O grupo também registrou a maior participação no total da inadimplência do segmento

O grupo social Periferia Jovem foi o que apresentou o maior nível de consumo de linhas de telefones (fixa e celular) em 2011. É o que aponta levantamento inédito da Serasa Experian.

Segundo o Estudo Serasa Experian do Setor de Telefonia, esse grupo, que representa 20,9% da população brasileira e inclui os segmentos sociais Jovens Trabalhadores de Baixa Renda, Jovens na Informalidade, Trabalhadores de Baixa Qualificação, Excluídos do Sistema, Estudantes da Periferia e Famílias Assistidas da Periferia, correspondeu a 19,8% das vendas realizadas pelas empresas de telefonia móvel e 25,5% das de fixa, de acordo com a tabela abaixo.

“A crescente formalização do mercado de trabalho nos últimos anos no Brasil tem beneficiado  a população de baixa renda, principalmente os jovens. Estes, além de terem maior estabilidade no emprego pelas regras do mercado formal de trabalho, passam a contar com um comprovante oficial de renda, o que estimula e facilita o acesso desta camada da sociedade em mercados específicos como o de crédito, telefonia, etc. Além do aspecto de inclusão, destacaria também o crescimento da popularidade dos aparelhos de celular entre os jovens”, afirma Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian e Experian América Latina.

Veja no quadro abaixo, a representatividade de cada grupo social:

Os grupos sociais deste estudo são uma classificação do Mosaic Brasil (tabela na página 3), metodologia de segmentação da sociedade que leva em conta não só a renda, mas também outros critérios, como educação, geografia, demografia, padrões comportamentais e estilo de vida com o objetivo de entender melhor o mercado, a sociedade.  A aplicação da metodologia Mosaic chegou a 10 grupos sociais e 39 segmentos.

Outros grupos sociais
Outro grupo social de destaque no estudo inédito da Serasa Experian foi o dos Aspirantes Sociais, que inclui os segmentos Profissionais em Ascensão Social, Boa Vida no Interior, Jovens em Busca de Oportunidades e Consumidores Indisciplinados. Eles correspondem a 9,7% da população brasileira e representam 18,9% das consultas da telefonia móvel e 16,5% da fixa.

No outro extremo, o grupo Envelhecendo no Interior, que reúne Aposentadorias Rurais do Nordeste, Famílias Assistidas do Interior e Idosos do Agreste, foi responsável por cerca de 2% das consultas de CPFs tanto na telefonia fixa quanto na móvel. O grupo equivale a 9,2% da sociedade brasileira.

Inadimplência

Para o estudo especial de consumo de serviços de telefonia, a Serasa Experian acompanhou a inadimplência dos CPFs que compraram telefones ao longo dos 12 meses subsequentes, ou seja, entre outubro de 2010 e setembro de 2011.

Verificou-se que 7,6% dos CPFs consultados pelas empresas de telefonia fixa se tornaram inadimplentes com estas prestadoras de serviço. No caso da móvel, 8,7% dos CPFs registraram inadimplemento nos 12 meses após o período de consulta.

Na segmentação por grupo social, a Periferia Jovem também registrou a maior participação no total da inadimplência, tanto nas empresas de telefonia fixa quanto móvel: 28,4% e 24,4%, respectivamente.

Para Ricardo Loureiro, “o jovem é novo não somente no crédito e consumo, mas também na sua relação com o dinheiro. A inexperiência justifica a importância do tema educação financeira. Além da pouca experiência em administrar seu orçamento, somadas compras financiadas, esse consumidor simultaneamente agrega novos hábitos de consumo em seus gastos, como celular, smartphone, TV a cabo, internet, etc.”

Grupos e segmentos que compõem o Mosaic Brasil: (Tabela abaixo):

Metodologia:

O Estudo Serasa Experian do Setor de Telefonia foi realizado com base numa amostra aleatória de 400 mil consultas efetuadas pelas empresas do setor de telefonia durante o período de outubro de 2010 a setembro de 2011. Adicionalmente, foram apuradas a ocorrência das negativações (eventos de inadimplência) e a evolução do perfil dos consultados ao longo dos doze meses subsequentes ao término do período de apuração das consultas. As consultas foram classificadas de acordo com o Mosaic Brasil, solução da Serasa Experian para análise da sociedade em função da renda, geografia, demografia, padrões comportamentais e estilo de vida, que organiza a população em 10 grupos e 39 segmentos.

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. www.serasaexperian.com.br

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com