Cerca de 9 milhões de brasileiros regularizaram todas as pendências financeiras e deixaram a lista de inadimplentes no primeiro quadrimestre do ano

No primeiro quadrimestre do ano, 8,9 milhões conseguiram deixar a lista de inadimplentes depois de procurar os credores e quitar todas as dívidas em atraso. O número é o maior já registrado desde 2006, quando se iniciou a medição. Representa um aumento de 6,4% em relação a igual período de 2012.

No mesmo período, houve queda de 2,1% no número de consumidores que fez o movimento contrário, entrando na base de inadimplentes. No quadrimestre, 11,2 milhões de CPFs foram negativados. Em igual período do ano passado, foram registrados 11,5 milhões.

Segundo os economistas da Serasa Experian, trata-se de uma ótima notícia, pois desde 2010 o Brasil não registrava crescimento na saída de inadimplentes da base e conjuntamente com queda na entrada de pessoas na lista.

Os economistas apontam que os principais motivos para o aumento de consumidores que regularizaram pendências são: a expansão das renegociações de dívidas (incluindo pela internet), os juros reduzidos, o desemprego baixo, a evolução da renda, além do menor ritmo de crescimento do endividamento no ano passado (2012), com decréscimo gradual do comprometimento da renda com prestações.

Veja abaixo as dicas da Serasa Experian para evitar o superendividamento e a inadimplência. As orientações estão disponíveis também no link www.serasaconsumidor.com.br

Dicas dos economistas para controlar o orçamento da casa

1ª Antes de ir ao supermercado, faça uma lista do que é preciso. Não vá com fome porque é sempre um estímulo para compras desnecessárias. Evite passear pelas gôndolas e experimentar os lançamentos.

2ª Também faça uma lista de compras necessárias no caso de roupas e sapatos. Isso evita agir por impulso.

3ª Procure fazer os pagamentos sempre em dia, seja de despesas fixas, financiamentos ou cartões de crédito, evitando juros e multas.

4ª Controle os gastos dos cartões de crédito de dependentes. Lembre-se que quanto maior o número de cartões de crédito que você tem, maior será a dificuldade para controla-los. Se há dificuldade em manter o controle, opte pelos cartões pré-pagos. O descontrole é a maior causa da inadimplência.

5ª No caso do telefone celular, procure planos familiares, em que há descontos quando se fala com determinadas pessoas ou com as da mesma operadora. Pesquise sempre.

6ª Lembre-se e reserve dinheiro, principalmente com recursos do 13º salário, férias e bônus, para as despesas sazonais, como volta às aulas, pagamento de IPVA e IPTU e demais datas comemorativas.

7ª Utilize a mesada como um aliado na educação financeira de seus filhos.

8ª Faça um fundo de emergência, na forma de poupança, para cobrir eventualidades, como: conserto de um eletrodoméstico, desemprego, caso de doença na família etc. Procure poupar o mesmo percentual do salário que você gasta em pagamentos de dívidas. Exemplo: poupe 10% de sua renda e faça prestações mensais equivalentes a no máximo 10% da mesma. É uma maneira mais segura de garantir a estabilidade financeira da família.

9ª Defina com a família as prioridades de gastos. Assim, fica mais fácil engajar todos no controle dos gastos.

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

# # #