O número é cerca de 80% maior do que o registrado em 2010. Número de empresas que aderiram também cresceu. Campanha deste ano incluiu favorecer cidadão que vai tomar crédito, evitando inadimplência futura. Até o momento, 6,9 milhões de não inadimplentes também foram beneficiados. Serasa Experian aponta mudança de comportamento de organizações e consumidores

A Campanha de Recuperação e Concessão de Crédito Natal 2011, lançada pela Serasa Experian em 26 de setembro, já beneficiou 1,8 milhão de consumidores em todo o Brasil. O número é cerca de 80% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. A iniciativa da Serasa Experian pretende, assim como em 2010, sensibilizar o maior número de empresas do país a aproveitar o período que antecede o Natal, data comemorativa mais expressiva para o comércio no Brasil, para promover a recuperação de crédito do consumidor. Este ano, a iniciativa visa também favorecer consumidores que não estão inadimplentes a tomar crédito e fazer negócio em condições mais favoráveis e evitando inadimplência futura. Parte da receita obtida pela campanha será revertida em favor de três organizações sociais.

"Alguns fatores explicam a boa notícia de que apesar da inadimplência do consumidor ter crescido cerca de 20% este ano, tivemos uma recuperação de crédito recorde. O primeiro diz respeito às empresas que estão mais sensíveis ao tema, promovendo a oportunidade do consumidor regularizar as suas dívidas em atraso. Este ano, o número de empresas participantes cresceu 69%. Outro aspecto importante se refere ao consumidor, que está mostrando mudança de comportamento. Já revela, por exemplo, que leva em conta os juros antes de fechar um financiamento. Esse é um sinal de que está mais consciente e já pode ser considerado um reflexo do movimento de educação financeira do brasileiro", aponta Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian.

Por meio da Campanha, a Serasa Experian oferece às empresas soluções de informação para a renegociação das dívidas em atraso do consumidor. A novidade este ano é a inclusão das soluções de concessão de crédito para, ao mesmo tempo, dar apoio a novos negócios, incentivando um novo ciclo de crédito mais saudável, tanto para as empresas quanto para os consumidores.

“O Natal é a melhor data do ano para o comércio. Para os consumidores, também é um período de desejos extras de consumo. Então é importante dar condições apropriadas de renegociação a quem está com dívidas em atraso, e permitir que consumidores façam novas compras para que seja um Natal mais feliz para todos”, afirma Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian. “Nossa atuação é no sentido de favorecer essa renegociação”, completa Loureiro.

Com a inclusão das Soluções de Concessão de Crédito, a expectativa da Serasa Experian é ampliar o seu escopo de atuação na campanha. “Na campanha 2011, também estamos apoiando as empresas para que façam novos negócios com consumidores que não estão inadimplentes de acordo com o bolso de cada um”, afirma o presidente da Serasa Experian. “Crédito bem concedido previne inadimplência futura, o que significa a sustentabilidade do crédito. Até o momento, foram 6,9 milhões de consumidores que receberam ofertas diferenciadas”, salienta Ricardo Loureiro.

Em 2010, cerca de cinquenta empresas, a maioria grandes redes com endereços em todo o país, aderiram à Campanha Serasa Experian de Recuperação de Crédito. Ao todo, foram beneficiados 2,7 milhões de consumidores. “Quem vendeu, quer receber, quem está devendo, quer pagar. A Serasa Experian tem a tecnologia e as informações para que isso ocorra da forma mais vantajosa para as duas partes. Por isso a campanha alcança tanto êxito”, conclui Ricardo Loureiro.

As ONGs beneficiadas pela Campanha são o Núcleo Assistencial Irmão Alfredo, em São Paulo; a Obra do Berço, no Rio de Janeiro; e a creche Imaculada Conceição da Sociedade de São Vicente de Paulo, em Belo Horizonte, que juntas atendem a cerca de 750 crianças e jovens. Os clientes que participarem da campanha e as equipes de vendas poderão votar em uma ONG para ganhar o prêmio extra: uma Ceia de Natal.

Recomendação Serasa Experian ao consumidor
Veja os 12 passos para renegociação de dívida
1º Anote em um papel todas as contas que estão para vencer ou vencidas. Para facilitar, tente colocar juntas as dívidas de uma mesma loja e no final faça a soma total dos valores que está devendo em cada um dos lugares;
2º Faça as contas e verifique se a sua renda familiar vai conseguir honrar os compromissos assumidos anteriormente;
3º Se perceber que não vai ter como pagar uma ou demais parcelas da (s) dívida (s), entre em contato com a (s) loja (s) e explique a situação. Tente fazer isso o quanto antes, evitando assim que a dívida fique cada vez maior;
4º Antes de renegociar, faça os cálculos e anote no papel uma proposta que se encaixe no seu orçamento. Jamais recorra ao cheque especial ou empréstimos que possuem taxas muito altas. Tente procurar alternativas mais baratas, como o crédito consignado, por exemplo;
5º Na hora de renegociar com a loja, tenha em mãos todas as informações que podem ajudar na conversa, como as contas em atraso e as cartas de cobrança que recebeu em casa;
6º Fique atento: muitas vezes uma mesma dívida é cobrada por várias empresas. Para não confundir, reúna todas as cartas, identifique qual apresenta a melhor proposta de renegociação.
7º Além das cartas da loja, leve também algum documento oficial com foto, como o RG. Se estiver desempregado, é interessante levar a carteira profissional;
8º Ao procurar a loja, seja sincero com o atendente que irá avaliar o seu caso. Não se sinta constrangido, fale abertamente sobre os motivos que fizeram você deixar de pagar as contas;
9º No momento da renegociação, ouça o a proposta que o atendente irá lhe apresentar e, caso você não esteja de acordo, apresente a sua proposta. Tente chegar o mais próximo possível das condições que você apresentou, antes de finalizar o acordo;
10º Ao fechar a renegociação, você deverá receber um novo contrato da sua nova dívida. Caso você já esteja inadimplente, essa é a sua garantia de que a loja pedirá a exclusão do seu nome do banco de dados da Serasa Experian e/ou outras empresas de proteção ao crédito;
11º Atenção: Não caia no golpe de supostas empresas que dizem recuperar o seu crédito de maneiras milagrosas. Você mesmo pode renegociar a sua dívida e não precisa pagar nada além do que já está devendo;
12º A renegociação de dívidas é um ato que mostra que você tem interesse em pagar o que deve e é o único caminho para a solução de seus problemas financeiros. Valorize e cumpra o acordo realizado.

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com