Projeto implantado na cidade vai contar com a união de representantes de instituições do Governo e de defesa do consumidor, universidades públicas, empresas de diferentes setores e sociedade civil

A Serasa Experian anuncia na próxima quarta-feira, dia 06 de dezembro, a criação de um projeto social inédito com foco na promoção da saúde financeira da cidade de São Carlos, interior de São Paulo. O programa “Aliança Multissetorial” vai contar com a união de representantes de vários setores e esferas para que juntos consigam identificar a atual realidade financeira dos moradores da cidade e planejar ações que ajudem a reduzir os índices de inadimplência no município. Segundo estudo da Serasa Experian, em outubro de 2017, cerca de 71 mil pessoas estavam com dívidas atrasadas em São Carlos, ou seja, 38,8% da população adulta.

Segundo o vice-presidente de Desenvolvimento Humano da Serasa Experian, Guilherme Cavalieri, esse trabalho de mobilização proposto pela aliança surge após um momento de recessão econômica e recorde histórico de inadimplência no país. “A atuação da aliança vem para empoderar a população e fortalecer a economia local, proporcionando benefícios em todas as esferas. Estamos juntos nesse projeto, empreendendo esforços pela redução do superendividamento e inadimplência, pela cultura do consumo responsável e a tomada de decisões financeiras mais seguras e conscientes”, diz.

Na atual fase do projeto, cada representante da aliança fez uma consulta pública diretamente com seu público assistido para entender melhor quais são os motivos que levam às pessoas ao descontrole e inadimplência. Os resultados estarão disponíveis ainda esta semana. A partir do aprofundamento deste primeiro passo, a aliança conseguirá construir e colocar em prática planos de ação que ajudem a diminuir esse índice.

“Nossa intenção é fazer um verdadeiro trabalho de resgate da cidadania financeira na cidade, então, é justo que os próprios cidadãos sejam ouvidos e acolhidos pelos representantes da Aliança. É fundamental que o grupo consiga entender as causas e dificuldades para que as ações criadas posteriormente possam produzir um efeito real, garantindo o sucesso do projeto”, ressalta a gerente de Sustentabilidade Corporativa da Serasa Experian, Andréa Regina.

O projeto já conta com a participação de dezenas de representantes de todos os setores, como por exemplo, a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, Secretaria da Cidadania, a Associação de Capacitação, Orientação e Desenvolvimento do Excepcional (Acorde), o grupo Enactus CAASO, Sicredi, Imobiliária Cardinali, Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), entre outros.

De acordo com a Secretaria da Cidadania, essa iniciativa, com diferentes olhares das instituições, é interessante pois parte de um projeto colaborativo para o aprofundamento da questão de educação financeira e desenvolvimento da população da cidade. Para a Acorde, o projeto traz à tona os reais motivos que levam ao endividamento, buscando alternativas e soluções.

“A ACISC apoia esta iniciativa por entender que é de extrema importância a união de entidades preocupadas com a questão financeira de nosso município”, diz o presidente da José Fernando Domingues, ACISC.

Outras instituições interessadas em participar da aliança podem enviar e-mail para viasocial@viasocialconsultoria.com.br e obter mais detalhes.

O anúncio oficial do “Aliança Multissetorial” acontece um dia depois do Dia Internacional do Voluntariado, data instituída em 1985 pela Organização das Nações Unidas. Para Cavalieri, este é um bom momento para falar sobre o tema, já que todos os representantes da aliança estão doando seu tempo e força de trabalho para uma causa comum. “Essa aliança tem bastante significado para a Serasa Experian, que sempre teve um papel social muito atuante no país. Com esta aliança em São Carlos, que vai contar com o olhar e atuação de todos os setores estamos ainda mais fortes.”

Você também lê esta notícia no site noticias.serasaexperian.com.br e Twitter @SerasaImprensa

Empregamos cerca de 16.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa www.experian.com/blogs/news.