Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Autenticação e Prevenção à Fraude

PME

Veja algumas dicas contra fraudes nas férias de julho

Saiba como se proteger de fraudes antes e durante as férias de julho. Dicas de segurança, leia mais!

Veja algumas dicas contra fraudes nas férias de julho

Muitos vão tirar férias e precisam ter cuidado na compra de pacotes de férias e passeios por meio da internet

Muita gente, neste momento, está programando as férias do meio do ano. Se este é o seu caso, fique atento à compra de pacotes turísticos e passeios por meio da internet. Todo meio de ano há aumento considerável no movimento turístico, por isso os cibercriminosos aproveitam a data para tentar captar senhas, dados pessoais e números de cartões de crédito.

A Serasa Experian alerta sobre os cuidados que se deve ter nas compras de viagens, passeios e pacotes turísticos de férias. “As pessoas se empolgam e muitas vezes deixam de observar coisas importantes nas compras virtuais. São detalhes que requerem atenção, para que as lembranças das férias não se tornem um pesadelo”, adverte Maurício Balassiano, diretor de Certificação Digital da Serasa Experian.

Para não deixar que a empolgação das férias vire um transtorno futuro, fique atento a alguns cuidados básicos. Confira as dicas dos especialistas da Serasa Experian para evitar fraudes online:

- Desconfie de e-mails com títulos atrativos como por exemplo, “Promoção Imperdível”. Em tempos de redes sociais, as mensagens recebidas com link também podem apresentar ataques e deixar você sensível a uma fraude.

- Ao ingressar em um site, verifique se ele possui certificado de segurança. Para isso, basta checar se o http do endereço vem acompanhado de um “s” no final (https). Há ainda certificados que ativam um destaque em verde na barra do navegador;

-Não faça cadastros em sites que não sejam de confiança;

-Lembre que hackers usam técnicas para incluir links falsos em sites de busca. Muitas vezes até compram espaço nesses mecanismos para atrair usuários desatentos. Ao fazer buscas como “Promoções de férias”, prefira sites de lojas conhecidas ou tenha certeza de que a loja com a suposta promoção existe de verdade.

-Tenha cuidado com sites que anunciam ofertas ou produtos por preços muito inferiores à média do mercado;

-Essas ofertas podem muitas vezes serem enviadas por e-mails. Evite abrir os que pareçam exagerados e com valores muito baixos e vantajosos;

-Não compartilhe dados pessoais nas redes sociais que possam ajudar os golpistas a se passarem por você;

-Mantenha atualizado o antivírus do seu computador, diminuindo os riscos de ter seus dados pessoais roubados por arquivos espiões;

-Evite realizar qualquer tipo de transação financeira utilizando computadores conectados em redes públicas de Internet;

-Ao usar computadores compartilhados, verifique se fez o log off das suas contas (e-mail, internet banking etc.);

-Utilize senhas fortes, que tenham também caracteres especiais. Não repita as mesmas senhas em diferentes plataformas de acesso;

Além dessas precauções, tente se antecipar nos preparativos, como uma boa revisão no carro, para os que optarem por pegar a estrada; não deixe para preparar malas na última hora; avise vizinhos e amigos próximos do seu período de afastamento; programar o pagamento de contas que vencem no período é importante para não pagar em atraso. 

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Calendário de Datas Comemorativas 2026 para Vendas e Marketing

Calendário de Datas Comemorativas 2026 para Vendas e Marketing

Planeje suas campanhas com o calendário de datas comemorativas 2026. Descubra oportunidades de vendas e engajamento mês a mês.

Conscientização Novembro Azul: o que o RH pode fazer

Conscientização Novembro Azul: o que o RH pode fazer

Veja como promover a conscientização Novembro Azul nas empresas com ações do RH que apoiam a prevenção e o bem-estar dos colaboradores.

Panorama PME 5ª edição: o retrato mais completo das pequenas e médias empresas no Brasil

Panorama PME 5ª edição: o retrato mais completo das pequenas e médias empresas no Brasil

Descubra aqui o que você precisa saber sobre o cenário das micro, pequenas e médias empresas, com o relatório Panorama PME! Baixe grátis!

Serasa Experian cria a categoria “datatech” e redefine o papel do marketing orientado por dados

Serasa Experian cria a categoria “datatech” e redefine o papel do marketing orientado por dados

Conheça a trajetória da Serasa Experian rumo à transformação digital, com insights de Giovana Giroto sobre a nova era de dados e tecnologia no setor.

Gestão de carteira de crédito rural: conheça as melhores soluções para expandir sua rentabilidade!

Gestão de carteira de crédito rural: conheça as melhores soluções para expandir sua rentabilidade!

Gestão de carteira no crédito rural com dados e ESG: conheça nossas soluções para agronegócio, reduza riscos e acelere a concessão de crédito!

10 campanhas de Black Friday para impulsionar seu marketing

10 campanhas de Black Friday para impulsionar seu marketing

Descubra como criar campanhas de marketing eficazes para a Black Friday 2025. Veja exemplos de ações de sucesso, dados de vendas anteriores, dicas estratégicas