Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 9,2%

Variação mensal 1,2%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 21,3%

No mês (em milhões) 8,4

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 22,0%

No mês (em milhões) 8,0

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 49,2%

No mês (em milhões) 80,4

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 3,6%

Variação mensal -1,2%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 9,2%

Variação mensal 1,2%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 21,3%

No mês (em milhões) 8,4

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 22,0%

No mês (em milhões) 8,0

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 49,2%

No mês (em milhões) 80,4

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 3,6%

Variação mensal -1,2%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Crédito

Saiba o que líderes devem considerar para aprimorar suas decisões de crédito

Lidere decisões de crédito seguras conhecendo os principais pontos de atenção no processo.

Saiba o que líderes devem considerar para aprimorar suas decisões de crédito

A Experian realizou uma pesquisa com 3 mil consumidores e 900 empresas em 10 países. O resultado indicou que alguns consumidores estão respondendo à incerteza econômica reduzindo os gastos e aproveitando as reservas financeiras. Há também aqueles que estão usando o crédito para tomar decisões estratégicas, como refinanciamento, compra de imóvel ou novos pedidos de crédito. O estudo, que ocorreu do final de junho ao início de julho de 2020, mostra também que houve um aumento de 40% no número de consumidores que efetuaram novos empréstimos digitalmente. Os dados obtidos nesse relatório reforçam a importância das empresas entenderem como os canais digitais ajudarão a fomentar novos negócios. Esses indicadores devem direcionar o investimento em soluções para melhorar o onboarding digital incluindo dados, analytics e tecnologia. Os investimentos ajudam a atender às demandas digitais dos consumidores, protegendo sua capacidade de reter os clientes e conquistar novos negócios. Nesse cenário, a Experian destaca de que forma os executivos de serviços financeiros podem concentrar os esforços de suas equipes para tomarem decisões mais eficientes e seguras nos próximos meses. Confiança e demanda por crédito É necessário que as empresas que concedem crédito considerem a dinâmica atual ao monitorar e medir o efeito das oscilações do mercado em seu portfólio. Em geral, a menor confiança do consumidor em ter acesso ao crédito não é algo surpreendente, mas o verdadeiro impacto sobre a demanda por crédito ainda não foi concluído. Diante de tantas mudanças, a procura por novos tipos de crédito pelos consumidores e as formas como eles utilizam as opções já existentes estão mudando. Decisão na atualidade À medida que as empresas que concedem crédito continuam se concentrando na saúde do negócio, é fundamental considerar a eficiência operacional e a otimização contínua. Dado que não há precedentes para a atual pandemia global, as companhias precisarão contar com soluções inovadoras para aprender e se adaptar em tempo real. A pesquisa realizada pela Experian aponta que muitas organizações sabem que mudanças são necessárias e estão buscando soluções para enfrentar esse desafio. Uma em cada 5 empresas em todo o mundo não tem confiança na eficácia de seu risco de crédito e nas decisões de cobrança desde o início da pandemia. Do total, 60% planejam aumentar o orçamento para análise e gerenciamento de risco de crédito. Enquanto isso, as 3 principais soluções que as empresas acreditam que irão melhorar a eficiência operacional ao oferecer suporte às necessidades financeiras dos clientes são gerenciamento automatizado de decisões, soluções na nuvem e inteligência artificial. Atuar de maneira estratégica agora pode ajudar as empresas a apoiarem os consumidores e o desempenho dos negócios a longo prazo. Capacidade de pagamento As empresas também devem estar atentas à volatilidade do ambiente atual e garantir que suas equipes se apoiam em dados e analytics para que possam tomar decisões precisas com base na situação financeira atual do cliente. É recomendado ter as ferramentas certas para melhor avaliar a capacidade de crédito do consumidor. A Serasa Experian possui plataformas que podem auxiliar as empresas na tomada de decisões de crédito no cenário atual.   *Conteúdo adaptado do texto original “What lenders should consider when evaluating their underwriting and decisioning policies for the next 12 months

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