A partir de hoje, o consumidor poderá conhecer a situação financeira das empresas, ganhando mais segurança quando for comprar produtos ou serviços. Pesquisa do ReclameAQUI aponta que 81% dos clientes evitariam a compra se pudessem verificar antecipadamente a idoneidade da empresa

“Confiei na marca e na reputação da empresa no mercado.” Foi assim que Tânia Ribeiro justificou o fato de ter pago – à vista, antecipadamente e seduzida por um desconto – cerca de R$ 5 mil para uma empresa especializada em organizar pacotes voltados a formandos. Mas a viagem de sua filha, Fernanda, para Cancún não aconteceu. E a notícia da falência da contratada chegou da pior maneira possível: no check-in do aeroporto. A empresa fechou as portas em julho de 2012, lesando dezenas de famílias. Caso, na época da contratação a consumidora contasse com a possibilidade de verificar o CNPJ da operadora turística, teria pensado duas vezes antes de assinar o contrato: segundo dados da Serasa Experian, a empresa já tinha várias pendências financeiras e ações judiciais.
A frustração e os prejuízos de fatos como esse agora já podem ser minimizados para o  consumidor. A Serasa Experian desenvolveu um serviço que fornece informações sobre a ocorrência de protestos, cheques sem fundo, ações judiciais, endereço, telefone, participação societária, faturamento, falências e a existência legal da companhia consultada. Dessa forma, o consumidor terá respaldo para tomar uma decisão de compra consciente. Por R$ 29,90 a consulta, os consumidores passam a contar, desde já, com um serviço inédito para verificação de empresas.

Pesquisa realizada pelo site ReclameAQUI junto aos usuários revelou que 81% das queixas registradas seriam evitadas se o consumidor verificasse a reputação da prestadora antes de contratar – e pagar – por produtos e serviços. O ReclameAQUI, um dos maiores sites brasileiros de reclamações sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços, é o primeiro distribuidor do novo serviço ao consumidor. ”O motivo que aproximou o ReclameAQUI da Serasa Experian foi a oportunidade de poder dar mais uma opção ao consumidor de se proteger na hora da compra”, afirma o presidente do ReclameAQUI, Mauricio Vargas.

O presidente da Serasa Experian, Ricardo Loureiro, aponta que a nova solução abre uma via de acesso entre consumidor e empresa. “Vai permitir aos usuários complementarem suas pesquisas, verificando também a reputação financeira da empresa antes de fechar negócio. Da mesma forma que as companhias avaliam as informações cadastrais e as referências de seus compradores, estes ganham uma ferramenta confiável para saber quem é o prestador”, afirma o presidente.

Para Maria Zanforlin, superintendente de Serviços ao consumidor da Serasa Experian, “o conhecimento é fundamental, principalmente quando há necessidade de desembolso antecipado, como nos casos de compra de pacotes de viagem, contratação de buffets, organização de eventos, serviços de filmagens, fotografias, etc. O investimento do comprador para realizar as pesquisas é pequeno se compararmos com o prejuízo que uma compra às cegas pode representar”, analisa Zanforlin.

Segundo o presidente do ReclameAQUI, a possibilidade de consultar dados sobre as empresas e obter mais segurança nas compras é uma conquista inigualável do novo consumidor. “O cruzamento das reclamações de milhares de usuários do site com os dados da Serasa Experian deve diminuir em 50% os problemas dos consumidores que consultarem um CNPJ por meio do novo serviços”, afirma o executivo.

O serviço
Os consumidores interessados em consultar as empresas que lhe prestarão serviços devem acessar o serviço na internet, por meio dos sites da Serasa Experian ou do Reclame Aqui:
www.serasaconsumidor.com.br
www.consumidorblindado.com.br

Como funciona?
Acessando o site, o consumidor clica na opção do serviço, preenche um cadastro com suas informações e faz a aquisição da consulta como em um processo normal de compra online, através de senha gerada por ele. É necessário que ele saiba o CNPJ da empresa que quer consultar.

Pesquisa
A pesquisa realizada com 5.312 usuários do ReclameAQUI das regiões Sul e Sudeste do país, em janeiro de 2013, também apurou que 27,9% dos consumidores, que já fizeram alguma reclamação no site, não têm muito conhecimento sobre seus direitos ou obrigações das empresas. Outros 30,6% sentem muita insegurança na hora de realizar compras, seja em lojas físicas ou no ambiente digital. Eles apontaram a falta de uma solução que os proteja – com informações para julgarem se a companhia é confiável ou não – como causa desta sensação.

ReclameAQUI
O ReclameAQUI é uma empresa da holding Óbvio Brasil e oferece ao mercado várias soluções de produtos e serviços voltados à melhoria da gestão do relacionamento entre empresas, consumidores, governos e cidadãos, principalmente no ambiente digital. Fazem parte do grupo de marcas controladas pela holding o site ReclameAQUI (www.reclameaqui.com.br), com mais de 7 milhões de acessos mensais; o ReclameAQUI Cidades (www.reclameaqui.com.br/cidades), voltados para os direitos dos cidadãos; o Consumidor Blindado (www.consumidorblindado.com.br), com serviços de proteção ao consumidor; além da Prosumers (www.prosumers.com.br), empresa voltada para a estruturação da área de Atendimento ao Consumidor e SAC2.0; e a Ideia s/a (www.ideiasa.com), agência de Social Business, pioneira no mercado brasileiro de Social Media, com mais de 6 anos de atuação.
ReclameAQUI é um empresa da holding Óbvio Brasil | A Óbvio Brasil oferece ao mercado várias soluções de produtos e serviços por meio de suas empresas, todos sempre voltados para melhoria da gestão do relacionamento entre empresas, consumidores, governos e cidadãos, principalmente no ambiente digital.

SerasaConsumidor
SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.
http://www.serasaconsumidor.com.br/

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Visite www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

###