A Serasa Experian lança um programa de incentivo à pesquisa aplicada, nas áreas de Crédito, Marketing e Tecnologia da Informação, extensivo a acadêmicos em nível de Mestrado e Doutorado de todas as universidades brasileiras. O lançamento do programa será no dia 4 de setembro, com palestra do diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Carlos Henrique de Brito Cruz, sobre a importância da parceria entre universidades e empresas.

O prazo de chamada de projetos vai de 4 de setembro a 6 de novembro de 2009, e o desenvolvimento das pesquisas se inicia em 10 de dezembro, data que marca também o início do cronograma de desembolso a pesquisadores e orientadores. As bolsas de Mestrado serão de R$ 1.500,00 mensais, pelo período de 12 meses para o pesquisador e R$ 600,00 mensais para remuneração do professor-orientador. A de Doutorado será de R$ 2.000,00 e R$ 800,00 mensais para pesquisador e orientador, respectivamente, pelo período de 12 meses.

A captação e a seleção dos projetos serão feitas por meio de uma ferramenta da Fundep - Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, parceira do Programa, juntamente com a Universia, a maior rede ibero-americana de colaboração universitária, que fará a divulgação nas instituições de ensino superior. As propostas selecionadas serão publicadas no site da Serasa Experian, no canal Pesquisas Aplicadas, em 19 de novembro de 2009. O repasse dos recursos aos pesquisadores e orientadores também será feito por meio de contrato de concessão de bolsa com a Fundep.

Os temas para pesquisa na área de crédito são: crédito e cobrança para pessoa física; demanda e oferta por crédito nas cadeias produtivas; elasticidade do preço; fundamentos do crédito; influência das práticas de crédito no resultado e na performance das empresas; instituições financeiras; internet text mining; impacto da adoção de produtos de alto valor agregado providos por bureaus de crédito na performance das empresas; melhores práticas de gestão de risco e marketing; microfinanças; modelos de mensuração e gestão de portfólios; prevenção a fraude; seleção adversa; utilização de meios eletrônicos com comprovação legal para comunicação oficial.

Na área de Marketing, para os objetivos do programa, os temas são: dados; e-mail marketing; futuro do marketing no Brasil; gestão de clientes; marketing direto real-time; prospecção de clientes; redes sociais; e telemarketing. Em TI, os temas de projetos devem ser relacionados a aplicações móbile; certificação digital; desenvolvimento de sistemas; engenharia de software; mainframe; segurança da informação (identificação/ autenticação); Service Oriented Architecture (SOA), e software como serviço e Cloud Computing.

A Serasa Experian tem tradição em parceria com universidades para geração, disseminação e compartilhamento do conhecimento, afirma o presidente da Serasa Experian, Francisco Valim. “O programa agora, tal como está estruturado, visa a ampliar essa oportunidade para todas as Instituições de Ensino Superior bem como em novas áreas do conhecimento, na medida em que a própria empresa também ampliou fortemente a sua atividade em todo o ciclo de negócios”, declara o executivo. “Além disso, é também a reafirmação de nosso compromisso com a sustentabilidade dos negócios, fomentando a pesquisa, expandindo o conhecimento relacionado à atividade da empresa e desenvolvendo futuros profissionais para o mercado”, conclui.