Novo episódio traz especialistas em inovação e sustentabilidade para explicar como o tema está presente no dia a dia das empresas e como o poder dos dados pode acelerar essas práticas

São Paulo, 25 de outubro de 2021 – O impacto positivo que as empresas são capazes de gerar para o mundo é um assunto de extrema importância que vem sendo cada vez mais discutido no meio dos negócios e na sociedade como um todo, já que os consumidores e investidores estão mais atentos e ativos diante as responsabilidades éticas e ambientais de cada companhia. Pensando nisso, o novo episódio do Serasa Experian Podcast, discute como o tema ESG que, em tradução livre do inglês (Meio Ambiente, Social e Governança Corporativa), pode interagir com o mundo dos negócios. O episódio está disponível nas plataformas digitais e no site da Serasa Experian.

Para tratar do assunto, foram convidados o gerente executivo de Sustentabilidade, Roger Cruz, e o diretor do DataLab, Olivier Devaux, ambos da Serasa Experian. De acordo com os especialistas, o ESG é a evolução de um conceito que está presente há certo tempo no meio corporativo, a sustentabilidade. Roger Cruz comenta no Serasa Experian Podcast, como o ESG se diferencia na prática, evoluindo de uma visão rasa de altruísmo para outra que, no processo de gerenciamento e obtenção de lucro, consegue fomentar e resolver diversos problemas sociais. “Se antes as empresas investiam nessas questões porque queriam devolver um pouco do que ganhavam à sociedade, agora, elas se veem efetivamente como parte de um grande ecossistema”.

De acordo com Olivier Devaux, um bom exemplo de solução com impacto positivo é o novo Score ESG, desenvolvido pelo laboratório de dados da Serasa Experian – DataLab. “A principal função dessa nova ferramenta é auxiliar os agentes econômicos e institucionais a tomarem decisões seguras através de processos analíticos”.

Os executivos explicam como identificar empresas realmente compromissadas com o ESG e comentam as principais iniciativas da Serasa Experian para um futuro mais sustentável e diverso, além das ações sociais da empresa com foco em educação financeira e acesso ao crédito para empresários e consumidores. O Serasa Experian Podcast pode ser acessado em https://www.serasaexperian.com.br/podcast . Além do site da empresa, é possível  ouvi-lo nas principais plataformas de podcast como SpotifyApple PodcastsDeezerGoogle Podcasts e Pocket Cast.