Uso do certificado digital é indispensável para a emissão do documento pelas empresas; NF-e também é uma alternativa aos documentos fiscais em papel, reduzindo custos e aprimorando o controle administrativo

A partir de 1º de março a emissão da nota fiscal eletrônica – NF-e – para Microempreendedores Individuais – MEIs – será obrigatória no Distrito Federal. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Distrito Federal, o objetivo é modernizar os processos e imprimir mais segurança à emissão do documento fiscal para o contribuinte, o cliente e o Estado, proporcionando melhoria no controle fiscal e dificultando a sonegação.

No Mato Grosso, a obrigatoriedade será aplicada a partir de abril para todos os contribuintes, com exceção dos MEIs e produtores rurais (pessoa física). Segundo o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, o documento eletrônico já vinha sendo adotado desde 2008 e torna as transações mais seguras para o Fisco e os contribuintes, que podem emitir a NF-e a partir do próprio computador.

No Mato Grosso do Sul é a emissão da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica que se tornará mandatória a partir de março. A substituição da Nota Fiscal de Venda ao Consumidor e ao Cupom Fiscal já vem sendo realizada por alguns comerciantes, mas agora passa a ser exigida aos comerciantes varejistas com faturamento superior a R$ 600 mil e igual ou inferior a R$ 1.800.000,00.

A medida promete oferecer uma série de benefícios, especialmente aos consumidores, como agilidade e segurança na compra. Para fazer a adoção, o comerciante precisa ter um software autorizado, estar inscrito no programa ICMS Transparente, ter um certificado de assinatura digital e executar o cadastro do credenciamento no site da Secretaria da Fazenda.

A nota fiscal eletrônica é fornecida por empresas certificadoras como a Serasa Experian. Tem validade jurídica e confere aos documentos eletrônicos autenticidade, integridade, sigilo e atributo de não repúdio.

Saiba mais em https://serasa.certificadodigital.com.br/p/nf-e/ .

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a recuperação de crédito, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade.

Empregamos cerca de 17.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian PLC está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa www.experian.com/blogs/news,