É comum que pequenos e médios empresários tenham dificuldades em algumas áreas do negócio. Uma delas é o atendimento ao público, já que envolve habilidades e técnicas de comunicação e relacionamento.

Contudo, realizar um bom atendimento é essencial para o sucesso da empresa, tendo em vista que isso pode ajudar a destacá-la dos concorrentes, atrair e fidelizar os clientes.

A boa notícia é que mesmo com recursos financeiros limitados, é possível investir em técnicas para aprimorar o atendimento e melhorar a experiência do público. Continue a leitura para entender mais sobre o assunto!

Qual é a importância do atendimento ao público?

O atendimento ao público é fundamental para manter uma boa relação com os clientes e melhorar as vendas — e isso é válido para qualquer segmento e porte de empresa.

De acordo com Kotler e Armstrong, no livro Princípios do Marketing, o atendimento é uma das principais ferramentas de promoção. Assim, uma boa experiência nesse aspecto pode influenciar positivamente a percepção do cliente sobre o negócio e sobre os produtos ou serviços oferecidos.

Outro ponto importante é quanto à reputação. Quando uma pessoa tem uma experiência negativa com o atendimento de uma empresa, isso pode se espalhar por meio de redes sociais e outras plataformas online — como o Reclame Aqui —, prejudicando a imagem da companhia e, consequentemente, as vendas.

Quais são os tipos de atendimento ao público?

O atendimento pode ser feito de diversas formas — de modo online ou presencial — dependendo das características do público-alvo, e considerando a estratégia e o orçamento do negócio.

Veja, a seguir, alguns exemplos!

Atendimento presencial

Embora as vendas online apresentem crescimento significativo em muitos negócios, o contato presencial ainda tem grande relevância.

Ao receber um cliente no espaço físico da empresa, é fundamental realizar um bom atendimento para gerar uma experiência positiva durante a compra. Para isso, é possível oferecer demonstração de produtos ou serviços, ter espaços confortáveis e contar com equipes bem treinadas, entre outros fatores.

Atendimento telefônico

Outra forma de entrar em contato com o seu público é por meio de ligações telefônicas ou mensagens por WhatsApp. Você pode deixar esse canal para suporte e para tirar dúvidas de maneira mais rápida e eficiente.

O atendimento telefônico ainda pode ser utilizado para um relacionamento ativo. Nesse caso, a empresa entra em contato para divulgar promoções e serviços.

Contudo, em ambos os casos, é importante ter autorização do cliente. Do contrário, as ligações ou mensagens indesejadas podem gerar incômodo.

Atendimento por e-mail

Os canais digitais são excelentes ferramentas para atendimento ao público de forma remota. A troca de mensagem por e-mail permite um atendimento rápido e eficiente, e deixa as informações registradas no histórico — o que pode ajudar a entender as necessidades do cliente para disponibilizar ofertas futuras.

A ferramenta também pode ser positiva para divulgar promoções e conteúdos relevantes, por meio de newsletter e e-mails promocionais. Porém, é preciso ter uma estratégia de marketing de conteúdo adequada.

Além disso, você pode usar softwares de gestão de relacionamento com o cliente (CRM), que são positivos para realizar esse tipo de ação e identificar o melhor momento de aproximação com ofertas ou desconto pela data do aniversário, entre outras iniciativas.

Atendimento por chat

As ferramentas de comunicação virtuais fazem parte da evolução do atendimento ao cliente e permitem uma troca de informação mais ágil, melhorando a experiência.

Ter chat online no seu site ou aplicativo permite uma troca de mensagens rápida para tirar dúvidas e resolver problemas. O atendimento pode ser feito com a equipe de vendas — para que seja mais personalizado — ou com a tecnologia de chatbot, com mensagens automatizadas que ajudam na resolução de casos mais simples.

Atendimento por redes sociais

Além de ferramentas para divulgação e relacionamento, as redes sociais também funcionam como um canal de atendimento. Portanto, é importante mantê-las atualizadas, além de dar atenção à caixa de mensagens e aos comentários, para dar uma devolutiva às questões apresentadas pelo público.

Independentemente do tipo escolhido, é essencial que a empresa esteja preparada para oferecer um atendimento de qualidade, investindo em capacitação dos atendentes, tecnologia e processos que garantam uma experiência positiva para o cliente.

Quais são os principais pilares do atendimento ao público?

Para fazer um bom atendimento ao público, é necessário conhecer os pilares do atendimento e investir em treinamentos para que você e sua equipe consigam lidar com os clientes da melhor maneira.

Os principais aspectos que devem ser considerados durante essa interação são:

  • empatia: os atendentes devem se colocar no lugar do cliente para entender as suas necessidades e expectativas;
  • cortesia: o atendimento deve ser realizado de forma educada e respeitosa, para gerar uma experiência positiva;
  • agilidade: o processo deve ser realizado com rapidez e eficiência, sem deixar o cliente esperando por muito tempo;
  • conhecimento: os atendentes devem estar preparados para responder às dúvidas e demandas, com conhecimento profundo sobre os produtos e serviços oferecidos;
  • solução: o objetivo do atendimento é sempre resolver o problema — caso não seja possível, a situação deve ser encaminhada para uma área que possa atender a demanda de forma satisfatória.

Como garantir um bom atendimento ao público?

O atendimento ao público pode ser feito pela própria equipe ou por uma empresa terceirizada, o que costuma acontecer em situações de atendimento a distância.

De qualquer forma, é muito importante garantir que sejam aplicadas as boas práticas da área para realizar um atendimento de qualidade.

Veja, a seguir, algumas dicas para isso!

Capacite sua equipe

Se você tem uma equipe de atendimento, os profissionais que realizam essa função devem ser bem treinados e ter as habilidades necessárias para lidar com diferentes tipos de clientes e situações.

Outra dica é atualizar a equipe sobre o mercado de atuação, os produtos ou serviços que a empresa oferece, os trabalhos realizados e os cases de sucesso. Assim, eles conseguirão responder às perguntas dos clientes com precisão e rapidez, demonstrando segurança sobre o assunto.

Tenha canais de atendimento variados

Os clientes devem ter a possibilidade de entrar em contato com a empresa de várias maneiras — seja por telefone seja por e-mail ou redes sociais. Além disso, procure garantir que todas as solicitações sejam respondidas rapidamente e de maneira satisfatória.

Ouça com atenção

Ter um roteiro pré-definido para o atendimento pode ajudar a iniciar a conversa. Contudo, para resolver o problema da pessoa, é preciso ouvir com atenção.

Procure entender as necessidades do cliente, para que o atendimento seja feito de forma eficaz. Fazer algumas perguntas pode ajudar a entender melhor a situação e demonstrar proatividade.

Seja transparente

Transparência e honestidade são valores fundamentais para conquistar a confiança dos clientes. Se houver algum problema com a execução de um serviço ou atraso na entrega, por exemplo, é recomendado comunicá-lo de maneira clara e verdadeira, buscando sempre soluções que satisfaçam a pessoa.

Dê atenção ao ambiente

O ambiente em que os clientes são atendidos deve ser agradável e acolhedor. Dê atenção à decoração do espaço, climatização, higiene e vestimenta dos funcionários, entre outros detalhes.

Peça feedback

O feedback dos clientes é fundamental para identificar pontos fortes e fracos, além de oportunidades de melhoria. Sendo assim, peça sempre a opinião deles — isso pode ser feito por meio de um questionário de avaliação após o atendimento ou em uma pesquisa por e-mail, por exemplo.

O atendimento ao público é um fator significativo para o sucesso de um negócio. Quando bem realizado, ele contribui para a atração de clientes e para a construção de um relacionamento de confiança. Portanto, é importante seguir as práticas apresentadas, além de investir em treinamentos e ferramentas, para garantir um atendimento de qualidade.

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