Economistas da empresa explicam que até os centavos devem entrar na conta diária dos gastos para manter o controle do orçamento dentro de casa

Como nas empresas, o orçamento doméstico é um instrumento fundamental para uma família planejar seus gastos, estabelecer prioridades e evitar o superendividamento e a inadimplência. Segundo os economistas da Serasa Experian, o primeiro passo para que o consumidor tenha uma situação financeira saudável é se organizar e anotar no papel todas dívidas realizadas, tendo real consciência do orçamento doméstico da família. Na internet há várias planilhas que também podem ajuda-lo nesta tarefa.

De acordo com os economistas, é essencial que esse controle seja permanente e que até os centavos com gastos pequenos, a exemplo do cafezinho e do pão de queijo, sejam controlados. Além deles, é preciso contabilizar as despesas com aluguel, transporte, alimentação, educação, telefone, convênio médico, luz, gás, TV a cabo, parcelas de financiamentos de carros ou imóveis etc. Da mesma forma que os gastos eventuais com lazer, cabeleireiros e consertos em geral precisam entrar nesta conta.

O ideal é que, após somar todas as despesas, a família ainda consiga poupar dinheiro para um fundo de emergência, levando em consideração casos de desemprego ou doença na família.

Embora uma das orientações seja a de que o consumidor poupe dinheiro mensalmente, os economistas da Serasa Experian lembram que, se houver uma dívida, a prioridade é pagar o débito. A orientação vale também para quem já tem uma reserva formada, isso porque os juros das dívidas geralmente são maiores do que os ganhos nos investimentos.

Segundo os economistas da Serasa Experian, grande parte do mercado entende que o consumidor pode comprometer até 30% da sua renda mensal em prestações. No entanto, esse percentual pode variar de consumidor para consumidor, de acordo com a sua composição de gastos mensais (aluguel, transporte, alimentação, financiamentos etc.). Se as despesas da família possuem custos elevados, não é recomendável utilizar 30% do salário mensal em prestações porque isso é um risco e pode levar à inadimplência, explicam os economistas.

Dicas dos economistas para controlar o orçamento da casa

1ª Antes de ir ao supermercado, faça uma lista do que é preciso. Não vá com fome porque é sempre um estímulo para compras desnecessárias. Evite passear pelas gôndolas e experimentar os lançamentos.

2ª Também faça uma lista de compras necessárias no caso de roupas e sapatos. Isso evita agir por impulso.

3ª Procure fazer os pagamentos sempre em dia, seja de despesas fixas, financiamentos ou cartões de crédito, evitando juros e multas.

4ª Controle os gastos dos cartões de crédito de dependentes. Lembre-se que quanto maior o número de cartões de crédito que você tem, maior será a dificuldade para controla-los. Se há dificuldade em manter o controle, opte pelos cartões pré-pagos. O descontrole é a maior causa da inadimplência.

5ª No caso do telefone celular, procure planos familiares, em que há descontos quando se fala com determinadas pessoas ou com as da mesma operadora. Pesquise sempre.

6ª Lembre-se e reserve dinheiro, principalmente com recursos do 13º salário, férias e bônus, para as despesas sazonais, como volta às aulas, pagamento de IPVA e IPTU e demais datas comemorativas.

7ª Utilize a mesada como um aliado na educação financeira de seus filhos.

8ª Faça um fundo de emergência, na forma de poupança, para cobrir eventualidades, como: conserto de um eletrodoméstico, desemprego, caso de doença na família etc. Procure poupar o mesmo percentual do salário que você gasta em pagamentos de dívidas. Exemplo: poupe 10% de sua renda e faça prestações mensais equivalentes a no máximo 10% da mesma. É uma maneira mais segura de garantir a estabilidade financeira da família.

9ª Defina com a família as prioridades de gastos. Assim, fica mais fácil engajar todos no controle dos gastos.

Para conferir mais dicas sobre educação financeira, acesse o site www.serasaconsumidor.com.br

SerasaConsumidor
SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com