Aumento é de 2,5% na comparação com setembro

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, outubro registrou 172.547 novas empresas no Brasil. O número representa um aumento de 2,5% em relação a setembro, retomando a linha de crescimento interrompida com a queda (de 3,5%) apresentada em relação a agosto. O número também é o melhor resultado para outubro desde o início da série histórica do indicador, em 2010 (146.170 novas empresas em out/12, 151.005 em out/11 e 164.160 em out/10).

Ainda segundo o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, entre janeiro e outubro de 2013 o total de novos empreendimentos criados dentro do território nacional foi de 1.599.989. Este montante representa um avanço de 8,1% frente ao total de novas empresas surgidas durante o mesmo período de 2012 (1.479.690), sendo também maior que os totais registrados durante os mesmos meses de 2011 (1.455.167) e 2010 (1.273.666 novas empresas).

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o aumento do número de empresas criadas em outubro é reflexo do crescente processo de formalização, sobretudo os pequenos negócios, além da maior quantidade de dias úteis (23) contra o mês imediatamente anterior (21 dias úteis em setembro/13).

A estatística de nascimento de micro e pequenas empresas continua em tendência crescente, incluindo os MEIs, responsáveis por mais de 2/3 dos novos empreendimentos (69,3%).

A exemplo do total de empresas, no mês de outubro/13, a quantidade de MEIs criadas (119.587) voltou a crescer, sendo 2,8% maior do que a de setembro (116.266), bem como as Empresas Individuais que tiveram um aumento de 4,9% (18.761 em outubro, contra 17.878 em setembro). A quantidade de Sociedades Limitadas, entretanto, apresentou uma pequena diminuição, registrando 23.447 empresas em outubro contra 23.714 em setembro (queda de 1,1%).

Nascimento de Empresas por Natureza Jurídica

Segundo o estudo, das 1.599.989 novas empresas criadas entre janeiro e outubro de 2013, 1.090.702 (68,1% do total) foram de Microempreendedores Individuais (MEIs), 191.760 (11,9% do total) foram de Empresas Individuais, 226.148 (14,1% do total) foram de Sociedades Limitadas e, por fim, 91.379 (5,7% do total) foram de empresas de outras naturezas jurídicas.

É importante perceber que, assim como nos meses anteriores, continua em crescimento a participação dos Microempreendedores Individuais (MEIs) no conjunto de empresas que a cada mês surgem no país. Atualmente, as MEIs já respondem por pouco mais de 2/3 do total de novas empresas, numa escala crescente ao longo dos últimos quatro anos.

Nascimento de Empresas por Região

O Sudeste é a região onde foi registrado o maior número de empresas abertas de janeiro a outubro de 2013: 806.469 empresas, 50,4% do total. Em seguida, com 292.442 empresas (18,2% do total), aparece a Região Nordeste. Em terceiro vem a Região Sul, onde foram criadas 262.869 empresas nos primeiros dez meses de 2013 (16,4% do total), acompanhada pelo Centro-Oeste, onde surgiram 151.421 empresas (9,4% do total). Por fim, houve a criação de 86.788 (5,4% do total) empresas na Região Norte de janeiro a outubro deste ano.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, a Região Nordeste registrou o maior aumento no nascimento de empresas durante os dez primeiros meses de 2013 (alta de 9,8%), seguida de Sul (com aumento de 8,0%), Sudeste (com 7,8%), Centro-Oeste (com 7,7%) e Norte (5,5%).

Nascimento de Empresas por Setor

O setor de serviços continua atraindo a maior quantidade de novas empresas: de janeiro a outubro de 2013, foram 917.460 companhias que abriram suas portas, o equivalente a 57,3% do total. Em seguida, no acumulado dos dez meses foram abertas 524.196 empresas comerciais (32,7% do total) e, no setor industrial, surgiram 130.682 empresas (8,1% do total) neste mesmo período.

Ao longo destes últimos quatro anos, tem crescido a participação das empresas de serviços no total de empresas que nascem no país. Esta participação aumentou 4,3 pontos percentuais entre os dez primeiros meses de 2010 (53,0% do total) e o mesmo período de 2013 (57,3% do total).

Por outro lado, a participação do setor comercial de empresas que surgem no país tem recuado nestes últimos anos (de 35,6% entre janeiro e setembro de 2012 para 32,8% no mesmo período de 2013), ao passo que a participação das novas empresas industriais vem se mantendo estável, variando pouco – de 8,5% em 2010 para 8,2% em 2013.

Metodologia do estudo sobre Nascimento de Empresas

Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

#  #  #