No próximo domingo, 12, será comemorado o Dia dos Namorados, data que tem ganhado representatividade no varejo. Segundo a Pesquisa de Expectativa Empresarial divulgada pela Serasa Experian, este Dia dos Namorados será o melhor em cinco anos, com crescimento das vendas a prazo. De acordo com os economistas da Serasa Experian, é importante que o consumidor tenha cautela na hora das compras. “Se já estiver endividado, o consumidor deve ter cuidado com as compras parceladas que podem aumentar ainda mais o comprometimento da renda”, dizem.

Para quem está endividado e perdeu o controle das contas, renegociar as dívidas é a melhor saída. O próprio cidadão pode quitar suas dívidas diretamente com os credores e regularizar suas pendências sem precisar contratar serviços de terceiros.

Segundo os economistas, esteja ou não inadimplente, é importante que o consumidor anote em um papel todas as contas que estão vencidas ou para vencer e, em seguida, fazer a soma total dos valores. “Depois de reunir as dívidas é necessário verificar se a renda familiar é suficiente para honrar, no prazo, os compromissos assumidos anteriormente”, afirmam.

Os economistas recomendam que o consumidor entre rapidamente em contato com o credor, caso perceba que não terá como pagar uma ou demais parcelas da dívida. “É essencial que ele faça isso o quanto antes. Assim, evita que a dívida aumente com os juros e correções que serão aplicadas”, dizem.

Confira abaixo outras dicas importantes e o passo a passo para uma renegociação bem sucedida:

1º Antes de renegociar, faça os cálculos e anote no papel uma proposta que se encaixe no seu orçamento. Jamais recorra ao cheque especial ou a empréstimos que possuam taxas muito altas. Tente procurar alternativas mais baratas, como o crédito consignado, por exemplo;

2º Na hora de renegociar com a loja, tenha em mãos todas as informações que podem ajudar na conversa, como as contas em atraso e as cartas de cobrança que recebeu em casa;

3º Reúna todas as cartas recebidas e identifique qual apresenta a melhor proposta de renegociação;

4º Além das cartas mencionadas, leve também algum documento oficial com foto, como o RG. Se estiver desempregado, é interessante levar a carteira profissional;

5º Ao procurar a loja, seja sincero com o atendente que irá avaliar o seu caso. Não se sinta constrangido, fale abertamente sobre os motivos que fizeram você deixar de pagar as contas;

6º No momento da renegociação, ouça a proposta que o atendente irá lhe apresentar e, caso você não esteja de acordo, apresente a sua proposta. Tente chegar o mais próximo possível das condições que você apresentou, antes de finalizar o acordo;

7º Ao fechar a renegociação, peça que a loja formalize por escrito todas as condições combinadas e peça para constar no acordo que o credor também providenciará a comunicação da renegociação aos bancos de dados. Caso você já esteja inadimplente, essa é a sua garantia de que a loja pedirá a exclusão do seu nome do banco de dados da Serasa Experian e/ou outras empresas;

8º Atenção: Não caia no golpe de supostas empresas que dizem recuperar o seu crédito de maneiras milagrosas. Não há outra maneira de regularizar uma dívida a não ser mediante o pagamento da mesma ou o acordo formal com o credor. Você mesmo pode renegociar a sua dívida e não precisa pagar a ninguém para fazer isso;

9º A renegociação de dívidas é um ato que mostra que você tem interesse em pagar o que deve e é o único caminho para a solução de seus problemas financeiros. Valorize e cumpra o acordo realizado;

Serviço gratuito da Serasa Experian orienta o cidadão

A Serasa Experian oferece o Serviço Gratuito de Orientação ao Cidadão em suas agências em todas as capitais e principais cidades do Brasil. Os Serviços de Orientação ao Cidadão da Serasa Experian estão localizados sempre em prédios que oferecem segurança e privacidade ao cidadão, além de instalações equipadas com sistema informatizado integrado, o que torna ágil o atendimento.

Em São Paulo, capital, a agência da Serasa Experian está localizada na Rua Antônio Carlos, nº 434 - Cerqueira César. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Para saber os endereços da Serasa Experian em todo o país basta ligar (011) 3373 7272, ou, pela internet, por meio do link abaixo:

http://www.serasaexperian.com.br/serasaexperian/agencias/index.htm

 Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

 

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com