O volume de vendas na semana do Dia das Crianças 2009 (5 a 11 de outubro) cresceu 2,4% no país, na comparação com a semana de 6 a 12 de outubro de 2008, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. O levantamento também apontou aumento nas vendas no final de semana do Dia das Crianças, impulsionado pelo feriado prolongado. De 9 a 11 de outubro de 2009, o comércio varejista vendeu 8,2% a mais do que no período de 10 a 12 de outubro do ano anterior.
Segundo os técnicos da Serasa Experian, o fato do Dia das Crianças ter sido a melhor data comemorativa do varejo nacional até agora neste ano de 2009, relaciona-se com a recuperação da economia brasileira e do mercado formal de trabalho – resultando em um crescimento real do rendimento mensal –, além do mercado de crédito com as lojas, bancos e financeiras, que passaram a oferecer condições mais favoráveis ao consumidor em termos de prazos e encargos. Os analistas lembram, ainda, que no Dia das Crianças de 2008, o país estava sob os impactos da chegada da crise financeira global, com menor oferta de crédito, queda no ritmo da atividade econômica e ajustes na produção e emprego.
Na cidade de São Paulo, o indicador verificou que as vendas acompanharam o ritmo nacional. De 5 a 11 de outubro, houve um crescimento de 2,1% nas vendas para o Dia das Crianças, quando comparado com a semana de 06 a 12 de outubro de 2008. No final de semana (9 a 11 de outubro deste ano), por sua vez, as vendas do varejo paulistano aumentaram 9,1%, em relação ao observado de 10 a 12 de outubro do ano passado.
O desempenho das vendas no Dia das Crianças, neste ambiente de melhora gradativa do mercado de crédito e da confiança dos consumidores, auxiliado pela estabilidade dos preços no varejo, tendo em vista a atual valorização cambial, prenuncia, de acordo com os especialistas, um Natal bem mais promissor em termos de vendas, do que o verificado em 2008.
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian. Foram consideradas as consultas realizadas no período de 05 a 11 de outubro de 2009 e comparadas às consultas realizadas no período de 06 a 12 de outubro de 2008; e as do período de 09 a 11 de outubro de 2009, e comparadas às do período de 10 a 12 de outubro de 2008.
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões de negócios das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, dando às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Participa da maioria das decisões de crédito e negócios tomadas no país, respondendo on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, de 400 mil clientes diretos e indiretos. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.