*Por Virtual Target

Os e-mails de boas-vindas, “welcome” ou “sign-up” são a primeira oportunidade que a empresa tem para persuadir o consumidor a estabelecer uma interação regular com a marca.

Existem diversas maneiras de ser convincente e aumentar o número de usuários que interagem com suas mensagens. Pensando nisso, a Virtual Target preparou algumas dicas para fortalecer a comunicação com seu cliente.

Primeiro contato: As primeiras coisas que chamam a atenção do usuário ao receber um e-mail marketing são a linha de assunto, o heading, e o remetente. Por isso, um emissor “no-reply” não tem nada a ver com boas-vindas. Uma verdadeira mensagem de “welcome” tem de parecer pessoal, acessível e interessada.

A linha de assunto, por sua vez, tem de ser informativa, direta e amigável. O consumidor precisa de um motivo para abrir a sua mensagem, e ser pessoal é a melhor maneira de fazer isso. Coisas simples, como “Seja bem-vindo, novo usuário”, ou “Fulano, é um prazer tê-lo conosco”, ou mesmo “Por favor, confirme sua participação”, fazem a diferença no resultado da interação. Aliás, personalização é crucial para o primeiro e-mail.

Momento: O usuário precisa ter certeza de que a interação dele com o site foi um sucesso. Por isso, e-mails de boas-vindas não instantâneos podem não ser tão interessantes quanto os enviados em tempo real. Se a sua empresa não consegue fazer esse disparo em tempo real, é preciso mudar a abordagem e, até mesmo, criar uma régua de “Welcome”, oferecendo informações importantes sobre o relacionamento, ressaltando as vantagens de ser um assinante ou cliente para fortalecer a relação.

Design: Não é porque o e-mail tem a função de anunciar o sucesso de um relacionamento que se inicia que ele não precisa ter enfeites. A mensagem não deve ser cheia de conteúdo, nem pode perder o foco, mas uma peça bonita, com um bom call to action, utilizando texto alternativo nas imagens, é essencial nesse primeiro contato.

Lista branca: Nada melhor do que usar o e-mail de “Boas-Vindas” para solicitar ao consumidor que inclua o endereço na lista de remetentes confiáveis, a chamada lista branca.

E lembre-se: a primeira impressão é sempre a que fica.

*** Virtual Target, serviço que disponibiliza soluções de e-mail marketing que entregam diferenciação, inteligência da informação, mensuração, capacidade de interação e automatização de processos para diversos segmentos de empresas. Para mais informações, acesse: www.virtualtarget.com.br.