A pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas atingiu 95,8% em maio/13, registrando sua quarta alta mensal consecutiva. Isto significa que durante o mês passado, a cada 1.000 pagamentos realizados, 958 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas também cresceu, já que em maio/12 havia sido de 95,2%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a sequência de elevações mensais dos níveis de pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas é um sinal de que a inadimplência das empresas deverá exibir gradual recuo ao longo dos próximos meses, a exemplo do que já vem ocorrendo com a inadimplência dos consumidores.

As micro e pequenas empresas do setor comercial apresentaram o maior nível de pontualidade de pagamentos em maio/2013: 96,4%. As micro e pequenas empresas industriais registraram pontualidade de 95,2% e, por fim, a pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas de serviços atingiu 95,1% em maio/13.

Em maio de 2013, o valor médio dos pagamentos pontuais recuou 2,3% em relação ao mesmo mês do ano passado (R$ 1.717 contra R$ 1.757). O maior valor médio foi registrado pelos pagamentos pontuais das empresas de serviços (R$ 1.884), seguido pelo das empresas comerciais (R$1.711) e, por fim, pelas micro e pequenas empresas do segmento industrial (R$ 1.645).

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/pontualidade_pagamentos.htm

Metodologia do Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas

O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas é construído através dos pagamentos efetuados, mensalmente, por amostra de cerca de 600.000 micro e pequenas empresas, totalizando uma quantidade de, aproximadamente, 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente, por seus fornecedores, nas bases de informações sobre pessoas jurídicas da Serasa Experian. O indicador é segmentado por setor econômico e inicia-se em janeiro de 2006. A Serasa Experian considera como micro e pequenas empresas aquelas cujo faturamento líquido anual não ultrapassa o montante de R$ 4 milhões.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

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