Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Decisão

A era da Machine Learning. Sua empresa está preparada?

Sua empresa está pronta para a era do Machine Learning? Veja como se adaptar e evoluir com dados.

A era da Machine Learning. Sua empresa está preparada?

Veja como essa tecnologia pode ajudar seu negócio com modelos precisos de dados, que permitem identificar oportunidades rentáveis e reduzir riscos de erros. Cada vez que você utiliza um sistema de GPS, o aplicativo personaliza as orientações de acordo com seu perfil de usuário. Este é apenas um exemplo simples de como as máquinas podem “aprender” a executar tarefas a partir de grande quantidade de dados e algoritmos, que caracterizam o chamado machine learning (ou aprendizagem de máquina). Na quarta onda da revolução industrial – era em que humanos e máquinas estão interligados por redes de dados –, essa tecnologia traz inúmeros desafios e, ao mesmo tempo, pode fazer a diferença para impulsionar os negócios das empresas.  Muito mais que modismo, a nova era deve resultar em aumento de produtividade, redução de preços e reconfiguração do mercado de trabalho. Acompanhar essas inovações para não perder a competitividade no mercado é uma necessidade. A fim de não ficarem obsoletas, as organizações precisam ter ferramentas, estrutura e pessoal capacitado para utilizar algoritmos na coleta, análise e classificação de padrões de dados que permitam a computadores fazer previsões. Ao gerar modelos que analisem rapidamente informações complexas, a técnica entrega resultados precisos em grande escala. Com isso, as empresas podem identificar oportunidades rentáveis e evitar erros perigosos. Benefícios da tecnologia

  1. O conhecimento adquirido pelos computadores possibilita antecipar fatos e comportamentos alinhados aos padrões de usuários identificados anteriormente. Assim, contribui para facilitar o processo de segmentação de clientes, detectando fatias do público-alvo e ajudando a criar uma abordagem preditiva que melhore a experiência do consumidor.
  2. A prospecção também é beneficiada pela adoção da tecnologia por possibilitar a identificação de potenciais clientes pela compreensão das tendências do consumidor.
  3. Machine learning automatiza várias tarefas exigidas para a implantação bem-sucedida de estratégias de marketing digital. Ao resolver uma série de problemas com a ajuda de dados, canais, conteúdo e contexto, aumenta o tempo disponível para que o time pense na estratégia como um todo.
  4. Os resultados do aprendizado da máquina ajudam ainda na retenção e conversão de um cliente específico por processar informações rapidamente, informando a hora certa de entrar em contato. A tecnologia consome dados e identifica informações relevantes em tempo real.
  5. A capacidade de processar quantidades praticamente ilimitadas de dados de fontes diversas permite revisá-los constantemente e ajustar a mensagem com base em comportamentos de clientes.

Nesse contexto, está claro que o machine learning é um conjunto de ferramentas que deve apoiar, cada vez mais, os profissionais. Especialistas preveem que sua presença seja crescente no cenário de transformação digital por que passam as empresas.

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail Disputa de IAs: qual a melhor ferramenta de inteligência artificial do mercado?

Disputa de IAs: qual a melhor ferramenta de inteligência artificial do mercado?

Veja qual IA se destaca em 2025. Compare ChatGPT, Copilot, Gemini e outras para textos, imagens, produtividade e muito mais. Saiba mais!

Thubmnail O que é factoring? Como ele evoluiu além do fomento tradicional?

O que é factoring? Como ele evoluiu além do fomento tradicional?

O que é e como o factoring moderno usa dados e CaaS para antecipar recebíveis, ampliar crédito e fortalecer o caixa de PMEs com mais controle e agilidade.

Thubmnail Pódio em dobro: Serasa Experian conquista troféus no Best Performance 2025

Pódio em dobro: Serasa Experian conquista troféus no Best Performance 2025

Conheça as soluções premiadas da Serasa Experian em crédito e prevenção à fraude, que comprovam que inovação e dados mudam a vida de pessoas e empresas.

Thubmnail Como se preparar para um Pitch Day do Impulsiona Startups

Como se preparar para um Pitch Day do Impulsiona Startups

Prepare-se para o Pitch Day com nosso guia prático! Dicas de apresentação e narrativa para comunicar seu impacto social e conquistar a banca de especialistas.

Thubmnail Como lucrar mais com financiamento próprio no setor automotivo

Como lucrar mais com financiamento próprio no setor automotivo

Entenda por que montadoras estão criando financeiras e como você pode aumentar sua margem com crédito próprio na venda de veículos. Saiba mais!"

Thubmnail Prevenção de fraudes em vendas online: guia para o lojista iniciante

Prevenção de fraudes em vendas online: guia para o lojista iniciante

Aprenda como proteger sua loja online desde o início com estratégias antifraude eficazes e garanta vendas seguras e sustentáveis.