Se tem uma coisa que todo mundo concorda, é que o povo brasileiro adora uma promoção como a Black Friday, né?

Com isso, é indispensável, para quem tem uma empresa, realizar um planejamento para aproveitar os picos de vendas.

Para se ter uma ideia, se olharmos para o período da Black Friday no Brasil de 2022 e compararmos com a expectativa no estudo do Méliuz para 2023, vemos um aumento de 4% nas vendas!

Mas quando falamos de planejamento para Black Friday, o que vem na sua cabeça? Descontos? Kits promocionais? Maior atividade de anúncios nas redes sociais?

Então, se planejar para um período especial de vendas, não é apenas definir o que vai entrar em promoção; é necessário organizar aspectos de estoque, entregas, promoções, decoração, tráfego pago nas redes sociais, capacitação das equipes e muito mais!

Hoje vamos te contar as principais práticas e estratégias para você maximizar as vendas e – claro – fugir dos períodos de inadimplência!

O que a sua empresa quer para a Black Friday?

A primeira coisa a se fazer é definir suas metas e objetivos, de preferência, usando como base os dados das Black Fridays anteriores para estabelecer um melhor desempenho.

Você pode querer montar suas estratégias com objetivos distintos, tanto para aumentar suas vendas, como para consolidar mais a presença da sua marca e por aí vai.

Essa etapa conduzirá suas ações preparatórias e teremos um “norte” para desenvolver um plano de ação.

Na hora de montar esse plano, leve em consideração orçamento disponível, público-alvo, estoque, recursos de atendimento/vendas e capacidade de distribuição.

Nessa etapa, descobrimos se temos infraestrutura e capacidade de atingir os objetivos e metas estabelecidos anteriormente!

Aí você deve estar se perguntando: “Mas já estamos muito perto da Black Friday para pensar em tanta coisa, o que eu faço?”.

O certo teria sido se planejar com antecedência, mas não se preocupa porque vamos explicar todos esses pontos para você não precisar correr atrás de tantos detalhes.

A importância de saber anunciar em datas comemorativas

No período da Black Friday, vem um bombardeio de ações publicitárias nos pontos de vendas físicos e online (principalmente nas redes sociais), então é necessário criatividade e constância para se destacar!

É importante divulgar suas ofertas no maior número possível de canais de comunicação – redes sociais, WhatsApp, e-mail marketing etc. – e até mesmo explorar o “marketing boca a boca” por meio de ações no seu ponto de venda (decoração, panfletos etc.).

Algumas empresas até mesmo mandam mensagens de chatbot via WhatsApp com catálogos de produtos ou para envio de promoções, como cupons de desconto ou frete grátis.

Quanto mais o cliente associar a sua marca com a data comemorativa, melhor será o seu desempenho. Não entendeu a relação? Vem comigo que eu te explico!

Investir em uma decoração temática para sua loja física ou para o seu e-commerce, é extremamente benéfico, pois os consumidores esperam e juntam dinheiro para essa data, então, para eles é importante estar em clima de festa.

Quanto mais estímulos sensoriais você conseguir oferecer, mostrando que está no “clima da festa”, maior é o sentimento de “oportunidade única” que se cria, favorecendo o impulso de compra.

Também é necessário avaliar sempre se sua infraestrutura de estoque e distribuição poderá dar conta de um maior volume de vendas. Veja dicas sobre isso no próximo tópico.

Garanta a capacidade de estoque e distribuição

De nada adianta você investir em divulgação, receber diversos pedidos e na hora “H” não ter os produtos suficientes em estoque ou não conseguir suprir as demandas de entregas.

Pode acreditar que não há nada mais frustrante do que perder vendas ou, pior, prejudicar a imagem da sua empresa por falta de organização interna, né?

A falta de atenção com estoque e distribuição pode ainda levar você ao stress e ao prejuízo de fazer o reabastecimento ou a entrega em regime de urgência, que podem custar mais caro ou prejudicar a experiência de compra do cliente.

Para evitar essas dores de cabeça, o ideal é firmar antecipadamente acordos com seus fornecedores, deixando claro que haverá um fluxo maior que o normal e que solicitações emergenciais devem ser atendidas de maneira rápida!

Temos um artigo que fala especialmente sobre gestão de estoque em datas de maior variabilidade de demandas, clique aqui e confira!

A questão da distribuição se tornou um agravante porque as pessoas querem receber seus produtos o mais rápido possível – isso interfere na escolha de onde comprar – e as empresas de logística podem estar sobrecarregadas nessas épocas de movimento mais intenso.

Com a chuva de vendas, vem a tempestade de inadimplência!

Neste período em que as pessoas compram muito por impulso, podem acabar comprando demais e tomando mais crédito do que podem pagar.

A falta de planejamento financeiro é uma realidade para muitos dos brasileiros e isso pode trazer a você inconvenientes com a falta de pagamento.

Para minimizar o problema, é indispensável o uso de tecnologias especializadas em análise de crédito e a Serasa Experian te ajuda com isso! 😉

Utilizando o relatório de consulta de crédito, você acessa e analisa várias informações sobre a situação financeira do cliente, e pode identificar os riscos antes de fechar negócio, mesmo na correria da Black Friday.

Informações adicionais nas consultas

  • Índice de relacionamento com o mercado e setor (IRM): analisa o comportamento financeiro do cliente nos últimos 12 meses, dentro do setor de atuação dele: atacado, financeiro, comércio, factoring, indústria e serviços.
  • Comportamento de pagamento: fornece um histórico dos últimos 12 meses de todos os pagamentos feitos por uma empresa. Ele mostra a pontualidade que aquela empresa tem com seus compromissos financeiros, dando uma prévia de como a relação comercial vai se desenrolar com o cliente ou fornecedor.

Mas aí você me pergunta: “E, se a inadimplência bater?”

Uma das melhores formas de se lidar com a inadimplência é tendo uma política de crédito funcional e bem estruturada, com ações de cobrança previamente definidas.

Caso você não tenha uma política de crédito, veja como desenvolver uma em nosso artigo focado 100% neste assunto, basta clicar aqui!

Para a nossa sorte, também temos soluções em cobrança que fazem todos os processos para você e – o melhor de tudo – você só precisa pagar quando o arco for fechado ou quando o devedor te pagar ;)

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E aí? Gostou do conteúdo?

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Bom planejamento e até a próxima!