Por Juliana Azuma*
Em um mundo em que o e-mail marketing é o canal que apresenta a melhor taxa de conversão em vendas para os sites de e-commerce – no Brasil, 2,53% – e é utilizado por nove em cada dez lojas virtuais, conforme aponta o estudo recente da Serasa Experian Marketing Services, buscar diferenciação e maior atratividade é fundamental.
A pesquisa também indicou que, em termos de recursos, 48% dos anunciantes investem mais de 10% da verba neste canal. Quanto ao retorno sobre o investimento (ROI), 65% deste subgrupo afirma que o e-mail marketing está gerando ROI e que continuará investindo (48%) ou aumentará o aporte no canal (17%). Outros 17% afirmam que vão começar a investir no segmento porque acreditam que isso gerará ROI.
Isso significa que veremos um cenário ainda mais acirrado. Então, como chamar atenção e aprimorar o engajamento do usuário com as campanhas?
O assunto do e-mail pode ser considerado a porta de entrada, o convite para que o usuário abra e leia sua mensagem, o que torna a elaboração de uma boa chamada essencial para o sucesso de uma campanha.
Muito já foi discutido quanto à criação de um título, decretando algumas palavras, como “promoção”, “teste agora” e “últimas oportunidades”, entre outras, expressamente proibidas. Além disso, o assunto deve ser o mais curto, descritivo, informativo e verdadeiro possível.
Porém, quando todos pensavam que a criação se limitaria a frases de expressão e bons slogans, o e-mail marketing passa por uma “febre” que já tomou conta de redes sociais, SMS e comunicadores on-line: os emoticons, ou fun characters.
Aquelas carinhas engraçadas, estrelas, corações e outras tipologias tornaram-se parte dos caracteres utilizados para compor o título de um e-mail marketing. Imagine, em meio ao mar de mensagens que você recebe diariamente, observar um título assim:
Talvez não seja o primeiro e-mail que você lerá, mas certamente será aquele que chamará sua atenção. Dependendo do navegador utilizado, os emoticons poderão ainda aparecer coloridos e até brilhar. Esse é o mais alto grau de visibilidade criado para conquistar o cliente.
Como o e-mail marketing vive a era do engajamento, ao levar mais personalização e atrativos ao usuário, a possibilidade de conquistar maior adesão aumenta, melhorando o relacionamento, garantindo maior entregabilidade e abrindo, assim, um caminho livre para a caixa de entrada.
*Juliana Azuma é superintendente de Marketing Services da Serasa Experian e responsável pela Virtual Target.