Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Marketing

Como usar um mapa para a jornada do cliente: da compra ao processo de cobrança

Como usar um mapa para a jornada do cliente: da compra ao processo de cobrança... Saiba mais!

Como usar um mapa para a jornada do cliente: da compra ao processo de cobrança

Todo mundo adora uma história.  Melhor dizendo, todo mundo adora uma BOA história. Um mapa da jornada do cliente é uma ferramenta incrível que pode ajudar a entender a história do seu cliente pela perspectiva dele. E perspectiva é a ideia central. Não se trata de avaliar as coisas a partir do seu ponto de vista ou do que VOCÊ acha que o cliente quer. Essa visão do seu CLIENTE deve se basear em feedbacks reais dele — e você precisa descobrir o que ele tem para te dizer, e isso vai desde as fases iniciais de prospecção e aquisição até o processo de cobrança (se e quando necessário). Antigamente, os canais de comunicação incluíam cartas e ligações telefônicas. Agora temos SMS, bate-papo, robôs de bate-papo, mensagens de correio de voz, e-mail, redes sociais e negociação virtual. Ao desenvolver o mapa da jornada do cliente, você precisa entender qual canal faz mais sentido para ele, qual mensagem será melhor absorvida e o que ele espera ouvir de você. Isso pode parecer um grande desafio, mas o mapeamento de jornadas não é um processo complicado. O primeiro passo é simplesmente observar como funciona a interação do cliente com a sua organização. É recomendado incluir todos os departamentos que interagem com ele, independentemente do tipo ou forma de contato. Ao observar esses pontos de contato, é importante se concentrar no histórico comportamental (motivo que levou ao contato do cliente), dados sociodemográficos (o que você sabe sobre ele) e padrões de contato com o cliente (ele ligou? Mandou e-mail? Marcou sua empresa em uma mensagem no Twitter?). Depois disso, observe a experiência do cliente com cada interação. Mais uma vez, do ponto de vista dele:

  • Foi fácil entrar em contato com você?
  • O problema foi resolvido ou o cliente vai precisar ligar de novo?
  • O cliente pôde escolher o canal de comunicação ou isso foi imposto?
  • Você ofereceu opções de autoatendimento para o público certo?
  • Você mandou um e-mail para aqueles que queriam receber um e-mail?
  • Você sabe quais clientes preferem usar o autoatendimento e quais clientes preferem conversar com um agente, não uma gravação automática?

Depois de definir quando o cliente entra em contato com sua empresa e como é a experiência dele em cada interação, o próximo passo é simplesmente refinar seu processo. Você já estabeleceu suas referências (canal certo, mensagem certa e hora certa para cada cliente), portanto só precisa reavaliar continuamente suas decisões.  É fundamental ter um sistema que permite que você rastreie e mensure o sucesso de suas campanhas de comunicação e refinar o método em tempo real com base nos comentários. Com um sistema que importe os atributos, tanto de risco quanto demográficos, e monitore as preferências e o sucesso da campanha de comunicação, será possível implementar uma estratégia de omnichannel sem interrupções. Após a implementação, a experiência do seu cliente com sua empresa sofrerá uma transformação: ele, que antes estava satisfeito com sua empresa, vai se transformar em um fã, um embaixador da sua marca. Conte com a Serasa Experian para analisar seu cliente e desenvolver as melhores estratégias de negócios, da prospecção à cobrança. Conte com a inteligência das informações e otimize seus resultados. Clique aqui e saiba mais sobre nossas soluções.  

Autor do artigo

Collen Rose

É gerente de produtos senior na Experian, tem mais de 25 anos de experiência em CRM e ARM com foco em análise de dados e gerenciamento e otimização de contato. É formada em administração de empresas no “The College of William and Mary” e tem MBA na “The University of Richmond”.

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail O que é IBS e CBS? Veja as principais vantagens e desafios para o empreendedor

O que é IBS e CBS? Veja as principais vantagens e desafios para o empreendedor

Entenda o que muda para MEIs e pequenas empresas com a reforma tributária e como se adaptar ao novo modelo com CBS, IBS e fim da cumulatividade.

Thubmnail Empreendedorismo jovem apresenta tendência de crescimento no Brasil

Empreendedorismo jovem apresenta tendência de crescimento no Brasil

19,3% dos jovens brasileiros estão sem emprego. Entenda por que o empreendedorismo jovem virou tendência e como isso impacta o mundo dos negócios!

Thubmnail Como transformar MEI em LTDA e quando fazê-lo? Entenda

Como transformar MEI em LTDA e quando fazê-lo? Entenda

Seu negócio cresceu? Saiba como transformar MEI em LTDA, quando essa mudança é necessária e quais os benefícios para o crescimento do seu negócio!

Thubmnail Quais as diferenças entre profissional liberal e autônomo?

Quais as diferenças entre profissional liberal e autônomo?

Entenda as diferenças entre profissional liberal e autônomo, como formalizar a atividade e qual modelo oferece mais vantagens para o seu negócio.

Thubmnail Pessoa física pode emitir nota fiscal? Como ficam os profissionais liberais?

Pessoa física pode emitir nota fiscal? Como ficam os profissionais liberais?

Entenda se pessoa física pode emitir nota fiscal e as opções para autônomos e profissionais liberais emitirem NF sem CNPJ, de forma legal!

Thubmnail ICMS: confira tabela ICMS 2025 completa e saiba como calcular esse imposto

ICMS: confira tabela ICMS 2025 completa e saiba como calcular esse imposto

Entenda o que é ICMS, como calcular, quando ele incide e confira a tabela atualizada de alíquotas interestaduais de 2025 para o seu negócio