Mesmo com inflação alta e atividade econômica fraca, crescimento chegou a 4,3% em comparação com o ano passado; Região Sudeste concentra maioria das empresas

De janeiro a agosto de 2013, foram criadas e passaram a funcionar dentro do território nacional 1.259.102 novas empresas. É o que mostra o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas.

Esta quantidade representou um avanço de 4,3% frente ao total de novas empresas surgidas durante o mesmo período de 2012 (1.206.355), sendo também maior que os totais registrados durante os mesmos meses de 2011 (1.137.030 novas empresas) e 2010 (973.188 novas empresas).

De acordo com os economistas da Serasa Experian, mesmo com a atividade econômica fraca e a inflação alta ao longo de todo o período, os empresários de micro e pequenas empresas continuam confiantes em abrir seu próprio negócio. A estatística de nascimento de empresas desses portes é crescente, incluindo os MEIs, que são mais da metade dos novos empreendimentos.

Somente no mês de agosto/13, porém, a quantidade de MEIs criadas (117.087) foi 4,6% menor do que a de julho (122.790), enquanto que as Empresas Individuais apresentaram um pequeno crescimento, de 2,3% (21.730 em agosto, contra 21.243 criadas em julho). A quantidade de Sociedades Limitadas se manteve estável em relação ao mês anterior. Este menor ritmo de criação de novas empresas em agosto comparativamente a julho pode ter sido reflexo do aumento da taxa cambial, impactando negativamente os índices de confiança dos empresários, inibindo-os, pontualmente, à abertura de novos empreendimentos.

Nascimento de Empresas por Natureza Jurídica

Conforme apontado pelo estudo, das 1.259.102 novas empresas criadas entre janeiro e agosto de 2013, 854.849 (67,1% do total) foram de Microempreendedores Individuais (MEIs), 155.121 (12,5% do total) foram de Empresas Individuais, 178.987 (14,3% do total) foram de Sociedades Limitadas e, por fim, 70.145 (6,1% do total) foram de empresas de outras naturezas jurídicas.

É importante notar que a participação dos Microempreendedores Individuais (MEIs) no conjunto de empresas que a cada mês surgem no país vem aumentando progressivamente, respondendo hoje por pouco mais de 2/3 do total.

Nascimento de Empresas por Região

O Sudeste é a região onde foi registrado o maior número de empresas abertas de janeiro a agosto de 2013: 628.222 empresas, 49.9% do total. Em seguida aparece a Região Nordeste com 230.257 empresas (18,3% do total). Na Região Sul foram criadas 209.182 empresas nos primeiros oito meses de 2013 (16,6% do total) e no Centro-Oeste surgiram 121.845 empresas (9,7% do total). Por fim, houve a criação de 69.596 (5,5% do total) empresas na Região Norte no primeiro semestre deste ano.

A Região Nordeste registrou o maior aumento no nascimento de empresas durante os oito primeiros meses de 2013 na comparação com o mesmo período do ano passado (alta de 5,7%), seguida de Sul (com aumento de 5,4%), Centro-Oeste (com 4,2%), Sudeste (com 3,9% de crescimento) e Norte (1,7%).

Nascimento de Empresas por Setor

É no setor de serviços que está a maior concentração do número de empresas criadas de janeiro a agosto de 2013: foram 626.232 empresas de serviços que abriram suas portas, representando 57,6% do total. Em seguida, foram abertas 351.050 empresas comerciais (32,5% do total) no acumulado dos oito primeiros meses de 2013 e, no setor industrial, surgiram 88.823 empresas (8,2% do total) neste mesmo período.

Ao longo destes últimos quatro anos, tem crescido a participação das empresas de serviços no total de empresas que nascem no país. Esta participação aumentou 4,6 pontos percentuais entre os oito primeiros meses de 2010 (53,0% do total) e o mesmo período de 2013 (57,6% do total).

Por outro lado, a participação do setor comercial de empresas que surgem no país tem recuado nestes últimos anos (de 32,9% entre janeiro e agosto de 2012 para 32,5% no mesmo período de 2013), ao passo que a participação das novas empresas industriais vem se mantendo estável, variando pouco – de 8,5% em 2010 para 8,2% em 2013.

Metodologia do estudo sobre Nascimento de Empresas

Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

#  #  #