O mercado é amplo, envolve diferentes campos de atuação. Popularmente, usa-se muito o nome “ramo” de negócio para designar uma área com atividades específicas, como se fossem nichos de mercado.

O termo “ramo” é uma analogia com os ramos de uma árvore. Nesse sentido, o mercado seria a árvore e as diversas áreas de atuação (saúde, alimentação, bebidas, beleza/estética, educação) são os ramos dessa árvore.

Mas, nem sempre é fácil determinar e diferenciar com precisão os ramos de negócio. Se não é tão simples definir a área de atividade, é compreensível que muitos empreendedores ainda não saibam definir com exatidão o que seja nicho, confundindo-o com outros conceitos.

Para esclarecer o que são nichos de mercado, elaboramos este post. Leia e veja que não é tão difícil definir um nicho e explorá-lo estrategicamente.

O que são nichos de mercado?

O nicho de mercado pode ser definido como o recorte de um segmento específico. Diferente do segmento de mercado, o nicho atenderá necessidades mais específicas do público-alvo, que muitas vezes podem passar despercebidas.

Suponha que você pretende abrir uma banca digital para vender quadrinhos. Este é o segmento definido para direcionar o e-commerce. Mas seu foco não são os quadrinhos no geral. São quadrinhos produzidos a partir de material reciclado.
Esse é o seu nicho de mercado, e responde o que é nicho no marketing. Os dois caminham lado a lado.

É possível notar que o nicho vai além do segmento, e busca atender a dor particular de um determinado público.
Bem menos abrangente que o segmento, correto? E é aí que mora a chave do sucesso. Você deve procurar uma necessidade do seu cliente, que ainda não foi atendida. Continue a leitura e entenda como!

Nicho e segmento é a mesma coisa?

Não! Essa é uma confusão comum, e não se deve confundir nichos de mercado com segmentos de mercado. Muitas vezes, usa-se de forma indiscriminada termos como “ramo”, “área”, “setor”, “segmento” e “nicho”. Vamos diferenciar segmento e nicho, por exemplo? Confira este vídeo a seguir:

Em resumo segmento é um grupo de pessoas que apresentam dores e interesses parecidos. Consiste em uma parcela mais abrangente de determinado mercado. O nicho, por sua vez, sempre está associado a um grupo bem menor, pouco ou quase inexplorado. Em outras palavras, o nicho é uma parte pequena do segmento.

Por que devo escolher um nicho de mercado?

Muitas pessoas ainda têm essa dúvida. O medo de não ser bem-sucedido, receio de abordar um público menor e preocupações com o retorno financeiro também são aflições recorrentes. Então, provavelmente você deve estar se perguntando: "isso não vai reduzir meu público e minhas vendas?", e a resposta é não!

Em um segmento mais amplo a concorrência é maior e muitas vezes composta por empresas já consolidadas no mercado. Logo, é mais difícil atrair um público fidelizado a um concorrente, do que cativar o próprio público.

Uma vez que o público, a necessidade e o produto ou serviço estão definidos, a sua marca se torna relevante para essas pessoas, visto que anteriormente nenhuma outra empresa teve o olhar voltado para esse desejo.

O nicho te abre portas para o inexplorado, e o fator "inovação" acaba por chamar mais a atenção. Mas até chegar nessa perspectiva existe uma caminhada a ser feita, que exige estudos, mapeamento de processos e muita paciência. E que tal algumas dicas de como encontrar o seu nicho? Confira o vídeo a seguir com dicas de como encontrar nichos:

 

Tipos de segmentação de nicho de mercado

Ao definir uma estratégia de abordagem do público, você logo percebe que é impossível abraçar o mundo - nenhum cliente é igual ao outro. Por isso, existem 4 tipos principais de segmentação de clientes, que te ajudam a categorizar a abordagem para cada público e definir uma estratégia de vendas. Elas são:

  • Segmentação geográfica
  • Segmentação demográfica
  • Segmentação psicográfica
  • Segmentação comportamental

Vamos conhecer essas 4 segmentações e uma extra que pode te ajudar!

Segmentação geográfica

Como o próprio nome sugere, essa segmentação avaliará a localização para definir o público, o serviço e estratégias. Cidade, estado, região e país são os fatores decisivos para este tipo de categorização.

Com esse recorte, seu empreendimento pode ser direcionado para melhores resultados de forma mais ágil. Você pode escolher as cidades com mais demanda pelo seu serviço, por exemplo.

Segmentação demográfica

Ao contrário da anterior, a segmentação demográfica procura entender características do público em si. Informações como gênero, idade, renda e poder de compra são os pilares para desenvolver o plano de ação.

Isso contribui para a construção da identidade da marca, como na linguagem utilizada. Conhecer os hábitos do usuário, sejam eles hábitos de compra ou do cotidiano, podem facilitar a conexão com esse cliente final.

Segmentação psicográfica

Este recorte se aproxima da ideia de nicho. Aqui, o que será avaliado são informações mais subjetivas do potencial comprador. Personalidade, estilo de vida ou até ideologia são os delimitadores do público-alvo e como alcançá-los.

Você pode visualizar essa estratégia em prática dentro de empresas de materiais reciclados, ou então no ramo dos cosméticos, com produtos livres de testes em animais.

Segmentação comportamental

Aqui o foco é 100% nos hábitos de compra do consumidor. Histórico de compras, produtos pesquisados e relação custo-benefício são as principais informações a serem consideradas.

Empresas que comercializam eletrônicos ou então calçados, são grandes adeptos da segmentação comportamental, pois ajudam a estabelecer métricas de valor e produção, além ajudar a criar gatilhos mentais.

Quais são seus objetivos?

Vamos exemplificar. A área de estética envolve segmentos como corte e tratamento de cabelos, manicure e pedicure, depilação, tecarterapia (processo de regeneração natural), massagem, drenagem linfática, lipoaspiração e assim por diante. Cada segmento tem a sua persona.

Um nicho que podemos citar dentro do segmento de manicure/pedicure é a esmalteria, uma opção para o cliente fazer as unhas de maneira diferenciada. No nicho de esmalteria, existe uma nova persona, que ainda não tem suas necessidades ou desejos plenamente atendidos. É, portanto, um espaço que pode ser explorado por uma empresa que atua na área.

Assim, o objetivo principal é prestar atendimento a um público que ainda não tem muito espaço no mercado, de modo a valorizá-lo como grupo diferenciado.

Quais são os principais nichos de mercado?

Vejamos alguns nichos de mercado, de segmentos e ramos diferentes, que você pode aproveitar:

  • alimentação sem glúten ou vegana (gastronomia);
  • cervejarias (bebidas);
  • biojoias, que são joias sustentáveis (moda);
  • brechós (moda);
  • motorista de aplicativo, um nicho que já está se tornando um segmento (serviços de transporte);
  • hotel de animais (serviços de cuidados de pets);
  • impressora 3D (tecnologia digital);
  • comunidade LGBTQ+ (produtos e serviços mais específicos para os membros desse grupo);
  • dietas para mulheres que tiveram bebês há pouco tempo (saúde);
  • roupas para mulheres plus size (moda);
  • filmes com tradução em libras ou com legendas (serviços/produtos que favorecem deficientes auditivos);
  • audiobooks (literatura);
  • academia remota, por aplicativos (saúde/estética);
  • games específicos para smartphones (lazer);
  • home office (trabalho).

Por que é vantajoso atuar por nicho?

Definir nichos de mercado oferece algumas vantagens bem interessantes. Confira algumas delas.

Menor concorrência

Como as estratégias do marketing de nicho são voltadas para um público mais específico, a concorrência tende a ser menor. Logo, não será preciso disputar com grandes marcas do mercado.

Assim, é possível impulsionar a reputação da empresa sem a necessidade de competir com marcas muito renomadas.

Público mais qualificado

O nicho se caracteriza por um público com dores mais específicas. Diante da baixa oferta no mercado, as pessoas estão dispostas a pagar para usufruir de serviços/produtos mais personalizados, e até exclusivos, que vão ao encontro de suas expectativas e necessidades.

Aumentam as chances de os consumidores se engajarem mais a fundo com a empresa porque se entende que ela oferece soluções que outras empresas não oferecem.

Melhores preços

Como o nicho é pouco explorado, a empresa pode definir os preços e otimizar os lucros. Como se trata de algo exclusivo, o público pode se dispor a pagar mais caro pelos produtos/serviços ofertados.

Melhor ROI

O nicho em marketing digital tende a melhorar o retorno sobre o investimento, já que é possível atingir potenciais clientes com mais objetividade e em um prazo mais curto.

Isso ocorre porque as estratégias (escolha de canais, produção de conteúdo, definição da persona, ajustes na linguagem) têm somente um foco.

As campanhas segmentadas permitem investir em anúncios mais assertivos nas redes sociais, chamando a atenção de consumidores que têm interesse efetivo naquilo que a marca oferece.

Facilidade em fazer parcerias

Os influenciadores digitais podem ser bons parceiros para quem investe em nichos de mercado. Muitos deles entendem de assuntos mais específicos e têm um público fidelizado que está sempre atento aos que eles publicam nas redes sociais.

Dessa forma, fechar contratos e realizar parcerias com digital influencers é uma maneira excelente de melhorar o alcance da marca e captar mais clientes.

O que considerar na escolha do seu nicho de mercado?

Agora que você já sabe melhor o que é um nicho de mercado, seus segmentos e quais estão crescendo em 2023, vamos conhecer alguns dos principais pontos a se considerar na decisão do nicho.

Começar um projeto é empolgante e desafiador, por isso é preciso planejamento articulado e estratégias. Com isso, você terá um negócio próspero e lucrativo. Veja abaixo as considerações relevantes.

1. Tendências de consumo

Depois de decidir seu segmento, o segundo passo é conhecer seu público, como ele pensa, se comunica e o que ele consome. Você não conseguirá vender produto X, para um público Y.

Por isso, a dica aqui é realizar uma pesquisa aprofundada sobre as necessidades dos consumidores. Uma vez que você compreender o comportamento desse cliente ideal, ficará mais fácil desenvolver campanhas e construir a identidade da sua marca.

Ferramentas como o Google podem ser grandes aliadas nesse processo, visto que a plataforma indica as principais buscas pelos usuários.

Algumas das maiores tendências nas empresas são a sustentabilidade, investimento em estratégias de marketing de relacionamento, e a otimização do tempo.

2. Avalie seus hobbies e paixões

Seu trabalho não vai render se você odiar o que faz. O nicho já se trata de um campo muito específico e ainda não explorado. Por isso, ele exigirá que você mergulhe de cabeça em seu universo e desenvolva ao máximo sua capacidade de crescimento.

Entrar nessa jornada com um projeto que você já é familiarizado e se sente satisfeito, facilitará o processo e muito! Além disso, optar por algo que você gosta e trabalha bem te ajudará a identificar possíveis lacunas e problemas, otimizando a solução dos mesmos.

É claro que um empreendimento não é um hobbie, mas também não significa que não pode ser proveitoso.

3. Analise potenciais concorrentes

Essa é uma etapa crucial e delicada. Demanda tempo e dedicação, pois ao escolher um nicho, você deve se certificar de que sua empresa oferece algo que as outras não tem.

Como já foi citado, embora nichos e segmentos mais abrangentes possuam mais procura, também existem mais ofertas. E muitas vezes ofertas de marcas já bem posicionadas e reconhecidas no mercado.

Sendo assim, analise seus concorrentes, o que eles oferecem e como você pode se diferenciar deles dentro do nicho. Assim, seu produto se torna ainda mais exclusivo e aumenta a chance de atingir o público esperado.

4. Aproveite conhecimentos que você já tem

Observe qual área você tem domínio, assim, fica mais fácil identificar suas habilidades. Veja no que você já trabalhou, quais são as suas experiências e capacitações.

Dessa forma, você pode implementar essas habilidades de forma que entregue uma solução de qualidade para o seu consumidor. A consequência disso é a fidelização e aumento de procura.

5. Avalie a demanda do mercado

Este tópico caminha em paralelo com os tópicos 1 e 3. Ao mesmo tempo que você precisa identificar as tendências e seus concorrentes, é preciso avaliar a demanda.

Você não vai tentar vender um pé de alface para um leão. Por isso, certifique-se de que existe procura para o que você está oferecendo. Caso contrário, será um investimento em vão.

Novamente é possível utilizar ferramentas gratuitas do Google para traçar um parâmetro, como o Google Trends e o Google keyword planner.

6. Identifique possíveis problemas

Em meio a uma multidão de empresas, a sua precisa se destacar para chamar a atenção do consumidor. É aí que mora a decisão do nicho de mercado.

O que você precisa fazer é reconhecer as necessidades não atendidas, respostas não encontradas, e pessoas dispostas a comprar essa solução que você oferece.

Vale lembrar que é necessário dar uma solução útil para o público, e não algo sem fundamentação, apenas porque parece ser o mais apropriado.

Considere os possíveis problemas, como solucionar e assim você planeja seu nicho e público de forma mais assertiva.

7. Analise os diferenciais você pode trazer para o negócio

Por último e não menos importante, analise os diferenciais competitivos que você pode apresentar. Talvez seja agilidade na entrega, um brinde útil ou uma forma mais humana de estabelecer a relação marca-cliente.

Com certeza esse fator varia de um nicho para o outro, mas encontrado esse diferencial, sua marca será muito mais procurada por não se limitar às demais. Localizar os problemas antes que eles aconteçam, de modo a trazer uma solução, cativa ainda mais o consumidor.

Agora, você compreende melhor o que são e quais são os principais nichos de mercado. Pode aproveitar, assim, boas oportunidades para empreender.