O feriado de Corpus Christi, na próxima quinta-feira, dia 23, é uma boa oportunidade para o comércio aproveitar e aumentar suas vendas. Mas o gerente de soluções antifraudes da Serasa Experian, Celso Rodrigues, faz um alerta importante. “Em vésperas e durante os feriados, as chances do comércio sofrer com fraudes aumentam 25%. O fraudador prefere principalmente os pequenos negócios para aplicar golpes em períodos como esses”, afirma.

O principal risco é o de não receber o pagamento, aumentando a inadimplência nos estabelecimentos. A tentativa de fraude mais aplicada no comércio é o roubo de identidade, ou seja, quando a pessoa que está fazendo a compra se passa por titular  do documento apresentado. De acordo com Rodrigues, isso é um ato recorrente principalmente em épocas de muito movimento no varejo, como nos feriados, e se o comércio se isenta de ferramentas de prevenção à fraude, fica mais vulnerável a ser vítima do golpe.

“Se o comerciante conseguir identificar que aquele documento não é da mesma pessoa que se apresenta na loja, ou que os dados informados são inconsistentes, as chances de ele evitar prejuízos aumentam consideravelmente”, diz Rodrigues. A Serasa Experian possui o serviço de Alerta de Identidade. Na hora de uma transação, o empresário pode fazer uma consulta ao serviço e analisar o histórico daquele documento. Assim ele ajuda o comércio a reduzir a inadimplência causada por fraudes e protege a identidade do proprietário dos documentos apresentados.

Rodrigues destaca as principais dicas que podem evitar golpes. “Peça sempre dois documentos originais, verifique se as informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras, confirme a relação de endereço e telefone e analise atenciosamente o comprovante de residência com o nome apresentado nos documentos”. O especialista da Serasa Experian recomenda que se ainda assim o comerciante não se sentir seguro com a venda, peça que uma parte ou todo o pagamento seja feito à vista.

O gerente de soluções antifraudes da Serasa Experian aponta algumas situações pós-venda que podem representar que a fraude já aconteceu: Se o cliente ligar reclamando que não realizou a compra do produto; se após a compra efetivada, não for paga nenhuma das parcelas; se o cliente procurado não for encontrado; caso encontre o consumidor, ele comprova que nunca esteve no estabelecimento.

Para mais informações sobre a solução de prevenção a fraudes da Serasa Experian acesse www.alertadeidentidade.com.br/

Serviço gratuito para cadastramento de documentos roubados ou perdidos

Muitas pessoas que perdem ou têm os documentos roubados deixam de tomar cuidados fundamentais. Além de procurar a polícia e registrar o Boletim de Ocorrência (B.O), é preciso informar a Serasa Experian sobre a perda, ou roubo, para bloquear os documentos, reduzindo o risco de ter seus dados usados por fraudadores.

A Serasa Experian oferece gratuitamente um serviço de cadastramento de informações sobre documentos e cheques roubados, extraviados, cancelados ou sustados.

No feriado de Corpus Christi, o cidadão pode fazer de maneira prática o registro gratuito dos documentos e/ou cheques pela internet no endereço www.serasaexperian.com.br. Essas informações ficarão disponíveis para os todos os clientes que consultam a base de dados da Serasa Experian, em todo o Brasil, e podem prevenir o uso indevido dos documentos por golpistas para fazer compras ou abrir conta bancária.

É possível cadastrar informações sobre roubo, extravio e clonagem de cheques e documentos como identidade, carteira de trabalho, CPF, carteira de habilitação e título de eleitor. No caso dos documentos, o consumidor faz o registro pelo site e tem dez dias para enviar um boletim de ocorrência e uma declaração formal. No caso dos cheques, as informações ficam disponíveis por três dias, tempo suficiente para avisar o banco e sustar os cheques.

Quem já teve os documentos roubados e fez Boletim de Ocorrência também pode registrar a informação na Serasa Experian evitando assim que seus documentos sejam usados em golpes futuros.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com