Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

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Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

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Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

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Empresas | Inadimplência

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Consumidor | Inadimplência

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Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

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10 tipos de clientes, seus perfis e como atendê-los para fidelizar mais!

Conhecer seu cliente permite personalizar o atendimento, fechar mais vendas e fidelizar o público. Veja os 10 tipos de clientes e como atendê-los!

10 tipos de clientes, seus perfis e como atendê-los para fidelizar mais!

Deseja crescer com seu negócio? Então, é muito importante conhecer os tipos de clientes que podem passar por você — ou pela sua equipe de atendimento! Isso porque, para um empreendimento prosperar, ele deve oferecer o melhor serviço e produtos para o público-alvo. E só podemos fazer isso tendo cada perfil de pessoa na ponta da língua!

Afinal, cada cliente tem comportamentos, expectativas e necessidades únicas, e adaptar o atendimento a essas particularidades pode ser o grande diferencial entre fidelizar um cliente ou perdê-lo para a concorrência. Pensando nisso, vamos explorar os perfis mais comuns de clientes e como você pode ajustar sua abordagem para garantir uma experiência positiva e eficaz para todos!

Por que é importante conhecer o perfil do meu cliente?

Entender o perfil do cliente não é apenas uma questão de cortesia. É uma estratégia que pode transformar o desempenho do seu negócio. Quando você conhece o perfil do cliente, pode adaptar o atendimento, o produto ou serviço, e até as campanhas de marketing, o que resulta em mais vendas e clientes satisfeitos. Imagine que sua empresa venda um produto de tecnologia de ponta. Você sabe que existem clientes que entendem bastante sobre o tema, enquanto outros têm dificuldades com tecnologia. Abordar todos de maneira padronizada pode afastar potenciais consumidores. Por isso, conhecer seu público permite que você personalize a comunicação, trazendo mais clareza para quem precisa e mais profundidade técnica para quem já domina o assunto. Além disso, o perfil dos clientes também ajuda na criação de

estratégias de marketing mais eficazes, facilitando a segmentação do público e melhorando o retorno sobre o investimento (ROI). Com campanhas mais personalizadas, é possível falar diretamente com as necessidades de cada grupo de clientes, resultando em maior engajamento e fidelização. Faz sentido, né?

Conheça agora os 10 tipos de clientes

O sucesso de uma pequena ou média empresa está diretamente relacionado à melhor experiência de cada cliente. Vamos conhecer alguns dos principais tipos de clientes e como atender cada um da melhor forma. Assim, você terá mais vendas, mais lucro e, além disso, relações duradouras e produtivas!

1. Cliente indeciso

O cliente indeciso é aquele que se perde facilmente diante de várias opções e não consegue tomar decisões rápidas. Isso pode acontecer porque ele tem medo de fazer a escolha errada ou porque ainda não entende completamente o que precisa.

Como atender um cliente indeciso?

Aqui, a paciência é sua maior aliada. Um erro comum é oferecer muitas opções ao cliente indeciso, o que pode deixá-lo ainda mais confuso. O ideal é apresentar poucas alternativas bem explicadas e destacar claramente os benefícios de cada uma. Pergunte sobre suas necessidades e ofereça uma solução que se alinhe com o que ele está buscando. Dê exemplos de outros clientes satisfeitos para aumentar a confiança e ajudá-lo a tomar a decisão certa.

2. Cliente apressado

O cliente apressado tem um perfil direto e não gosta de perder tempo. Ele valoriza a rapidez e a eficiência acima de tudo e, geralmente, já sabe exatamente o que deseja. Ele quer chegar na loja, procurar o que precisa, pagar e sair — simples e rápido.

Como atender um cliente apressado?

Neste caso, a objetividade é crucial. Evite conversas longas ou detalhadas e foque no essencial. Diga o que ele precisa ouvir de forma rápida e clara, e ofereça uma solução que ele possa concluir sem demora. Uma ferramenta digital, como um sistema de pedidos online ou checkout rápido, faz toda a diferença para esse tipo de cliente.

Negócios que oferecem agilidade tendem a manter clientes apressados satisfeitos e fiéis.

3. Cliente comunicativo

O cliente comunicativo é amigável, gosta de conversar e, muitas vezes, prolonga o atendimento além do necessário. Ele pode até mesmo desviar o foco da compra para assuntos pessoais. Por isso, aqui você precisa da mesma paciência que o tipo de cliente indeciso requer para o atendimento.

Como atender um cliente comunicativo?

O importante aqui é manter o equilíbrio. É ótimo criar uma boa relação com o cliente, mas lembre-se de manter o foco no objetivo da interação: a venda. Use a simpatia dele como uma oportunidade de criar um vínculo mais forte, mas tente direcionar a conversa de volta para o que realmente importa, como os benefícios do produto ou serviço. Muitas vezes, esse tipo de cliente valoriza um relacionamento de confiança e acaba se tornando fiel ao negócio, graças a um atendimento humanizado e próximo.

4. Cliente desconfiado

O cliente desconfiado é cauteloso e precisa de muitas garantias antes de fechar uma compra. Ele costuma fazer várias perguntas e pode hesitar antes de tomar uma decisão.

Como atender um cliente desconfiado?

Neste caso, faça de tudo para transmitir mais segurança e transparência. Seja claro nas informações e ofereça garantias, como política de devolução ou depoimentos de outros clientes. Mostrar certificações ou selos de qualidade também ajuda a tranquilizar esse perfil de cliente. Um estudo da BrightLocal, o Local Consumer Review Survey, mostra que 88% dos consumidores confiam em avaliações online tanto quanto em recomendações pessoais. Por isso, ter boas avaliações à vista pode fazer toda a diferença para atrair e fidelizar clientes.

Salve para ler depois e melhorar ainda mais seu atendimento: Atendimento ao público: técnicas e principais pilares

5. Cliente fiel

O cliente fiel é o sonho de qualquer negócio. Ele conhece e confia na sua marca, faz compras recorrentes e, muitas vezes, indica seus produtos ou serviços para outras pessoas.

Como atender um cliente fiel?

Aqui, o atendimento é mais sobre manter o cliente satisfeito do que conquistá-lo. Ofereça benefícios exclusivos, como descontos para clientes recorrentes ou programas de fidelidade. Faça-o sentir que está sendo recompensado pela lealdade, e ele continuará a ser um promotor natural da sua marca. Inclusive, publicamos recentemente um artigo com sugestões de estratégia de fidelização com 24 ideias de brindes para clientes. Que tal começar a investir mais na fidelização do melhor tipo de cliente que seu negócio pode ter?

6. Cliente exigente

O cliente exigente sabe exatamente o que quer e espera nada menos que perfeição. Ele é detalhista, observador e pode se frustrar facilmente se algo não corresponder às suas expectativas.

Como atender um cliente exigente?

A melhor maneira de lidar com esse perfil é oferecer um atendimento excepcional. Ouça com atenção suas demandas e tente superá-las. Demonstre que você está disposto a ir além para entregar o que ele espera. Personalização e exclusividade são pontos que esse tipo de cliente valoriza bastante, por isso, ofereça soluções que sejam feitas sob medida para ele. Empresas que conseguem atender expectativas elevadas tendem a criar defensores da marca, que irão promover seus produtos para outras pessoas de forma espontânea.

7. Cliente que só diz "sim"

O cliente que só diz "sim" concorda com tudo o que você diz, mas, na prática, pode não estar completamente convencido ou não tomar uma decisão efetiva.

Como atender um cliente que só diz "sim"?

Aqui, é importante ter cuidado para não interpretar mal o "sim". Para isso, certifique-se de que ele realmente entendeu os detalhes da transação e está confortável com a compra. Muitas vezes, esse cliente está apenas evitando conflito e, por isso, é fundamental garantir que ele compreenda completamente o que está sendo oferecido. O acompanhamento pós-venda é uma excelente maneira de garantir a satisfação e evitar arrependimentos também.

8. Cliente reclamão

O cliente reclamão tem a tendência de sempre encontrar algo para criticar. Ele pode ter tido uma experiência ruim anteriormente, o que o faz abordar o atendimento de maneira defensiva.

Como atender um cliente reclamão?

Manter a calma e ouvir atentamente são passos fundamentais. A melhor maneira de desarmar um cliente reclamão é reconhecendo suas queixas e oferecendo uma solução rápida e eficaz. Mostrar que você se importa em resolver o problema pode transformar uma experiência negativa em algo positivo. De acordo com um estudo da Harvard Business Review, clientes cujas queixas são resolvidas de forma satisfatória tendem a ser mais fiéis do que aqueles que nunca tiveram problemas. Portanto, dê atenção aos clientes reclamões, pois eles têm seu valor!

Você também pode gostar:Segmentação de público em plataformas de mídia social: como deve ser feita?

9. Cliente caçador de promoções

O cliente caçador de promoções só faz compras quando encontra uma oferta imperdível. Ele está sempre comparando preços e condições antes de tomar uma decisão. Para ele, quanto menor o preço e maior o benefício, melhor!

Como atender um cliente caçador de promoções?

Este perfil de cliente precisa de um incentivo para comprar. Além de promoções e descontos, você pode oferecer vantagens exclusivas, como frete grátis ou parcelamentos que ele não encontrará em outro lugar. Programas de fidelidade também podem ser uma maneira eficaz de mantê-lo engajado a longo prazo, transformando a busca por promoções em uma relação de confiança e vantagem mútua.

10. Cliente especialista

O cliente especialista é aquele que sabe muito sobre o produto ou serviço que está comprando. Ele já fez pesquisas detalhadas e, muitas vezes, conhece o produto melhor do que o próprio vendedor.

Como atender um cliente especialista?

O segredo aqui é tratar o cliente como um parceiro. Não tente ensinar o que ele já sabe, mas, em vez disso, ofereça novidades ou informações avançadas que possam interessá-lo. Faça perguntas sobre o que ele quer, espera e necessita saber de você. Este cliente valoriza dados e insights específicos, então, esteja preparado para um diálogo técnico e respeitoso. Esse tipo de cliente pode se tornar um grande promotor da marca, caso se sinta reconhecido e valorizado. Conhecer os diferentes tipos de clientes e saber como atendê-los pode fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio! Na Serasa Experian, estamos comprometidos em ajudar sua empresa a crescer de forma sustentável, oferecendo soluções para melhorar o relacionamento com seus clientes e otimizar sua gestão. Não importa o perfil de cliente, o importante é garantir um atendimento que faça a diferença. Gostou dessas dicas? Então, confira também nosso próximo artigo: Como fazer a redução de custos nas empresas: entenda! Agradecemos por nos acompanhar até aqui, nos vemos na próxima leitura!

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