Maria Aparecida e Adriana são os nomes mais recorrentes entre as empreendedoras; maioria é sócia de micro e pequenas empresas

O Brasil tem cerca de 6 milhões de mulheres sócias de empresas no Brasil, a maior parte delas concentradas nas regiões Sudeste e Sul do país. Elas são microempresárias e têm, em sua maioria, de 31 a 50 anos. Entre as mulheres mais empreendedoras do país, os nomes mais recorrentes são Maria Aparecida e Adriana e os signos mais comuns são Leão e Virgem.  É o que mostra o estudo inédito elaborado com base no banco de dados de empresas da Serasa Experian.

Perfil da sócia

A faixa etária mais comum entre as empreendedoras brasileiras é entre 31 e 40 anos, com 27,66% do total. A segunda faixa mais expressiva é de 41 a 50 anos, com 25,67%. Já as mulheres sócias de empresas que têm de 51 a 60 anos são 18,08% do total e estão na terceira faixa etária mais numerosa. Em seguida, vêm as idades 21-30 (15,98%), 61-70 (7,96%), 71-80 (2,85%). Mulheres acima de 81 anos representam 0,85% do total e mulheres com idades de 18 a 20 anos somam 0,94%.

Entre as empresas com faturamento conhecido que têm mulheres como sócias no Brasil, a maioria de 99,59% é de micro ou pequeno porte. Apenas 0,39% do total são sócias de médio porte e 0,02% de grande porte. Entre as mulheres sócias de empresas que faturam mais de 1,5 bilhões de reais por ano, 57,14% têm entre 21 e 40 anos; 9,52% têm de 41 a 50 anos e 33,33% têm 51 anos ou mais.

De acordo com a análise da Serasa Experian, a maior parte das mulheres sócias de empresas no Brasil está no grupo social “Empreendedores e Comerciantes”, categoria “Microempresários”, composta por comerciantes que cuidam de seu próprio negócio e possuem um nível de vida de médio a modesto. Muitos residem no próprio estabelecimento e equilibram as contas da empresa e pessoais, contando somente com seus conhecimentos e conselhos de amigos negociantes. Preferem a vida pacata ao crescimento muito grande de seu comércio. Vivem sem luxo, satisfazendo-se com pequenos agrados e prazeres rotineiros, seja uma pequena reforma no estabelecimento, seja uma festa em família, com mesa farta e bebida à vontade.

Esta é uma classificação do Mosaic Brasil, metodologia de segmentação da sociedade que leva em conta não só a renda, mas também outros critérios, como educação, geografia, demografia, padrões comportamentais e estilo de vida com o objetivo de entender melhor o mercado, a sociedade.

Estados e regiões

O levantamento mostra que a região Sudeste é a mais expressiva em número de mulheres sócias de empresas com endereços válidos, 53,27% do total. A região Sul contém a 2ª maior concentração, com 19,57%, seguida de Nordeste (15,96%), Norte (4,05%) e Centro-Oeste (7,15%).

São Paulo, com 30,91%, é o Estado com maior concentração de empreendedoras, seguido de Minas Gerais, com 10,93%, e Rio de Janeiro, com 9,51%. Já os Estados com menor concentração de mulheres sócias de empresas são Amapá (0,24%), Acre, (0,20%), e Roraima (0,17%).

Os demais Estados, em ordem crescente de participação, são Tocantins (0,36%), Sergipe (0,62%), Rondônia (0,63%), Piauí (0,63%), Alagoas (0,82%), Amazonas (0,91%), Paraíba (0,96%), Rio Grande do Norte (1,06%), Maranhão (1,16%), Mato Grosso do Sul (1,28%), Mato Grosso (1,45%), Pará (1,56%), Distrito Federal (1,63%), Espírito Santo (1,92%), Ceará (2,71%), Goiás (2,78%), Pernambuco (2,99%), Santa Catarina (4,41%), Bahia (5,02%), Paraná (7,24%) e Rio Grande do Sul ( 7,92%).

Ranking dos 10 nomes mais recorrentes entre as empreendedoras brasileiras:

Curiosidade

Leão é o signo da maioria das empreendedoras (8,77%). Ainda entre os signos que mais empreendem estão Virgem, com 8,63%, Câncer (8,57%) e Áries (8,57%). A minoria entre as mulheres sócias de empresas no Brasil é do signo de Sagitário (7,81%).

 

Mosaic Brasil
O Mosaic Brasil classifica a população brasileira em 10 grupos e 39 segmentos distintos em função de renda, geografia, demografia, padrões comportamentais e estilo de vida.
Resultado da fusão dos dados brasileiros da Serasa Experian Com a tecnologia de segmentação da Experian, presente em 29 países e desenvolvida ao longo de mais de 25 anos com um profundo processo de estudo e análise conduzidos por professores doutores da Universidade de São Paulo (USP).
http://www.serasaexperian.com.br/mosaic/index.html

Sobre a Serasa Experian Marketing Services
A Unidade de Marketing Services da Serasa Experian oferece ao mercado soluções eficazes e inovadoras para entendimento, prospecção, rentabilização e fidelização de clientes, entre elas ferramentas para marketing direto, marketing analítico, e-mail marketing e marketing digital.
www.serasaexperian.com.br/marketingservices

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

# # #