Decreto federal, que entrou em vigor ontem, obriga sites de comércio eletrônico a expor informações como endereço e CNPJ. Os dados ajudam a conferir a idoneidade do vendedor. Serviço da Serasa Experian permite ao consumidor, por meio do CNPJ, verificar a ocorrência de protestos e ações judiciais, entre outras informações

Em vigor desde o dia 15 deste mês, o decreto federal 7.962/13, que regulamenta o Código de Defesa do Consumidor, traz regras específicas para o comércio eletrônico, determina que as lojas virtuais serão obrigadas a exibir em suas páginas na internet dados como nome, endereço e CNPJ. A medida deverá ajudar os clientes de comércio eletrônico a checar se o fornecedor com quem se pretende fazer negócio possui antecedentes que inviabilizem a compra.

O número do CNPJ do vendedor é a chave para acesso a um serviço da Serasa Experian que fornece dados sobre a ocorrência de protestos, cheques sem fundo, ações judiciais, endereço, telefone, participação societária, faturamento, falências e a existência legal da empresa consultada. Dessa forma, o consumidor terá respaldo para analisar a viabilidade do negócio e tomar uma decisão de compra consciente. Cada consulta custa R$ 29,90 e o serviço é único no país.

“Este serviço possibilita aos usuários complementarem as pesquisas sobre o vendedor, verificando a reputação financeira da empresa prestadora, antes de fechar negócio. Da mesma forma que as companhias avaliam as informações cadastrais e as referências de seus compradores, estes ganham uma ferramenta confiável para saber quem é o prestador”, afirma a superintendente de Serviços ao Consumidor da Serasa Experian, Maria Zanforlin.

“O conhecimento é fundamental, principalmente quando há necessidade de desembolso antecipado, como nos casos de compra eletrônica de pacotes de viagem, contratação de buffets, organização de eventos, serviços de filmagens, fotografias, etc. O investimento para realizar as pesquisas é pequeno se compararmos com o prejuízo que uma compra às cegas pode representar”, diz.

O serviço

De posse do CNPJ da empresa a ser consultada, os consumidores interessados em consultar devem acessar o serviço na internet (no site www.serasaconsumidor.com.br), clicar na opção, preencher um cadastro e fazer a aquisição da consulta como em um processo normal de compra online, por meio de senha gerada por ele.

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

###