Consumidores com renda de R$ 500 a R$ 1000 lideram em pedidos de novos cartões; categoria Periferia Jovem é maioria

O Sudeste ultrapassou o Nordeste e foi a região do país com o maior número de consumidores com o primeiro cartão de crédito no primeiro trimestre de 2012. Estes são os novos entrantes no crédito, cujos CPFs nunca haviam sido consultados até então e pela primeira vez foram consultados para uma proposta de cartão. O dado faz parte de estudo inédito da Serasa Experian.

Segundo o levantamento, 39% das novas adesões estão no Sudeste. O Nordeste vem em seguida, com 38,5% de participação. O estudo foi feito com base nas informações de 300 mil CPFs de todo o Brasil, comparando os dados dos primeiros trimestres de 2010, 2011 de 2012.

Desde 2009, Sudeste e Nordeste têm se alternado no primeiro lugar em propostas de novos cartões – no primeiro trimestre de 2011, o Nordeste havia passado o Sudeste, com os índices de 43% e 36%, respectivamente.

Na distribuição total, o Sudeste continua líder na concentração de solicitantes de cartões de crédito – 48,4% das solicitações de cartões do país estão nesta região. Em seguida, vêm Nordeste (25,7%), Sul (17,1%), Centro-Oeste (5,3%) e Norte (3,5%).

Perfil

Os números revelam também que as pessoas que possuem renda de R$ 500 a R$ 1000 ainda são responsáveis por grande parte dos consumidores com o primeiro cartão de crédito. No primeiro trimestre de 2010, eles representavam 51,7% das novas propostas. No ano passado, foram 55,8% e, agora, chegaram a 57,6%.

A participação desses consumidores fica mais evidente quando analisados os dados sobre a primeira consulta de CPF na Serasa Experian. Nos últimos três anos, 6% dos CPFs, em média, são verificados pela primeira vez no país. E, neste período, o que se viu foi um aumento da presença de consumidores com renda de R$ 500 a R$ 1000: 89,2% em 2010, 91,7% em 2011 e 96,5% das primeiras consultas neste ano.

O levantamento mostrou que, no caso do primeiro cartão, a maioria dos consumidores continua no extrato chamado Periferia Jovem, com participação de 42% das novas solicitações. O índice é semelhante aos dos primeiros trimestres de 2010 e 2011: 45% e 43%, respectivamente. Esse grupo é formado por jovens trabalhadores, de baixa renda e com pouca qualificação, e estudantes de periferia e famílias que recebem assistência de qualquer instância de governo.

Para chegar ao perfil do consumidor que procura o primeiro cartão de crédito, a Serasa Experian também aplicou a base de 300 mil CPFs à ferramenta Mosaic Brasil (tabela abaixo), solução de Marketing Services da Experian para análise da sociedade em função da renda, geografia, demografia, padrões comportamentais e estilo de vida, e que organiza a população em 10 grupos e 39 segmentos.

“Os resultados do estudo apontam para a adoção de práticas mais sofisticadas na gestão do risco de crédito, adequando-se a concessão ao novo perfil da população brasileira como forma de rentabilização do negócio. A mudança irá requer dos emissores uma alteração no modelo de concessão de crédito para entender como conceder crédito com risco adequado e atendendo uma população de novos entrantes na economia sem histórico de crédito e também sem educação financeira”, afirma Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian e Chairman da Experian América Latina.

O levantamento da Serasa Experian mostrou ainda alta na inadimplência registrada após quatro meses de uso do novo cartão, tendência observada desde 2010. No primeiro trimestre de 2012, 4,4% dos novos cartões estavam com atraso. No mesmo período de 2011, o índice era de 3,2% e, em 2010, de 2,3%.
Grupos e segmentos que compõem o Mosaic Brasil:

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com