Especialistas falam sobre o cenário das pequenas e médias empresas durante a pandemia e dão dicas para cultivar a saúde financeira dos negócios em meio à crise

São Paulo, 16 de setembro de 2021 – O cenário de pandemia que se instalou no Brasil e, por consequência, a crise econômica em todo o país, fizeram com que muitas pequenas e médias empresas precisassem se reinventar e adotar novos meios de funcionamento para continuar mantendo a saúde financeira dos negócios. Dessa forma, correndo contra o tempo e com um menor fluxo de caixa, os empreendedores encontraram nas ferramentas tecnológicas as oportunidades que precisavam para continuar na ativa. O novo episódio do Serasa Experian Podcast debate como essas estratégias inovadoras auxiliaram a sobrevivência das PMEs e quais as expectativas para um futuro pós-Covid-19. É possível conferir essa conversa na íntegra em todas as plataformas digitais e no site da Serasa Experian.

A diretora de Pequenas e Médias Empresas, Fernanda Monnerat, e o Economista-chefe, Luiz Rabi, ambos da Serasa Experian, foram convidados para tratar do assunto e afirmam que muitas mudanças adotadas pelos empreendedores vieram para ficar. A habilidade de adaptação, o investimento em novas tecnologias, a introdução do trabalho remoto e as novas modalidades de vendas, que ganharam força através das redes sociais, aplicativos de delivery e espaços de marketplace, são alguns dos exemplos que trouxeram resultados positivos para as PMEs apesar da crise. Também segundo a explicação dos especialistas durante o episódio do Serasa Experian Podcast, é fundamental que os donos de negócios conheçam muito bem seus clientes, fornecedores, mercado de atuação e público-alvo, a fim de tomar decisões assertivas, rápidas e seguras para evitar, principalmente, a inadimplência, que durante a pandemia, tornou-se realidade para 21% das empresas de menor porte brasileiras.

De acordo com Fernanda Monnerat, um dos pontos mais relevantes para cultivar a saúde financeira dos negócios é a relação do microempresário com o crédito. “Muitas vezes a busca por crédito se torna mais difícil pela falta de visibilidade sobre o PME dentro desse mercado. Crédito significa confiança e as instituições tendem a confiar nas empresas que elas conhecem. Por isso, é importante acompanhar o desenvolvimento do score, mantendo uma pontuação positiva, além de participar, por exemplo, do Open Banking, já que compartilhar mais informações sobre o seu negócio facilitará a tomada do recurso financeiro”. Além disso, Monnerat explica que, no cenário de concessão de crédito, o ideal é utilizar soluções digitais que auxiliem a análise de clientes e parceiros para garantir a diminuição de riscos.

Para Luiz Rabi, mesmo com todas as medidas tomadas pelos empreendedores, as incertezas que permeiam a retomada econômica continuam afetando diretamente os pequenos e médios negócios. “O microempresário precisa enfrentar uma série de desafios, pois enquanto a macroeconomia não melhorar, vão ter que continuar se reinventando com aquilo que conseguem extrair de suas empresas. Apesar disso, o acesso às linhas de crédito disponibilizadas especificamente para as PMEs e as renegociações de dívidas entre empresas, contiveram impactos que podiam ser muito mais negativos do que os observados”.

Os especialistas falam ainda sobre as expectativas econômicas para o próximo ano e dão dicas sobre como os empresários podem agir para conquistar a recuperação de dívidas e manter um fluxo de caixa equilibrado. O Serasa Experian Podcast pode ser acessado em https://www.serasaexperian.com.br/podcast . Além do site da empresa, é possível  ouvi-lo nas principais plataformas de podcast como SpotifyApple PodcastsDeezerGoogle Podcasts e Pocket Cast.