A Serasa Experian, maior empresa da América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas, anuncia o lançamento no Brasil da solução antifraude Hunter ("caçador", em inglês). O sofisticado produto, vencedor em 2006 do Queen´s Award, na categoria inovação, cuja entrega é feita pela Rainha Elizabeth 2ª, é usado na Europa por cerca de 90 empresas clientes da Experian, líder mundial em serviços de informação, para gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão.

Chamada de Hunter, a plataforma de prevenção à fraude de subscrição, caracterizada pelas informações imprecisas e inverídicas na concessão do crédito, foi criada em 1991 na Inglaterra e utiliza regras de detecção para filtrar e destacar propostas potencialmente fraudulentas. Sua tecnologia permite identificar fraudadores antes de eles se tornarem clientes e causarem significativa perda financeira para seu negócio.

Resultado de mais de vinte anos de experiência e desenvolvimento, o Hunter já foi implementado em 11 países por empresas de vários segmentos e portes, em especial bancos e administradoras de cartões de crédito. Os clientes do Hunter no Reino Unido tiveram uma redução das fraudes de falsidade ideológica em cerca de 80% após usar o produto. O montante de fraude evitada no Reino Unido chega a US$ 110 milhões por mês ou US$ 1,3 bilhões por ano.

Em 2008, cerca de US$ 4 bilhões do faturamento do mercado online foi perdido por fraude no pagamento, segundo relatório Online Fraud Report, da Cybersource.

Os estudos da Serasa Experian mostram que 70% das empresas no país sofreram fraude e os setores mais visados pelos fraudadores são os de produtos de fácil comercialização, que são rapidamente reposicionados no mercado. Nem por isso, esses agentes deixam de estar presentes nos golpes com automóveis, seguros, cartões de crédito etc. No Brasil o índice de fraude de subscrição chega a 5 % da receita líquida das empresas vítimas.

As ocorrências de fraudes estão em alta no Brasil e no mundo e, na mesma direção, vão as perdas financeiras das empresas e os prejuízos ao consumidor, afirma Laércio de Oliveira, presidente da unidade de negócios de crédito da Serasa Experian.

“O crédito é um dos canais preferidos dos fraudadores, porque seu resultado é imediato. Neste contexto, o roubo ou furto de informações sempre marca o início do processo criminoso. Para detecção de fraudes empresarias é fundamental cruzar informações. Com o gerenciamento de fraudes as perdas são minimizadas, os negócios ficam mais rentáveis e seguros, favorecendo a competitividade e preservando a imagem da empresa”, revela Oliveira.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com