Em 2009, elas representavam aproximadamente 54% das consultas desse segmento; hoje, são 57%

Do conjunto de CPFs de consumidores consultados em 2011 pelo sistema financeiro, as mulheres representaram 57% das consultas realizadas por empresas de cartões de crédito no país em 2011, de acordo com o Estudo Serasa Experian de Consultas do Sistema Financeiro – Especial Mulheres. Em 2009, este número era 54%.

Ainda assim, as mulheres permanecem atrás dos homens na busca por crédito em geral no país e, em média, elas são menos consultadas pelo segmento financeiro que os homens. As mulheres foram objeto de 41,6% das consultas em 2011, enquanto eles, por 58,4%.

Grupos sociais

As mulheres lideram também a busca de crédito feita pelo grupo social Aposentadoria Tranquila, recebendo 50,4% das consultas contra 49,6% dos homens. Esse grupo representa 12,6% da população feminina do Brasil, porém participa com apenas 1,99% das consultas feitas a mulheres em 2011.

O grupo que é mais consultado pelo sistema financeiro é Periferia Jovem, e quando analisamos apenas o público feminino, ocorre o mesmo. O grupo Periferia Jovem leva este nome por concentrar a maioria dos jovens do país e a faixa etária média desse grupo é de 31 anos. Do total de consultas feitas a CPFs de mulheres em 2011, 18,24% vieram desse grupo social. Nos anos anteriores, o grupo de mulheres que era o mais consultado era o de Aspirantes Sociais.

Os grupos sociais são uma classificação do Mosaic Brasil (tabela na página 4), solução da Serasa Experian para análise da sociedade em função da renda, geografia, demografia, padrões comportamentais e estilo de vida, que organiza a população em 10 grupos e 39 segmentos.

Idade

Por faixa etária, verifica-se que as mulheres têm uma participação maior nas faixas acima de 30 anos (maior que 41,5%), se comparada com as faixas anteriores (menor que 41%), o que dá a entender que as mulheres começam a busca por crédito mais tarde. Observa-se estabilidade entre as faixas ao longo dos anos. Apenas as faixas até 25 anos  tiveram variação significativa, decrescendo na comparação de 2009 com 2011.

Quando se cruzam as informações de faixa etária e Mosaic Brasil, verifica-se que, mesmo com a prevalência das mulheres nas consultas no grupo Aposentadoria Tranquila, não se viu o mesmo na faixa etária acima de 60 anos, em que as mulheres respondem por 43,7% das consultas, mesmo sabendo da maior longevidade delas. Isso demonstra que, mesmo dentro de uma mesma classificação de faixa etária e gênero, há comportamentos diferentes dependendo de outros fatores – sociais, econômicos, demográficos etc. – sumarizados na classificação Mosaic Brasil.

 

Regiões

No recorte regional, verificou-se que houve crescimento maior da busca das mulheres por crédito nas regiões Sul (de 13,6% em 2009 para 14,5% em 2011), Norte (de 6,3% em 2009 para 6,7% em 2011), Nordeste (de 20,3% em 2009 para 22,5% em 2011), Centro Oeste (de 8,8% em 2009 para 9,0% em 2011), o que fez com que a participação do Sudeste caísse no período – de 51,0% em 2009 para 47,3% em 2011.

Metodologia:

O Estudo Serasa Experian de Consultas do Sistema Financeiro foi realizado com base nas consultas feitas nos primeiros trimestres de 2008, 2009, 2010 e 2011, por 121 CNPJs de Instituições Financeiras e divididos em sete segmentos: banco comercial e múltiplo; bancos e financeiras de montadoras; bancos e financeiras com foco em empréstimos para pessoa física; bancos e financeiras com foco em empréstimos para pessoa jurídica; cartão de crédito; consórcio; financiamento de veículos e leasing. As consultas classificadas de acordo com o Mosaic Brasil, solução da Serasa Experian para análise da sociedade em função da renda, geografia, demografia, padrões comportamentais e estilo de vida, que organiza a população em 10 grupos e 39 segmentos.

Grupos e segmentos que compõem o Mosaic Brasil:

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

###