A promessa de termos em 2009, segundo os meteorologistas, o inverno mais rigoroso dos últimos três anos aqueceu a atividade varejista em junho. As lojas de tecidos, vestuários, calçados e acessórios experimentaram uma alta de 5,1% em seu movimento frente ao mês anterior (maio/09), já livre das influências sazonais. Este desempenho foi um dos responsáveis para que, em todo o território nacional, a atividade do comércio crescesse 1,7% em junho (já descontados os fatores sazonais), cravando a quinta alta mensal consecutiva na atividade do varejo. É o que revela o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado hoje pela Serasa Experian.
De acordo com o indicador da Serasa Experian, maior empresa da América Latina em pesquisas, informações e análises econômico-financeiras para apoiar decisões de crédito e negócios, a alta da atividade comercial de 1,7% em junho/09 foi a melhor marca de todo o primeiro semestre de 2009, seguindo um desempenho que também já havia sido bastante favorável no mês de maio (elevação de 1,4%). Além do setor de tecidos, vestuários, calçados e acessórios, foram destaques no mês de junho os setores de móveis, eletroeletrônicos e informática (alta de 3,9%) e o de veículos, motos e peças (crescimento de 2,7%). Tais segmentos continuam respondendo favoravelmente aos estímulos fiscais e à gradativa normalização da oferta de crédito, principalmente para as pessoas físicas.
Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio
|
|||||||||
Mensal (*) | Anual (**) | Acum. no Ano | |||||||
abr/09 | mai/09 | jun/09 | abr/09 | mai/09 | jun/09 | abr/09 | mai/09 | jun/09 | |
Total | 0,4% | 1,4% | 1,7% | 2,9% | 2,5% | 4,9% | 3,9% | 3,6% | 3,8% |
Supermercados, Hiperm., Alimentos e Bebidas | 1,8% | -1,8% | 0,6% | 3,5% | -1,8% | 0,4% | 2,3% | 1,4% | 1,3% |
Móveis, Eletroeletrônicos e Informática | 1,0% | 1,2% | 3,9% | 7,8% | 6,6% | 12,7% | 8,6% | 8,1% | 8,9% |
Combustíveis e Lubrificantes | -2,1% | 0,3% | -0,6% | -6,1% | -2,9% | -6,2% | 1,9% | 0,9% | -0,4% |
Veículos, Motos e Peças |
-4,1% | 2,2% | 2,7% | -4,4% | 1,5% | 2,5% | 4,5% | 3,9% | 3,6% |
Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios | -1,7% | 0,8% | 5,1% | -3,0% | -0,4% | 5,3% | -1,7% | -1,4% | -0,1% |
Material de Construção | -0,4% | 0,3% | 1,1% | -16,0% | -13,6% | -15,3% | -10,2% | -10,9% | -11,7% |
(*) com ajuste sazonal | |||||||||
(**) em relação ao mesmo mês do ano anterior |
Outro segmento que também começa a reagir, embora mais tardiamente, é o de materiais de construção que registrou, em junho, a sua segunda variação positiva mensal do ano (alta de 1,1%), acelerando-se, inclusive, ao desempenho verificado em maio (alta de 0,3%).
No acumulado do primeiro semestre de 2009, o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio registrou crescimento de 3,8%, liderada pelo setor de móveis, eletroeletrônicos e informática, com alta de 8,9%. Em seguida, destacou-se o setor de veículos, motos e peças, com elevação de 3,6%. Os únicos segmentos que apresentaram queda de atividade no acumulado anual foram o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-0,1%) e o de material de construção (-11,7%).
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio analisa eventos ocorridos em todo o Brasil e reflete a evolução da atividade do comércio varejista em âmbito nacional. O indicador considera as consultas registradas à base de dados da Serasa Experian de aproximadamente 6.000 empresas comerciais.
O ponto de partida e ferramental exclusivo é o banco de dados da Serasa Experian, uma das maiores empresas do mundo em informações e análises econômico-financeiras para apoiar decisões de crédito e negócios. A Serasa Experian é a única organização do Brasil que tem registros de todos os segmentos econômicos do país.
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio tem periodicidade mensal e nasce sob a marca Serasa Experian, que conjuga a força do nome Serasa no mercado brasileiro com a liderança mundial da Experian.
A Experian é líder global no mercado de informações, atuante em mais de 65 países de todos os continentes. Adquiriu o controle acionário da Serasa em junho de 2007. A partir da consumação do negócio, as duas empresas integraram pessoas, expertises, soluções e agora apresentam uma marca que representa uma identidade única. Uma já tinha amplo e profundo conhecimento do mercado brasileiro; a outra veio com experiência de atuação em mercados mais maduros. Hoje, a Serasa Experian oferece as mais modernas e inovadoras soluções de informação para apoiar validação de dados, decisões de crédito e de marketing direto, a empresas de todos os segmentos da economia, e de todos os portes.