições para acesso ao crédito mais restritas. Ao contrário do Cadastro Negativo, o Cadastro Positivo considera dados relacionados ao adimplemento, ou seja, compromissos quitados no prazo, histórico de pagamentos realizados, obrigações em andamento e a capacidade de assumir novas obrigações financeiras demonstrada por consumidores e empresas. Por exemplo: se a pessoa estiver com uma parcela de financiamento em atraso, mas constar em seu histórico dívidas anteriores honradas, essas informações podem ser usadas pelo mercado para conduzir uma melhor análise de risco para concessão de novos créditos.
Os principais benefícios esperados com o Cadastro Positivo são a redução da inadimplência e do superendividamento, a melhor adequação das taxas de juros e a inclusão de mais pessoas e empresas no sistema formal de crédito, de forma responsável. Com isso, espera-se a melhora da economia, de forma sustentável, revertendo novamente em mais recursos e benefícios para cidadãos e empresas. 
Sim, a sua empresa pode acessar o Cadastro Positivo e visualizar gratuitamente a sua própria nota de score de crédito. Basta utilizar o seu e-CNPJ e acessar o site https://www.serasaexperian.com.br/cadastro-positivo/empresas
Somente você e as empresas que você autorizar poderão ver os dados do seu Cadastro Positivo. Importante dizer que isso é diferente do seu score ou pontuações de crédito, que poderão considerar na sua fórmula os dados do Cadastro Positivo e estarão disponíveis para que as empresas consulentes que tenham ou pretendam estabelecer uma relação comercial com você, como o comércio, os bancos, as financeiras e as prestadores de serviços), possam definir condições comerciais e preços mais ajustados às necessidades e ao perfil de cada consumidor. Informações mais detalhadas sobre o Cadastro Positivo estão disponíveis na Política de Transparência de Uso e Coleta de Dados: https://www.serasaexperian.com.br/cadastro-positivo/politica-de-transparencia-de-uso-e-coleta-de-dados-cadastro-positivo
O histórico de pagamentos relacionados a contas de consumo de serviços continuados (como água, luz, gás e telefone) também podem ser avaliados pelo mercado, por meio do Cadastro Positivo, para obter uma melhor análise de risco na hora de conceder novos créditos a cadastrados, estender créditos já existentes ou realizar outras transações que impliquem risco financeiro.
Caso você identifique alguma divergência ou informação que não reconheça em seu Cadastro Positivo, pode solicitar a correção a qualquer dos gestores de banco de dados ou diretamente ao credor (também chamado de fonte). Ao solicitar a correção a um gestor de banco de dados, seu pedido será direcionado à empresa fonte que enviou os seus dados ao Cadastro Positivo, como as instituições financeiras, empresas varejistas, concessionárias de serviço público, consórcios ou prestadores de serviços com pagamento continuado, para avaliação e, se o caso, correção. Se o pedido for procedente, a informação será corrigida pela empresa fonte e disponibilizada aos gestores de banco de dados. Todo o processo de análise e eventual correção deve ser realizado em até 10 dias. Para solicitar a revisão à Serasa Experian, você pode acessar o site https://www.serasaexperian.com.br/cadastro-positivo, comparecer a um dos nossos postos de atendimento ou enviar a solicitação via Correios.
Os principais benefícios esperados com o Cadastro Positivo são a redução da inadimplência e do superendividamento, a melhor adequação das taxas de juros e a inclusão de mais pessoas e empresas no sistema formal de crédito, de forma responsável. Com isso, espera-se a melhora da economia, de forma sustentável, revertendo novamente em mais recursos e benefícios para cidadãos e empresas. 
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O histórico de pagamentos relacionados a contas de consumo de serviços continuados (como água, luz, gás e telefone) também podem ser avaliados pelo mercado, por meio do Cadastro Positivo, para obter uma melhor análise de risco na hora de conceder novos créditos a cadastrados, estender créditos já existentes ou realizar outras transações que impliquem risco financeiro.
Caso você identifique alguma divergência ou informação que não reconheça em seu Cadastro Positivo, pode solicitar a correção a qualquer dos gestores de banco de dados ou diretamente ao credor (também chamado de fonte). Ao solicitar a correção a um gestor de banco de dados, seu pedido será direcionado à empresa fonte que enviou os seus dados ao Cadastro Positivo, como as instituições financeiras, empresas varejistas, concessionárias de serviço público, consórcios ou prestadores de serviços com pagamento continuado, para avaliação e, se o caso, correção. Se o pedido for procedente, a informação será corrigida pela empresa fonte e disponibilizada aos gestores de banco de dados. Todo o processo de análise e eventual correção deve ser realizado em até 10 dias. Para solicitar a revisão à Serasa Experian, você pode acessar o site https://www.serasaexperian.com.br/cadastro-positivo, comparecer a um dos nossos postos de atendimento ou enviar a solicitação via Correios.
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