Mulheres devem mais contas de água, luz e gás do que homens, revela Serasa Experian

• Pesquisa
  • Publicada em 24/10/2019
  • Tempo de leitura: 5 minuto(s)
Divisão por gênero mostra que eles têm mais dívidas atrasadas em bancos e cartões, enquanto elas devem mais em Utilities; total de inadimplentes fica estável em agosto de 2019
São Paulo, 24 de outubro de 2019 – A inadimplência ficou estável em agosto de 2019, permanecendo em 63,4 milhões. O número representa 40,6% da população adulta do país. Na visão por gênero, os homens são a maior parte (50,8%), devendo mais para o segmento de Bancos e Cartão. Já elas (49,2%) têm mais dívidas atrasadas em Utilities – contas de água, luz e gás. No geral, a inadimplência teve variação de quase 3% com relação ao mesmo mês do ano anterior.

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o mito de que mulheres devem mais não existe. “Podemos falar que hoje os gêneros estão em pé de igualdade, ambos impactados fortemente pelo desemprego no país. Apesar disso, os dados indicam uma estabilidade no número nos últimos meses, um sinal de alívio para a economia do país”.

Homens devem mais para o setor financeiro

A representatividade da soma de Bancos e Cartões e Financeiras é maior no montante de dívidas atrasadas dos homens (40%) do que nas mulheres (37,3%). Elas têm mais contas negativadas em Utilities (água, luz e gás) e Varejo.

Segundo Rabi, os homens costumam assumir mais compromissos com instituições financeiras do que elas. “É mais comum que os financiamentos de veículos e imóveis, por exemplo, sejam feitos por eles. Isso se deve pela maior renda da população masculina, que acaba tendo a aprovação de crédito mais fácil do que para mulheres”.

Tocantins é o Estado com mais homens inadimplentes

Entre os Estados, Tocantins se destaca pela maior porcentagem de homens entre os inadimplentes (56,3%), bem acima da média nacional de 50,8%. Mato Grosso (56,1%) e Roraima (54,6%) aparecem na sequência. Já na Paraíba (53,4%), Alagoas (53,1%), Pernambuco (52,9%), Ceará (52,7%), Piauí (52,2%), Rio Grande do Norte (51,9%), Bahia (51,4%), Sergipe (50,8%), Amapá e Amazonas (ambos com 50,6%) as mulheres são maioria entre os devedores. Confira na tabela:

Negociar dívidas é saída para regularizar situação financeira

Colocar a vida financeira em ordem é essencial para voltar a ter crédito e usufruir de melhores ofertas em bancos, varejistas e outras entidades. Para ajudar a população brasileira a sair da inadimplência, a Serasa Experian disponibiliza um canal digital e totalmente gratuito para que os consumidores negociem as dívidas atrasadas com os credores. O Serasa Limpa Nome pode dar descontos de até 90%, dependendo do parceiro, e tem 16,5 milhões de dívidas negativas e 16,4 milhões de não negativadas disponíveis na plataforma.

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, des

de a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 17.200 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.