Campanha de recuperação de crédito conta com participação das grandes redes de varejo da Bahia e espera atender 50 mil consumidores

A Serasa Experian anuncia participação de seu presidente, Ricardo Loureiro, na abertura da campanha de recuperação de crédito “Nome Limpo”, que acontece em Salvador no dia 22 de novembro a partir das 08h00. Organizada pela CDL Salvador e FCDL Bahia, a campanha, que vai até o dia 1º de dezembro, será uma oportunidade para quitação de dívidas e recuperação do poder de compra de consumidores.

A Serasa Experian, realizadora do evento, terá um stand para atendimento aos consumidores e promoção de serviços gratuitos, como as consultas à situação da dívida, além dos benefícios para a população da adoção do Cadastro Positivo e do MeProteja, primeiro produto da Serasa Experian desenvolvido para consumidores, informará o cidadão quando uma transação de crédito for feita usando o seu CPF. Com essa informação, o consumidor terá como se proteger de possíveis ações de fraudadores, pois caso não tenha participação no negócio relativo àquela consulta, poderá recorrer à Serasa Experian. O MeProteja alerta por e-mail e por mensagens de celular (SMS) quando o CPF for consultado em vendas a crédito, usado para abertura de empresa, compra de telefone e incluído ou excluído da lista de inadimplentes. Os avisos sobre consultas que tenham sido realizadas no CPF do consumidor virão acompanhados de um telefone da Serasa Experian. Caso o consumidor não reconheça a transação sobre a qual foi avisado, ele poderá ligar para a Serasa Experian. De imediato, a Serasa Experian entrará em contato com a empresa que fez a consulta para verificar se se trata ou não de tentativa fraude.

As lojas participantes da campanha vão promover redução de até 100% dos juros e multas, e descontos de até 50% no valor principal da dívida. A estimativa da organização do evento é atender a um público de 50 mil pessoas durante os dez dias da campanha. O evento vai funcionar como um feirão com stands das principais lojas e instituições do varejo com endereço em Salvador e Região Metropolitana como Casas Bahia, Leader, Losango, Bradesco, IBI, Coelba, Embasa, Esplanada, GBarbosa entre outros além de bancos e financeiras. As redes de lojas com filiais no interior poderão estender as condições para os devedores residentes nessas cidades. Haverá equipes para atender gratuitamente os cidadãos e fornecer o extrato com a situação do devedor. A quitação ou renegociação dos débitos vai ocorrer no local e a reabilitação será imediata.

Além da participação na campanha “Nome Limpo”, a Serasa Experian promove até o dia 31 de dezembro a Campanha de Recuperação e Concessão de Crédito Natal 2011, que, desde seu lançamento em 26 de setembro, já beneficiou 1,8 milhão de consumidores em todo o Brasil. O número é cerca de 80% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. A iniciativa da Serasa Experian pretende, assim como em 2010, sensibilizar o maior número de empresas do país a aproveitar o período que antecede o Natal, data comemorativa mais expressiva para o comércio no Brasil, para promover a recuperação de crédito do consumidor. Este ano, a iniciativa visa também a favorecer consumidores que não estão inadimplentes a tomar crédito e fazer negócio em condições mais favoráveis e evitando inadimplência futura.

Alguns fatores explicam a boa notícia de que apesar da inadimplência do consumidor ter crescido cerca de 20% este ano, tivemos uma recuperação de crédito recorde. O primeiro diz respeito às empresas que estão mais sensíveis ao tema, promovendo a oportunidade do consumidor regularizar as suas dívidas em atraso. Este ano, o número de empresas participantes cresceu 69%. Outro aspecto importante se refere ao consumidor, que está mostrando mudança de comportamento. Já revela, por exemplo, que leva em conta os juros antes de fechar um financiamento. Esse é um sinal de que está mais consciente e já pode ser considerado um reflexo do movimento de educação financeira do brasileiro", aponta Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian.

Educação financeira – Junto com o movimento para reabilitar o poder de compra do cidadão, a campanha prevê um trabalho de educação financeira com o público. Durante o feirão, serão ministrados workshops e distribuídas cartilhas com dicas para evitar o descontrole financeiro, gerenciar o orçamento doméstico e evitar novas dívidas.

SERVIÇO
Evento:
Campanha de recuperação de crédito “Nome Limpo”
Data: de 22 de novembro a 1º de dezembro, de 8h às 20h.
Local: Centro de Convenções da Bahia, Pavilhão B
Realização: Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

###