O LinkedIn é uma rede social utilizada por recrutadores para buscar talentos profissionais. Quem deseja conquistar uma vaga no mercado de trabalho utiliza essa ferramenta para divulgar seu currículo e ficar atento às oportunidades.

Para se destacar entre os outros perfis, é interessante se manter atento às competências mais procuradas pelas empresas no LinkedIn. Por isso, algumas soft skills e hard skills são essenciais no dia a dia de trabalho, por isso, são bem importantes para o olhar dos recrutadores.

Se você quer saber como melhorar a sessão de competências do LinkedIn para aumentar as chances de conseguir a vaga tão desejada, acompanhe o post de hoje!

1. Capacidade de autogestão

Tomar decisões e encontrar seus próprios caminhos em uma empresa, é disso que se trata a capacidade de autogestão. Dentro disso está:

  • Autonomia;
  • Responsabilidade;
  • Compromisso;

Quando analisam essa competência, os recrutadores buscam encontrar perfis que saibam manter a disciplina na sua rotina de trabalho, restabelecer suas metas e tenham responsabilidade e independência nas suas tarefas.

Essa habilidade é muito procurada principalmente para preencher vagas de trabalho home office, em que o profissional precisa se organizar para manter uma rotina produtiva fora de um ambiente próprio de trabalho e uma liderança próxima.

2. Competências técnicas com foco em tecnologia

Com a área de tecnologia crescente, as hard skills com foco em computação são cada vez mais procuradas pelos recrutadores de diversas empresas, dentre elas as que mais se destacam, são:

  • Inteligência artificial;
  • Ciência de dados;
  • Experiência de usuário (UX);
  • Tecnologias de armazenamento em nuvem;
  • Video design;
  • Vendas online;
  • Web analytics;

Se você não tem nenhum desses conhecimentos, é possível adquirir o aprendizado a partir de cursos livres, que muitas vezes são oferecidos de forma online. É muito importante ficar atento a essas tendências do mercado e estar sempre se atualizando.

3. Competências ligadas a inteligência emocional

A inteligência emocional está ligada à capacidade de reconhecer as emoções e gerenciar de forma racional nossas respostas a elas.

O profissional que tem listados habilidades como tolerância ao estresse, resiliência e flexibilidade se mostra como um candidato com um perfil adaptável às mudanças e é capaz de se manter produtivo mesmo frente a problemas inesperados.

Desenvolver a inteligência emocional é essencial para o profissional saber lidar com sua equipe e para gerenciar suas atividades, principalmente quando se há prazos e metas para cumprir.

4. Aprendizado ativo

Um aprendizado ativo diz respeito ao interesse além do que está sendo explicado ou executado no trabalho.

Ter a iniciativa de buscar conhecimento para aprimorar seus conhecimentos sem precisar que isso seja requerido ou obrigatório por um terceiro é algo que os recrutadores reconhecem como um profissional que toma iniciativa e pode contribuir muito para o crescimento pessoal e de uma empresa.

5. Gerenciamento de projetos e negócios online

O gerenciamento de projetos é uma competência buscada principalmente para os cargos de liderança e gestão. Dentro dela, além do conhecimento técnico adquirido, é preciso conciliar as seguintes habilidades:

  • Liderança;
  • Organização;
  • Boa comunicação;
  • Negociação;
  • Objetividade;
  • Gestão de crise.

Um profissional com essa competência mostra ao recrutador que você tem visão estratégica, capacidade de liderança, raciocínio analítico e capacidade para resolver problemas. Além disso, as habilidades técnicas relacionadas a vendas online e ao marketing digital também são muito procuradas.

Como adicionar as competências no LinkedIn?

No seu perfil do LinkedIn é possível adicionar, editar ou excluir as competências quando desejar. Manter uma lista organizada, com informações verdadeiras nessa seção ajuda as outras pessoas a entenderem melhor o seu perfil profissional e quem sabe, ter interesse em te contratar.

É possível adicionar até 50 competências no seu perfil. Se você não adicionar nenhuma opção, esta seção não será exibida no seu perfil e você pode estar perdendo grandes oportunidades.

Veja o passo a passo de como adicioná-las utilizando o celular ou computador:

  1. Acesse o app ou página do LinkedIn com seu e-mail e senha;
  2. Clique na sua foto de perfil e selecione "Visualizar perfil";
  3. Toque em "Adicionar seção" ao seu cartão de apresentação;
  4. Clique em "Principais" e depois em "Adicionar competências";
  5. Nesta página você poderá digitar o nome da competência ou selecioná-las em "Sugestões com base no seu perfil";
  6. As opções selecionadas serão automaticamente adicionadas
  7. Após terminar, clique em salvar.

Também é possível remover as competências do seu perfil, para isso é só seguir as etapas abaixo:

  1. Clique na foto do seu perfil e selecione "Visualizar perfil";
  2. Encontre a seção "Competências" e clique no ícone "Editar";
  3. Nesta página, selecione o ícone "Editar" que está localizado à direita da competência que você deseja excluir;
  4. Clique em "Excluir competência" e confirme em "Excluir".

Após ver os exemplos de competências e habilidades para colocar no LinkedIn, que tal dar uma olhada em como está esse campo do seu perfil?

Aqui no Serasa Experian você encontra diversos conteúdos com dicas para te ajudar na carreira profissional, veja mais ideias de como deixar o LinkedIn atrativo.