Atacadistas e distribuidores vêm evoluindo muito em relação ao aumento de vendas, com a popularização do e-commerce B2B.

As empresas do setor perceberam o potencial de lucro desse canal, principalmente, depois da pandemia.

Porém, como qualquer expansão demanda aprimoramento de processos, gestores da distribuição se veem diante do desafio de rever o modelo de um de seus focos principais: planejamento e organização de estoque.

Por isso, separamos algumas dicas para você, atacadista/distribuidor, melhorar a saúde do que pode ser entendido como o “coração” do seu negócio, enxugando gastos e superando desafios ao seu crescimento:

Registro de entrada e saída

Ter um registro rigoroso de todos os produtos que entraram e que saíram do seu estoque é essencial para você planejar as próximas compras.

Esse controle ajuda você a entender quais os produtos que vendem mais, podendo estabelecer prioridades na sua estratégia de compras e armazenamento.

Ao longo do tempo, o registro vai construindo uma visão clara da sazonalidade das vendas, para que você possa aproveitar, cada vez melhor, as oportunidades comerciais do ano (Natal, Carnaval, Dia das Mães, Dia dos Namorados etc.).

Esse registro se beneficia muito do assunto que trataremos no próximo tópico: a padronização das descrições dos produtos no estoque.

Padronização dos registros de produtos

O registro deve abranger todos os produtos que você estoca, contendo as informações descritivas e de movimentação.

O padrão torna o registro um documento esclarecedor e fácil de entender, que minimiza a necessidade de conferência presencial, agilizando sua operação.

Com seus registros aperfeiçoados e padronizados, vamos ao próximo tópico que irá melhorar e muito sua técnica de estocagem: a compra na medida certa para trabalhar com estoque reduzido.

Estoque reduzido: compre apenas o necessário

Um dos grandes benefícios de se ter um controle de estoque mais eficiente é poder comprar apenas o necessário para suprir sua expectativa de demanda.

Com o estoque reduzido, você minimiza custos e combate o desperdício, o que também rende pontos para você como empresa sustentável – lembre-se que ESG (sustentabilidade Ambiental, Social e do Governança) agora, também, deve ser foco das pequenas e médias empresas.

É importante observar que a técnica de estoque reduzido exige que suas equipes de marketing e de vendas contribuam com uma previsão  a mais clara possível da demanda futura, para que você possa garantir a disponibilidade dos itens mais solicitados.

E já que falamos sobre o risco de receber pedidos de produtos que não estão no seu estoque, passamos para o próximo tópico: a importância de se ter um bom relacionamento com os fornecedores:

Crie uma relação de confiança com fornecedores

Poder contar com fornecedores confiáveis é primordial para todo atacadista, afinal, pedidos urgentes sempre podem surgir e bons parceiros ajudam você a aproveitar essas oportunidades.

Nesse contexto, é necessário trabalhar com profissionais que cumpram os prazos acordados e se preocupem com a segurança e a qualidade dos produtos durante o transporte.

E de data de entrega, velocidade e erros de logística você entende, certo? Isso também é vital na sua relação com os clientes e pode ser muito aprimorado com a automatização de processos, conforme demonstraremos na próxima dica:

Invista em automação de processos

Ao contrário dos processos manuais, os serviços de automação agilizam sua operação e não estão sujeitos a erros.

Isso impacta, diretamente, a experiência de compra dos seus clientes, o que pode representar um poderoso diferencial competitivo, principalmente no acirrado ambiente de e-commerce.

Esperamos que você tenha gostado dessas dicas e que possa aplica-las no seu dia a dia para vender mais e melhor!

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