O mercado é amplo, envolve diferentes campos de atuação. Popularmente, usa-se muito o nome “ramo” de negócio para designar uma área com atividades específicas, como se fossem nichos de mercado.

O termo “ramo” é uma analogia com os ramos de uma árvore. Nesse sentido, o mercado seria a árvore e as diversas áreas de atuação (saúde, alimentação, bebidas, beleza/estética, educação) são os ramos dessa árvore.

Mas, nem sempre é fácil determinar e diferenciar com precisão os ramos de negócio. Se não é tão simples definir a área de atividade, é compreensível que muitos empreendedores ainda não saibam definir com exatidão o que seja nicho, confundindo-o com outros conceitos.

Para esclarecer o que são nichos de mercado, elaboramos este post. Leia e veja que não é tão difícil definir um nicho e explorá-lo estrategicamente.

O que são nichos de mercado?

Não se deve confundir nichos de mercado com segmentos de mercado. Muitas vezes, usa-se de forma indiscriminada termos como “ramo”, “área”, “setor”, “segmento” e “nicho”. Vamos diferenciar segmento e nicho, por exemplo?

Segmento é um grupo de pessoas que apresentam dores e interesses parecidos. Consiste em uma parcela mais abrangente de determinado mercado. O nicho, por sua vez, sempre está associado a um grupo bem menor, pouco ou quase inexplorado. Em outras palavras, o nicho é uma parte pequena do segmento.

Quais são seus objetivos?

Vamos exemplificar. A área de estética envolve segmentos como corte e tratamento de cabelos, manicure e pedicure, depilação, tecarterapia (processo de regeneração natural), massagem, drenagem linfática, lipoaspiração e assim por diante. Cada segmento tem a sua persona.

Um nicho que podemos citar dentro do segmento de manicure/pedicure é a esmalteria, uma opção para o cliente fazer as unhas de maneira diferenciada. No nicho de esmalteria, existe uma nova persona, que ainda não tem suas necessidades ou desejos plenamente atendidos. É, portanto, um espaço que pode ser explorado por uma empresa que atua na área.

Assim, o objetivo principal é prestar atendimento a um público que ainda não tem muito espaço no mercado, de modo a valorizá-lo como grupo diferenciado.

Quais são os principais nichos de mercado?

Vejamos alguns nichos de mercado, de segmentos e ramos diferentes, que você pode aproveitar:

  • alimentação sem glúten ou vegana (gastronomia);
  • cervejarias (bebidas);
  • biojoias, que são joias sustentáveis (moda);
  • brechós (moda);
  • motorista de aplicativo, um nicho que já está se tornando um segmento (serviços de transporte);
  • hotel de animais (serviços de cuidados de pets);
  • impressora 3D (tecnologia digital);
  • comunidade LGBTQ+ (produtos e serviços mais específicos para os membros desse grupo);
  • dietas para mulheres que tiveram bebês há pouco tempo (saúde);
  • roupas para mulheres plus size (moda);
  • filmes com tradução em libras ou com legendas (serviços/produtos que favorecem deficientes auditivos);
  • audiobooks (literatura);
  • academia remota, por aplicativos (saúde/estética);
  • games específicos para smartphones (lazer);
  • home office (trabalho).

Por que é vantajoso atuar dessa forma?

Definir nichos de mercado oferece algumas vantagens bem interessantes. Confira algumas delas.

Menor concorrência

Como as estratégias do marketing de nicho são voltadas para um público mais específico, a concorrência tende a ser menor. Logo, não será preciso disputar com grandes marcas do mercado.

Assim, é possível impulsionar a reputação da empresa sem a necessidade de competir com marcas muito renomadas.

Público mais qualificado

O nicho se caracteriza por um público com dores mais específicas. Diante da baixa oferta no mercado, as pessoas estão dispostas a pagar para usufruir de serviços/produtos mais personalizados, e até exclusivos, que vão ao encontro de suas expectativas e necessidades.

Aumentam as chances de os consumidores se engajarem mais a fundo com a empresa porque se entende que ela oferece soluções que outras empresas não oferecem.

Melhores preços

Como o nicho é pouco explorado, a empresa pode definir os preços e otimizar os lucros. Como se trata de algo exclusivo, o público pode se dispor a pagar mais caro pelos produtos/serviços ofertados.

Melhor ROI

O nicho em marketing digital tende a melhorar o retorno sobre o investimento, já que é possível atingir potenciais clientes com mais objetividade e em um prazo mais curto.

Isso ocorre porque as estratégias (escolha de canais, produção de conteúdo, definição da persona, ajustes na linguagem) têm somente um foco.

As campanhas segmentadas permitem investir em anúncios mais assertivos nas redes sociais, chamando a atenção de consumidores que têm interesse efetivo naquilo que a marca oferece.

Facilidade em fazer parcerias

Os influenciadores digitais podem ser bons parceiros para quem investe em nichos de mercado. Muitos deles entendem de assuntos mais específicos e têm um público fidelizado que está sempre atento aos que eles publicam nas redes sociais.

Dessa forma, fechar contratos e realizar parcerias com digital influencers é uma maneira excelente de melhorar o alcance da marca e captar mais clientes.

Como se decidir por um nicho?

Finalmente, vamos analisar como escolher um nicho. Veja algumas dicas.

Identifique o mercado em que pretende atuar

Atualmente, existe uma quantidade alta de opções para empreender, principalmente quando falamos de negócios digitais. Vale lembrar que os nichos de mercado são divididos em classes diferentes:

  • segmentação geográfica: recorte por continente, país, estado, cidade, bairro, região;
  • segmentação demográfica: recorte por idade, renda, gênero, etnia, ocupação, classe social, geração, nacionalidade, escolaridade e assim por diante;
  • segmentação psicográfica: recorte que analisa personalidade, estilo de vida, valores do grupo (posição política, religião, causas ambientais, opção sexual e outros);
  • segmentação comportamental: recorte que analisa os hábitos de consumo das pessoas.

É preciso ser especialista naquele nicho para investir nele com mais segurança. Você deve ter, em suma, paixão pelo que pretende fazer. Se não for assim, as chances de ficar desmotivado são bem altas.

Analise a demanda

Quando a empresa identifica um problema real e oferece uma solução efetiva, as pessoas ficam dispostas a pagar por ela — ou seja, você gera demanda. Portanto, analise se realmente há demanda pela solução oferecida lendo os comentários que os consumidores fazem na internet.

Outra possibilidade é entrevistar consumidores a respeito de suas intenções de compra. Caso sua solução não desperte interesse, talvez o problema que você se propôs a resolver não seja realmente importante.

Faça algumas perguntas

Para identificar nichos de mercado, você pode propor algumas questões e procurar respondê-las:

  • Por que eu quero atuar nesse nicho?
  • Conheço, de fato, o problema que pretendo solucionar?
  • Tenho qualificação para resolver esse problema?
  • Quais são os principais interesses de quem enfrenta esse problema?
  • Quais são as necessidades e as dores dessas pessoas?
  • Existem concorrentes, empresas que oferecem alguma solução, e qual é ela?
  • Qual será o meu diferencial em relação à concorrência?
  • Alguém realmente pagaria por uma solução? E quanto estaria disposto a pagar?

Agora, você compreende melhor o que são e quais são os principais nichos de mercado. Pode aproveitar, assim, boas oportunidades para empreender.

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