Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Crédito

Saiba o que líderes devem considerar para aprimorar suas decisões de crédito

Lidere decisões de crédito seguras conhecendo os principais pontos de atenção no processo.

Saiba o que líderes devem considerar para aprimorar suas decisões de crédito

A Experian realizou uma pesquisa com 3 mil consumidores e 900 empresas em 10 países. O resultado indicou que alguns consumidores estão respondendo à incerteza econômica reduzindo os gastos e aproveitando as reservas financeiras. Há também aqueles que estão usando o crédito para tomar decisões estratégicas, como refinanciamento, compra de imóvel ou novos pedidos de crédito. O estudo, que ocorreu do final de junho ao início de julho de 2020, mostra também que houve um aumento de 40% no número de consumidores que efetuaram novos empréstimos digitalmente. Os dados obtidos nesse relatório reforçam a importância das empresas entenderem como os canais digitais ajudarão a fomentar novos negócios. Esses indicadores devem direcionar o investimento em soluções para melhorar o onboarding digital incluindo dados, analytics e tecnologia. Os investimentos ajudam a atender às demandas digitais dos consumidores, protegendo sua capacidade de reter os clientes e conquistar novos negócios. Nesse cenário, a Experian destaca de que forma os executivos de serviços financeiros podem concentrar os esforços de suas equipes para tomarem decisões mais eficientes e seguras nos próximos meses. Confiança e demanda por crédito É necessário que as empresas que concedem crédito considerem a dinâmica atual ao monitorar e medir o efeito das oscilações do mercado em seu portfólio. Em geral, a menor confiança do consumidor em ter acesso ao crédito não é algo surpreendente, mas o verdadeiro impacto sobre a demanda por crédito ainda não foi concluído. Diante de tantas mudanças, a procura por novos tipos de crédito pelos consumidores e as formas como eles utilizam as opções já existentes estão mudando. Decisão na atualidade À medida que as empresas que concedem crédito continuam se concentrando na saúde do negócio, é fundamental considerar a eficiência operacional e a otimização contínua. Dado que não há precedentes para a atual pandemia global, as companhias precisarão contar com soluções inovadoras para aprender e se adaptar em tempo real. A pesquisa realizada pela Experian aponta que muitas organizações sabem que mudanças são necessárias e estão buscando soluções para enfrentar esse desafio. Uma em cada 5 empresas em todo o mundo não tem confiança na eficácia de seu risco de crédito e nas decisões de cobrança desde o início da pandemia. Do total, 60% planejam aumentar o orçamento para análise e gerenciamento de risco de crédito. Enquanto isso, as 3 principais soluções que as empresas acreditam que irão melhorar a eficiência operacional ao oferecer suporte às necessidades financeiras dos clientes são gerenciamento automatizado de decisões, soluções na nuvem e inteligência artificial. Atuar de maneira estratégica agora pode ajudar as empresas a apoiarem os consumidores e o desempenho dos negócios a longo prazo. Capacidade de pagamento As empresas também devem estar atentas à volatilidade do ambiente atual e garantir que suas equipes se apoiam em dados e analytics para que possam tomar decisões precisas com base na situação financeira atual do cliente. É recomendado ter as ferramentas certas para melhor avaliar a capacidade de crédito do consumidor. A Serasa Experian possui plataformas que podem auxiliar as empresas na tomada de decisões de crédito no cenário atual.   *Conteúdo adaptado do texto original “What lenders should consider when evaluating their underwriting and decisioning policies for the next 12 months

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Calendário de Datas Comemorativas 2026 para Vendas e Marketing

Calendário de Datas Comemorativas 2026 para Vendas e Marketing

Planeje suas campanhas com o calendário de datas comemorativas 2026. Descubra oportunidades de vendas e engajamento mês a mês.

Como garantir a segurança virtual da sua loja e evitar golpes na Black Friday?

Como garantir a segurança virtual da sua loja e evitar golpes na Black Friday?

Garanta a segurança virtual do seu e-commerce e proteja sua loja de fraudes online. Acesse e conheça estratégias eficientes para prevenir golpes!

Como detectar fraudes na Black Friday: entenda como blindar sua loja virtual! 

Como detectar fraudes na Black Friday: entenda como blindar sua loja virtual! 

Black Friday: como detectar fraudes e blindar sua loja virtual com tecnologia, monitoramento e soluções para vendas seguras! Confira no nosso blog.

Última Black Friday no e-commerce: dados e lições do último ano!

Última Black Friday no e-commerce: dados e lições do último ano!

Black Friday: SEO antecipado, campanhas digitais, site veloz e checkout impulsionam vendas com segurança! Confira mais no nosso blog.

15 de novembro é feriado ou ponto facultativo?

15 de novembro é feriado ou ponto facultativo?

Descubra se 15 de novembro é feriado ou ponto facultativo, quais são seus direitos trabalhistas e como aproveitar a data da Proclamação da República.

Comportamento de compra na Black Friday: aumente suas vendas com segurança

Comportamento de compra na Black Friday: aumente suas vendas com segurança

Entenda o comportamento de compra na Black Friday e descubra como usar dados e tecnologia para vender mais com segurança e confiança no e-commerce.