Serasa Experian está promovendo a Campanha de Natal 2011 para facilitar regularização de dívidas e acesso a novos créditos

A gaveta não precisa mais ficar cheia de cheques sem fundos. Hoje, os pequenos e médios empresários, principalmente os comerciantes e os do setor de serviços, têm condições de minimizar o calote e de recuperar dívidas de clientes sem recorrer a processos jurídicos, demorados e caros.

Para ajudar comerciantes e consumidores, a Serasa Experian está promovendo a Campanha de Recuperação e Concessão de Crédito Natal 2011. A iniciativa pretende, assim como em 2010, sensibilizar o maior número de empresas do país a aproveitar o período que antecede o Natal, data comemorativa mais expressiva para o comércio no Brasil, para promover a recuperação de crédito do consumidor inadimplente por meio de amplas condições de renegociação do pagamento de dívidas para que ele possa voltar a ter acesso ao consumo. Além disso, a campanha também objetiva favorecer consumidores que tenham seus pagamentos em dia a tomar crédito e fazer negócio em condições mais favoráveis.

Além de contar com o apoio da Campanha de Recuperação e Concessão de Crédito Natal 2011, o empreendedor precisa tomar alguns cuidados para reduzir o risco de calote no cotidiano da empresa. “A inadimplência faz parte do negócio, mas precisa ser bem gerenciada para não chegar a níveis que comprometam a perenidade da empresa”, diz Vander Nagata, superintendente de informações de crédito para o consumidor da Serasa Experian.

Em primeiro lugar, para a prevenção de calote e fraude, é essencial sempre consultar o cheque e fazer um cadastro simples do cliente, com nome, CPF e telefone. “Apesar de ser considerado dinheiro, o cheque funciona como crédito, independentemente do parcelamento da conta”, diz Nagata. Cartões de crédito e de débito também podem ser alternativas interessantes. “Muitos pequenos negócios não usam esses meios de pagamento por causa da taxa cobrada pelas credenciadoras, porém esses valores tendem a cair em função da maior competição entre elas", diz ele.

Outra ação importante é prevenir-se para evitar fraudes. A Serasa Experian oferece o Alerta Identidade, com o qual o empresário pode verificar se as informações consideradas para a transação estão sendo usadas de maneira indevida, ou seja, sem o conhecimento ou autorização do verdadeiro dono. Este serviço, de abrangência nacional, verifica os documentos dos clientes, prevenindo o seu uso fraudulento. Para consultar, basta fornecer o CPF do consumidor e a Serasa Experian faz o cruzamento com bancos de dados de óbitos, documentos e cheques roubados, endereços e telefones, entre outros. A partir disso, o serviço indica se há e qual o grau do risco para o empresário.

Recuperação

Mesmo tomando todos esses cuidados o pequeno ou médio empreendedor vai se  deparar com dívidas em atraso. Por isso, a Serasa Experian desenvolveu uma Solução de Recuperação sob medida para o pequeno e médio empresário recuperar esses créditos.

“Mais prática e eficiente que o protesto, a solução permite bons índices de recuperação. Também busca preservar uma relação saudável com o cliente, pois facilita a recuperação de dívidas, bastando que o cliente contate o credor e combine a forma de pagamento da mesma”, afirma Nagata.

Para a anotação de dívidas vencidas e não pagas, a Serasa Experian disponibiliza pacotes a partir de R$ 69,90 mensais. Pela internet, o empresário fornece à Serasa Experian os dados do cliente, o tipo da dívida e o endereço. Hoje, cerca de 50 mil empresas usam a Solução Serasa Experian, entre bancos, varejistas e pequenos e médios empreendedores, e têm acesso e compartilham as informações do banco de dados da Serasa Experian. “É fundamental conhecer o comportamento de crédito do consumidor no mercado, saber se ele deve só para aquela empresa ou para outras também, para saber qual é a melhor abordagem em termos de descontos ou ofertas. A inteligência na recuperação de créditos é justamente chegar primeiro”, diz Nagata.

Para aproveitar melhor o serviço, as empresas devem ter controle das dívidas de seus clientes. “Também é importante saber quem pagou o débito, para avisar a Serasa Experian e excluir o nome, reabilitando o crédito do consumidor. Isso é responsabilidade da empresa”, afirma Nagata.

Solução Serasa Experian de Recuperação
Custo: Pacotes a partir de R$ 69,90 por mês
Como contratar: entrar em contato com o serviço de televendas da Serasa (0800 773 7728)

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis. Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informção, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com