O aumento dos preços diminui o poder de compra e com isso o dinheiro do cidadão vale menos no final do mês; maneiras simples podem ajudar a não

desequilibrar as finanças pessoais

A alta da inflação, principalmente nos alimentos e nos serviços, tem causado impacto direto no orçamento doméstico das famílias brasileiras. Segundo os economistas da Serasa Experian, o aumento nos preços diminui o poder de compra do consumidor, ou seja, seu dinheiro acaba valendo menos no final do mês. Maneiras simples podem ajudar o cidadão a se defender da inflação e não desequilibrar as finanças pessoais, como pesquisar preços, buscar alternativas de consumo e substituir produtos e serviços por outros mais baratos.

Lançado neste mês, o Indicador Serasa Experian de Educação Financeira mostrou que 39% da população acharam falsa a afirmação de que em um país onde a inflação é alta, os preços não se alteram tanto com o tempo. Ainda de acordo com o índice, 49% da população não soube responder a pergunta de quanto fechou em 2012 a taxa acumulada de inflação no Brasil. Apenas 21% das pessoas responderam da forma correta, entre 4% e 7%. De acordo com os economistas, o brasileiro conhece o fenômeno da inflação, mas têm dificuldades em compreender e administrar seus recursos e dívidas quando os preços sobem.

O indicador também apontou que quanto mais pessoas da família são envolvidas nas decisões financeiras, maior o nível de educação financeira do brasileiro. Por isso, para controlar o orçamento mensal, a principal dica é se reunir com os outros integrantes da casa e anotar todos os produtos e serviços consumidos no mês, desde as despesas com aluguel e combustível até os pequenos gastos com o pão de queijo e o cafezinho na padaria, para comparar com o mês seguinte. Com isso, é possível saber o que sofreu ou não reajuste de preço no período e acordar entre todos o que precisa ou não ser cortado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, outro ponto importante é ficar atento aos gastos que incorporam juros, como o rotativo do cartão de crédito e novas compras parceladas, além do cheque especial. Isto porque, com a inflação subindo, a tendência é de alta na taxa básica de juros no crédito, que deve ser repassada ao consumidor.

Para a criação do Indicador Serasa Experian de Educação Financeira foram entrevistadas – no primeiro trimestre de 2013 – 2.002 pessoas maiores de 16 anos de idade, em 142 cidades de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal, incluindo capitais, periferia e interior. O índice analisou o brasileiro em três dimensões: o Conhecimento, a Atitude e o Comportamento no que se refere às finanças pessoais e familiares. O novo Indicador, que trabalha em uma escala de 0 a 10, apontou que a população brasileira tem uma educação financeira nota 6,0. Quanto maior o índice, maior o nível de educação financeira.

Confira abaixo 5 dicas para adaptar o orçamento aos tempos de inflação:

1ª Procure alimentos substitutos aos que estão subindo de preço. Por exemplo, o feijão por lentilha. Evite as frutas e verduras fora da estação. Não deixe nunca de pesquisar preços;

2ª Verifique quanto custa os serviços, peça desconto e racionalize os gastos. Adotar planos familiares de internet, celular e televisão a cabo podem ajudar a economizar;

3ª Cuidado com o cartão de crédito, o cheque especial e compras financiadas. A tendência é de alta nos juros;

4ª O cartão de crédito também tem serviços parceiros que oferecem descontos (cinemas, escolas, restaurantes, assinatura de jornais). Aproveite;

5ª Os remédios estão mais caros. Procure comprar os genéricos e informe-se sobre descontos que as farmácias dão a determinados planos de saúde e laboratórios. Além disso, alguns laboratórios oferecem descontos de até 50% para remédios de uso contínuo, mas é preciso fazer um cadastro no site da empresa. Visite a página na internet do fabricante do medicamento ou entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente.

Para conferir mais dicas sobre educação financeira, acesse o site www.serasaconsumidor.com.br

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

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