Colocar as contas na ponta do lápis e envolver toda a família na definição das prioridades são ações fundamentais para não cair no descontrole financeiro

O primeiro trimestre do ano é marcado por uma série de despesas, como IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, cartão de crédito com gastos das férias e festas de final de ano, e muito mais. Vários consumidores atravessaram esse período crítico no aperto porque deixaram de se planejar financeiramente ao longo do ano anterior. Por isso, agora é hora de poupar e se organizar para não enfrentar dificuldades nos próximos meses, considerando a proximidade de datas comemorativas representativas no comércio, como o Dia das Mães e Dia dos Namorados, e ainda as férias de julho.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o consumidor acaba se descontrolando financeiramente, porque costuma gastar mais do que a sua capacidade de pagamento. Por isso, é fundamental planejar, colocando todas as contas na ponta do lápis, até mesmo o cafezinho do dia a dia. Também é importante envolver toda a família na definição das prioridades do ano, inclusive ser transparente quando for necessário o corte de gastos.

O consumidor precisa ter consciência na hora de comprar a prazo para não acumular vários parcelamentos. Dividir um presente em muitas vezes, por exemplo, pode não ser um bom negócio se o comprador não tiver disciplina financeira. De acordo com os economistas da Serasa Experian, o consumidor deve avaliar se as novas parcelas assumidas podem ser suportadas pela sua renda mensal, que já contempla o pagamento de despesas correntes e essenciais, como alimentação, água, luz, telefone, escola, remédio, prestações, financiamentos, reserva para o fundo emergencial, entre outras.

No caso das férias, um bom planejamento pode ajudar o consumidor a economizar. Quem organiza a viagem antecipadamente sai ganhando com promoções em tarifas, hotéis, companhias aéreas e agências de viagem. Segundo os economistas da Serasa Experian, a tendência é de que os preços subam cada vez mais com a proximidade das férias.

Os economistas também orientam que o consumidor faça um fundo de reserva mensal para emergências. Isso vai ajudá-lo a não prejudicar suas finanças quando acontecer alguma eventualidade, já que terá dinheiro para cobrir parte ou todo o gasto com a despesa.

Para o consumidor que não conseguiu se livrar totalmente do acúmulo de contas do primeiro trimestre do ano e carregou parte das despesas para os próximos meses, a orientação dos economistas da Serasa Experian é priorizar o pagamento dessas dívidas, evitar novas despesas durante este período e se controlar nas compras para as próximas datas comemorativas.

Para conferir mais dicas sobre educação financeira, acesse o site www.serasaconsumidor.com.br

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

 

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

 

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

# # #