O Natal proporcionou um crescimento de 2,8% nas vendas do
varejo nacional, apontou o Indicador Serasa Experian do Nível de Atividade
do Comércio
. O aumento foi verificado em todo o país, no período de 18 a 24
de dezembro de 2008, na comparação com o equivalente de 2007. Na cidade de São
Paulo, o crescimento das vendas do comércio, no mesmo período, foi de
1,1%.

 

No fim de semana, de 19 a 21 de
dezembro de 2008, a evolução nas vendas, em todo o país, foi de 2,1%, em
relação ao período de 21 a 23 de dezembro de 2007. Em São Paulo, houve um
ligeiro crescimento de 0,5% na atividade econômica do comércio, no fim de
semana.

No dia 24 de dezembro de 2008, véspera
de Natal, houve um aumento de 3,1% nas vendas do varejo em todo o país, em
relação à mesma data de 2007. Na cidade de São Paulo, a alta das vendas foi de
4,8%.

Em 2007, no período de 18 a 24 de
dezembro, o desempenho das vendas do comércio teve aumento de 5,3%, em todo o
país, quando comparado ao período de 18 a 24 de dezembro de 2006. Em São Paulo,
o aumento observado foi de 5,6%, no período.

O resultado do Indicador Serasa
Experian do Nível de Atividade do Comércio
confirmou a Pesquisa Serasa Experian de Perspectiva
Empresarial
para o Natal, que apontou um otimismo moderado em relação ao
aumento das vendas físicas (quantidade vendida) em 39% dos empresários do
varejo. Segundo a pesquisa, 33% aguardavam estabilidade nas vendas físicas e
28%, acreditavam em queda.
No Natal de 2007, 59% dos
entrevistados acreditavam em acréscimo nas vendas físicas, 31% em manutenção e
10% em decréscimo em relação à mesma data de 2006.

Para os técnicos da Serasa Experian,
os juros mais altos e o maior endividamento de parte da população levaram a uma
atitude mais cautelosa do consumidor na hora das compras, principalmente em
relação ao crédito e aos produtos de maior valor agregado. Na mesma direção,
instituições financeiras e o varejo também foram mais conservadores na
concessão de crédito.

O Indicador Serasa Experian do
Nível de Atividade do Comércio
tem como base uma amostra das consultas
realizadas no banco de dados da Serasa Experian, o único de alcance nacional.
Foram consideradas as consultas realizadas nos períodos de 18 a 24 de dezembro
de 2008 e de 19 a 21 de dezembro de 2008 e comparadas às consultas realizadas
nos períodos de 18 a 24 de dezembro de 2007 e de 21 a 23 de dezembro de 2007,
respectivamente. A Serasa Experian, maior empresa do Brasil em pesquisas,
informações e análises econômico financeiras para apoiar decisões de crédito e
negócios e referência mundial no segmento, recebe 4,0 milhões de consultas/dia
feitas por todos os segmentos da economia, em todo o território
nacional.