Fornecer uma experiência agradável durante todo o processo de compra faz toda a diferença para conquistar e manter clientes.

A experiência se intensifica quando o cliente começa a usar o produto/serviço que comprou. É aí que a pessoa forma, realmente, opinião sobre a marca.

No setor atacadista/distribuidor, essa experiência começa em quem compra diretamente de você, mas se estende até o consumidor final.

Por isso que, no pós-venda do atacado, é necessário mapear a experiência em vários pontos desse processo.

Confira aqui algumas dicas para o atacadista implementar um pós-venda mais eficaz.

O que é pós-venda? 

Por definição, pós-venda é a etapa do processo comercial que acontece após a compra e consiste em avaliar a satisfação do cliente com a experiência, oferecer manutenção do item comprado e/ou vantagens para ele comprar de novo.

É a fase em que se busca fidelizar o cliente e garantir que ele volte a comprar, continuamente, de você.

Tenha seus clientes cadastrados

Construir um banco de dados com informações de contato dos seus clientes é o primeiro passo para se ter um pós-venda eficiente.

Você aciona esses contatos para gerar um relacionamento e alertar os clientes de promoções ou lançamentos que podem gerar uma recompra.

No ramo atacadista, o cliente é muito habituado a se cadastrar, mas o ideal é conseguir mais do que só nome, telefone e e-mail da pessoa responsável pela compra.

Lembre-se de que há, no Brasil, legislação  que regulamenta a captação, o armazenamento e o tratamento desses dados das pessoas (LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados).

Quanto mais informação – legalizada – de contato do cliente você tiver, maiores são as chances de conseguir contatá-lo com uma abordagem omnicanal, nosso próximo assunto.

Invista em comunicação omnicanal

Todos recebemos uma quantidade enorme de mensagens no dia a dia. É uma disputa acirrada pela atenção do público!

Por isso, se você quer falar com seu cliente na fase do pós-venda, o ideal é usar todos os canais que conseguir – e-mail, WhatsApp, redes sociais, sites etc. Quanto mais canais você usar, maior a chance de o cliente ser sensibilizado pela mensagem.

Quando você consegue contato com o cliente, há uma ação de pós-vendas que é essencial: tentar saber como foi a experiência dele. Para isso que serve a pesquisa de satisfação, nosso próximo tópico.

Pesquisa de satisfação pós-venda

Descobrir o nível de satisfação do cliente é essencial à sua estratégia de pós-venda.

Para isso, é comum usar pesquisa de satisfação, que pode ser bem simples – “assinale um dos 5 quadrados definindo o que achou da sua compra” – ou mais detalhada, pedindo opinião do cliente sobre vários aspectos.

Saiba que, quanto mais detalhada a pesquisa, menos respondentes você tende a conseguir.

A pesquisa pode ser um questionário online ou por meio do atendimento humano, sendo que, se optar por envolver pessoas, treinar a equipe é fundamental.

Isso nos leva ao próximo assunto: treinamento da equipe.

Tenha uma equipe treinada para o pós-venda

Treinar bem a equipe é crucial para você aproveitar melhor o pós-venda. Afinal, lidar com pessoas é uma habilidade especial e, se essas pessoas forem clientes insatisfeitos, o desafio é ainda maior!

O pós-venda é uma técnica essencial, que fideliza clientes, garantindo o “volte sempre!”

Confira também: Atacado: como vender para novos negócios sem riscos?

Representantes Comerciais mais próximos e engajados trazem resultados superiores