Falta pouco para 2013 começar e os consumidores já devem se preparar para os gastos típicos do início do ano, como IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), matrícula e material escolar (para quem tem filhos), além do cartão de crédito com o saldo das compras realizadas no final do ano, entre outras despesas.

Segundo os economistas da Serasa Experian, fazer as contas de quanto terá de pagar pelas dívidas acumuladas no começo do ano é o primeiro passo para o consumidor organizar as finanças da família e não perder o controle no próximo ano. Além disso, se conseguiu poupar parte do 13º salário, é recomendável utilizá-la para cobrir esses gastos.

Na hora de comprar o material escolar, por exemplo, a principal orientação dos economistas da Serasa Experian é pesquisar preços e pechinchar. Evitar longos prazos de parcelamento também ajuda o consumidor a fazer um bom negócio.

Para aqueles que vão parcelar as contas em um prazo maior, é preciso tomar cuidado e considerar que o primeiro semestre do ano é recheado de feriados e datas comemorativas – Carnaval, Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados – o que aumentam os riscos do acúmulo de dívidas com viagens, presentes etc.

Para o consumidor que não estiver endividado, um empréstimo também pode ser uma das alternativas para quitar de uma única vez as despesas de início de ano. Mas é preciso ficar atento às taxas de juros e ao número de parcelas que podem aumentar o risco de cair na inadimplência. Já para quem está no limite do crédito, uma alternativa é buscar ajuda de familiares.

Todos esses gastos, sem controle, segundo os economistas da Serasa Experian, explicam os picos de inadimplência registrados no primeiro trimestre de cada ano. Por isso, eles recomendam que o consumidor tenha sempre consciência na hora de buscar crédito e procure cada vez mais incluir a educação financeira no seu dia a dia.

Clique no link abaixo e veja outras dicas e orientações da Serasa Experian: www.serasaconsumidor.com.br

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

http://www.serasaconsumidor.com.br/

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com