A demanda por crédito dos consumidores cresceu 14% no mês de maio em relação a abril, segundo indicador divulgado pela Serasa Experian. Além do movimento extra no comércio motivado pelo dia das mães, a alta foi resultado da redução do IPI no setor automotivo e da diminuição nas taxas de juros bancários. Apesar do aumento, o elevado nível de inadimplência mantém a demanda por crédito em patamares inferiores aos registrados no primeiro semestre de 2011. “Porém, a expectativa do mercado é de que a redução dos juros e do IPI permita aos consumidores refinanciar e renegociar as dívidas existentes, diminuindo a taxa de inadimplência e liberando os consumidores na busca por linhas de crédito mais baratas”, analisa o presidente de Decision Analytics da Serasa Experian e Experian América Latina, Marcelo Kekligian. Segundo ele, os resultados devem ser mais perceptíveis ao longo do segundo semestre.

Essa tendência de mercado ressalta a necessidade crescente de as empresas investirem em análise para o processo de concessão de crédito, atingindo seus objetivos de negócios enquanto atendem a necessidade dos clientes.

Para atender essa necessidade, a Serasa Experian oferece o Gestor de Crédito: solução que analisa propostas online e em tempo real, utilizando fontes da própria companhia e de mercado para enriquecer o volume de dados fornecidos pelo consumidor. O cruzamento e processamento de todas essas bases – empresa concessora, Serasa Experian, fontes públicas e outros birôs – enriquece os dados fornecidos pelo cliente e possibilita o gerenciamento e controle de políticas e regras de negócio. “O Gestor auxilia as empresas a converterem prospects em clientes rentáveis e fiéis, enquanto estimula a tomada de crédito consciente por parte do consumidor”, resume o presidente.

Utilizado por mais de 160 empresas em todo o Brasil, o Gestor de Crédito imprime inteligência ao processo porque otimiza as taxas de aprovação e determina ofertas focadas no perfil de cada cliente para melhorar a rentabilidade e a expansão dos negócios. “O grande desafio das empresas concessoras é controlar a qualidade da carteira, reduzir o potencial de inadimplência e o risco associado à introdução de novas estratégias”, analisa o executivo.

Ao escolher o Gestor de Crédito, a empresa contará com uma plataforma web que não requer implantação de infraestrutura interna ou manutenção por parte das equipes de TI. “Todos os dados ficam hospedados em ambiente Serasa Experian, responsável pelos desenvolvimentos e manutenções”, esclarece Marcelo.

O Gestor é configurado de maneira a se integrar nos sistemas operacionais das empresas dos diversos segmentos nos quais já é largamente utilizado: indústria, varejo, consórcios, atacado, bancos e financeiras, cartões, serviços, seguradoras e telecom. A tecnologia faz com que o usuário padronize os processos de análise, com flexibilidade para definir suas próprias regras, como limites e taxas que serão oferecidos aos clientes, por exemplo.

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com