No próximo dia 18 de agosto, segunda-feira, a Serasa, uma empresa do grupo Experian, passa a atender o cidadão, gratuitamente, em novo endereço no centro de São Paulo. Localizado na Rua Antonio Carlos, 434, andar térreo, próximo a estação Consolação do metrô, o novo posto de orientação ao cidadão da Serasa conta com modernas e confortáveis instalações, e substitui o endereço do Viaduto do Chá, n.º 50. Permanece inalterado o atendimento nos postos instalados nas unidades do Poupatempo e nos demais endereços (veja abaixo).

Oferecido pela Serasa nas capitais e principais cidades do país, o Serviço Serasa Gratuito de Orientação ao Cidadão atende a população na realização de atualização cadastral, no esclarecimento de dúvidas sobre regularização de pendências financeiras, na baixa de anotações e também presta todas as informações a respeito do CPF do interessado.

Na Grande São Paulo o serviço está presente em sete endereços (veja abaixo). No primeiro semestre de 2008 o serviço atendeu, na região metropolitana, a 277.577 pessoas, 16,3% a mais que o registrado nos seis primeiros meses de 2007, quando foram realizados 238.699 atendimentos. Diariamente, em média, foram atendidas na Grande São Paulo 2.292 pessoas no período.

O Serviço Serasa Gratuito de Orientação ao Cidadão está localizado sempre em prédios que oferecem segurança e privacidade ao cidadão, além de contar com instalações equipadas com sistema informatizado integrado, o que torna ágil o atendimento.

Endereços do Serviço Serasa Gratuito de Orientação ao Cidadão na Grande São Paulo

Serasa BARUERI
Alameda Rio Negro, 1.030 - 19º andar - sala 1902

Alphaville - Barueri
Atendimento ao Cidadão de 2ª a 6ª das 10h às 14h

Serasa Poupatempo GUARULHOS
Rua José Campanella, n.º 95

Guarulhos
Atendimento ao Cidadão de 2ª a 6ª das 07h às 19h e aos sábados das 07h às 13h

Serasa Poupatempo ITAQUERA
Avenida do Contorno, 60

Itaquera
Atendimento ao Cidadão de 2ª a 6ª das 07h às 19h e aos sábados das 07h às 13h

Serasa Poupatempo SANTO AMARO
Rua Amador Bueno, n.º 176/258

Santo Amaro
Atendimento ao Cidadão de 2ª a 6ª das 07h às 19h e aos sábados das 07h às 13h

Serasa Poupatempo SÃO BERNARDO DO CAMPO
Rua Nicolau Filizola, 100

Centro - São Bernardo do Campo
Atendimento ao Cidadão de 2ª a 6ª das 07h às 19h e aos sábados das 07h às 13h

Serasa SÃO PAULO - CENTRO
Rua Antônio Carlos, 434, andar térreo

Centro
Atendimento ao Cidadão de 2ª a 6ª das 08h às 17h

Serasa SANTO ANDRÉ
Av. José Caballero, 245 - 4º andar - sala 41

Santo André
Atendimento ao Cidadão de 2ª a 6ª das 09 às 15h

Para receber informações sobre endereços da Serasa em todo o país basta ligar (011) 3373-7272 (ou 33 Serasa, pois os números 73 7272 correspondem à palavra Serasa nas teclas do telefone).

Documentos necessários para fazer a consulta no serviço

Pessoa Física
Próprio Interessado:
RG ou Carteira Profissional
CPF

Terceiros:
RG ou Carteira Profissional
Procuração com firma reconhecida
Pessoa Jurídica

Próprio Sócio:
Cartão de CNPJ
Contrato Social da empresa, com registro na junta (o nome do sócio deve constar no Contrato)
RG ou Carteira Profissional

Terceiros:
RG ou Carteira Profissional e CPF
Procuração ou autorização da empresa com firma reconhecida
Contrato Social da empresa
Orientação para regularizar pendências
Anotação de Cheques sem Fundos CCF - Banco Central

1 Procure a Agência do Banco indicado como apresentante da ocorrência de cheque sem fundos.

2 Solicite ao Banco informações sobre o número, valor e data do cheque que foi apresentado por duas vezes, sem que houvesse saldo na conta corrente para pagamento.

3 Em seguida, verifique nos canhotos de cheques em seu poder para quem foi emitido o cheque. Procure a pessoa ou a empresa, a fim de regularizar o débito e recuperar o cheque.

4 De posse do cheque, prepare uma carta, conforme orientação do gerente da sua conta no Banco que informou a ocorrência de cheque sem fundos. Junte o original do cheque recuperado, recolha no Banco as taxas pela devolução do cheque e protocole uma cópia dos documentos entregues ao Banco para regularização no Banco Central.

5 Para regularização no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos – CCF, o correntista deve acompanhar e obter o protocolo da comunicação de regularização do seu Banco para o Banco do Brasil, encarregado pelo Banco Central de processar a atualização do arquivo de CCF.

6 A regularização de cheques sem fundos só ocorre após o Banco do Brasil enviar o comando específico para a Serasa, por meios magnéticos.

Anotação de Título Protestado

1 Dirija-se ao cartório que registrou o protesto e solicite uma certidão, a fim de obter os dados de quem o protestou.

2 Comunique-se com quem o protestou, regularize o débito e peça uma carta indicando que a dívida foi regularizada.

3 Reconheça a firma da pessoa/empresa, retorne ao cartório onde consta o registro do protesto e solicite o seu cancelamento.

4 Após o cancelamento do protesto no cartório, entregue a certidão na Serasa para a baixa da anotação em seus arquivos.

Anotação de Ação Judicial – Execução de Título Judicial e Extrajudicial, Busca e Apreensão de Bens, Falência e Concordata

1 Para a regularização desse tipo de anotação, certifique-se de que o processo já foi julgado em juízo e que se encontra arquivado ou extinto.

2 A certificação é obtida por meio de cópia do despacho do juiz ou de certidão emitida pela Vara Cível onde o processo foi distribuído.

3 De posse da comprovação da existência de embargo à execução, penhora, acordo ou extinção do processo, entregue-a na Serasa.

Anotação de Dívida Vencida - Pendência Bancária ou Financeira

1 Para a regularização desse tipo de anotação o Cidadão deve procurar a instituição ou empresa credora, que enviará comando específico para a Serasa executar a baixa da anotação.

Ação de Execução Fiscal Federal

1 Para regularizar uma pendência, em caso de anotação por Ação de Execução Fiscal Federal, basta apresentar a certidão negativa de débito da Justiça Federal, ou entregar um documento que comprove, relativamente à dívida, o respectivo pagamento, acordo ou discussão judicial.

Prazo para Regularização das Anotações na Serasa

Após a entrega do documento necessário para baixa da Anotação, diretamente na Serasa, o prazo para exclusão da informação no sistema será de 5 (cinco) dias úteis, conforme o Código de Defesa do Consumidor (Lei n.º 8.078, de 11/09/90).

Veja as situações que geram anotação na Serasa

Cheques sem Fundos CCF - Banco Central

Se o Cidadão emitir um cheque sem fundos e este for devolvido duas vezes pelo Banco, seu nome passará a fazer parte do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos - CCF, do Banco Central. O dado será repassado para a Serasa, que o tornará disponível às empresas e instituições que concedem crédito, na maioria dos casos por meio de vendas a prazo.

Protesto de Título em Cartório

Se, por qualquer motivo, o Cidadão deixar de pagar uma dívida assumida e quem concedeu o crédito protestar o débito em cartório, este fato será comunicado pelo Cartório de Protestos à Serasa, que armazenará a informação em seu Banco de Dados e a tornará disponível às empresas e instituições que concedem crédito.

Ação Judicial - Execução de Título Judicial e Extrajudicial, Busca e Apreensão de Bens, Falência e Concordata

Se o Cidadão estiver como réu em uma ação distribuída que se refere à execução de dívida ou de busca e apreensão de bens ou, ainda, se for pedida a falência de uma empresa na qual o cidadão tenha participação societária, a informação será repassada pelo Fórum ao Banco de Dados da Serasa, que a tornará disponível às empresas e instituições que concedem crédito.

Dívida Vencida - Pendência Bancária ou Financeira

O Cidadão com pendência bancária ou financeira, cuja característica é a de dívida existente e vencida, ao ter seus dados cadastrados nos computadores da Serasa será comunicado por carta, via correio, na qual será identificada a instituição ou empresa credora.

Ação de Execução Fiscal Federal

Se o Cidadão tiver alguma pendência com um órgão federal, porque deixou de pagar impostos, taxas ou contribuições federais, esta anotação também irá constar no Banco de Dados da Serasa e ficará disponível às empresas e instituições que concedem crédito.