O planejamento estratégico é uma prática que pode ser aplicada em toda a empresa ou em setores específicos, como marketing, vendas, retenção de clientes, retenção de colaboradores, lançamento de produtos e serviços, entre outros. É ele que orienta de que maneira a companhia pode melhorar seu fluxo operacional interno a fim de elevar a competitividade e superar a concorrência.

Independentemente do porte e do nicho de mercado da organização, a essência desse plano tático faz uma enorme diferença na hora de otimizar recursos e processos com competência. Dessa forma, é possível superar desafios, atingir objetivos e caminhar para o sucesso de acordo com o que foi planejado anteriormente.

Entenda como sua empresa pode adotar essa abordagem disruptiva para adquirir diferenciais competitivos. Fique conosco para descobrir como impulsionar seu negócio.

O que é planejamento estratégico?

É uma abordagem que determina o melhor caminho gerencial a ser seguido por um empreendimento, desde a idealização das metas até a tomada de decisões e o controle de recursos futuros. Isso permite tornar a gestão empresarial mais efetiva, aumentando as chances de sucesso.

O planejamento estratégico é fundamental para o desenvolvimento sustentável da empresa, visto que organiza e elabora ações coerentes com a realidade da instituição. Para isso, é necessário envolver todas as equipes e os departamentos de forma harmônica, independentemente do nível hierárquico.

Ou seja, essa abordagem precisa integrar o comprometimento e a dedicação de gestores e líderes com o engajamento dos colaboradores para que todos trabalhem em conjunto em prol dos mesmos objetivos. Assim, o fluxo operacional inteiro se torna mais ágil e padronizado, favorecendo a identificação de melhorias pontuais ao longo do tempo.

O que leva as empresas a construir um planejamento estratégico?

É praticamente impossível pensar na gestão empresarial sem considerar o plano estratégico como ponto de partida. Ele é indispensável desde a etapa inicial da companhia, quando a estratégia de negócio começa a ganhar forma.

Mesmo depois que as ideias saem do papel e a empresa é inaugurada, essa demanda está sempre atrelada ao empreendimento. A propósito, ela se torna ainda mais crucial para tocar as demandas e os procedimentos do dia a dia.

Os fatores que comprovam a necessidade de construir um planejamento estratégico são:

  • decidir se é chegado o momento de entrar em novos mercados;
  • elaborar abordagens que conquistam novos consumidores, fidelizam os atuais, expandem e diversificam os canais de contato comercial;
  • lançar mercadorias e serviços de modo a despertar a necessidade de consumo no público;
  • conquistar uma posição de destaque no segmento por meio de vantagens competitivas eficientes em relação às outras marcas;
  • lidar com as flutuações e os riscos do mercado;
  • usar recursos disponíveis com eficiência para reduzir custos e aumentar a produção;
  • fazer o planejamento de vendas para elevar a lucratividade;
  • fazer o planejamento financeiro para melhorar o controle monetário da companhia;
  • desenvolver práticas de gestão para aprimorar o negócio de forma escalável, tanto operacional quanto financeiramente.

Portanto, o planejamento estratégico dá um norte para solucionar gargalos e atingir as metas gerais da companhia. Contudo, toda essa idealização deve ser compatível com a sua realidade.

O que é preciso considerar antes de fazer um planejamento?

Crucial para conquistar bons resultados e diferenciar a empresa no seu segmento, o plano estratégico precisa ser muito bem elaborado para tornar a comunicação organizacional mais clara, a fim de garantir uma sinergia eficaz entre departamentos, níveis hierárquicos, clientes e fornecedores.

Antes de tudo, um bom planejamento precisa considerar o diagnóstico do ambiente interno e externo, a definição de metas plausíveis e atingíveis e a mensuração de resultados. Dessa maneira, poderá ser elaborado com bastante propriedade. Além disso, é fundamental garantir uma execução eficiente e um monitoramento contínuo das atividades.

Por que fazer um planejamento estratégico na sua empresa?

O planejamento estratégico guia a empresa para a resolução de desafios futuros. Em relação ao foco, favorece a definição de metas e objetivos plausíveis, além de permitir que todos os departamentos e colaboradores concentrem os esforços em um único lugar.

A elaboração desse tipo de plano mostra que você, gestor, tem ciência das forças e fraquezas do negócio, identificando o que deve ser melhorado para garantir um bom posicionamento em relação aos seus rivais de mercado.

Por último, a motivação gera um senso de propósito muito importante. Com isso, seu time saberá que todos os esforços estão servindo para uma missão de grande relevância organizacional. Como consequência, muitos estarão motivados quanto à execução do trabalho, formando um ambiente em que todos se sintam responsáveis.

Quais os benefícios do planejamento estratégico?

O planejamento estratégico traz muitas vantagens para o negócio. Conheça as principais.

Permite uma visão clara da empresa

Esse plano é bastante democrático porque não fica somente nas mãos do gestor — ele chega a todos os profissionais que fazem parte da instituição. Ao conhecer e ajudar na elaboração desse documento, os funcionários compreendem melhor a identidade, os propósitos e as perspectivas para atingir os objetivos operacionais e comerciais da companhia.

Como consequência, existe uma sinergia mais sólida entre colaboradores e empresa. A tendência é que os profissionais atuem de forma mais coesa entre si, e também concentrem seus esforços a fim de contribuir para o avanço estratégico do negócio.

Gera insumos valiosos para a tomada de decisão

É preciso tomar decisões eficientes sobre o andamento da empresa diariamente. No entanto, alguns gestores ainda insistem na famosa intuição, colocando o negócio em risco por conta de decisões incompatíveis com a realidade do mercado e os objetivos da empresa.

Com a planificação estratégica, é possível ter uma base de dados sólida para fundamentar a tomada de decisão. Afinal de contas, o documento define o que é mais relevante para a sua companhia em determinada situação, favorecendo a obtenção de resultados competitivos.

Identifica problemas com facilidade

Toda instituição empresarial lida com gargalos e problemas que nem sempre são detectados a tempo, dificultando a busca por soluções ágeis e inteligentes. Uma estratégia devidamente elaborada ajuda o gestor e a equipe de ponta a ponta, pois identifica uma série de dificuldades dentro e fora da empresa. Assim, é possível reestruturar algumas atividades e demandas para corrigir problemas e melhorar o rendimento operacional do negócio.

Alinha a equipe em torno de um objetivo

Já é sabido que um dos maiores destaques do plano estratégico é permitir que todo time compreenda melhor a organização. Contudo, em uma gestão ideal, os colaboradores vão além de ter acesso ao planejamento; eles participam da sua idealização.

Essa é uma oportunidade valiosa de integração entre todas as equipes e departamentos da companhia. Ele abre brechas para que todos expressem suas opiniões setoriais sobre a melhor maneira de atingir os objetivos da instituição.

A propósito, essa troca de ideias e experiências gera inovação organizacional. Atuações inovadoras surgem por meio de experiências e formações diversas. Portanto, é válido construir uma equipe heterogênea para montar planos únicos e disruptivos.

Qual o passo a passo para o planejamento estratégico de uma empresa?

Para colocar a empresa em uma posição forte e competitiva, o plano estratégico deve seguir alguns pontos fundamentais. Veja os passos a seguir.

Defina a missão, a visão e os valores da empresa

O centro de cada um desses fatores pode confundir até os gestores mais experientes. Logo, é válido esclarecer de uma vez por todas o que eles significam.

Missão

É a apresentação da essência gerencial e mercadológica da empresa, ou seja, o motivo de sua existência, suas finalidades e propósitos. A missão corresponde à identidade organizacional e não altera com o tempo, a não ser que seja fundida ou comprada por outro empreendedor.

Exemplos:

  • conceder uma experiência satisfatória e memorável aos clientes;
  • melhorar a qualidade de vida das pessoas em geral;
  • colaborar para o desenvolvimento profissional da comunidade por meio da geração de empregos.

Visão

Visão se refere ao futuro do negócio, o que pretende conquistar e onde deseja chegar. É relativamente similar à missão, mas respeita um período predeterminado. Portanto, a visão pode ser alterada com o tempo devido às situações vivenciadas pela empresa.

Exemplos:

  • ser uma empresa inovadora, social e ambientalmente correta;
  • ser referência no nosso segmento de atuação;
  • integrar conhecimentos para transparecer um profissionalismo genuíno.

Valores

Já os valores são princípios que fomentam e direcionam práticas de conduta ética que envolvem comportamentos, decisões e atitudes. Tais características são inegociáveis e não modificam com o tempo, portanto toda a equipe precisa tê-las.

Exemplos:

  • comprometimento;
  • confiança;
  • cooperação;
  • respeito;
  • responsabilidade;
  • tolerância.

Aqui, é importante citar que a missão e a visão são semelhantes, mas a primeira é mais concreta e ativa, agindo para solucionar problemas e bater as metas traçadas.

A finalidade da missão, da visão e dos valores precisa ser compatível com o posicionamento da sua marca. Só assim é possível evidenciar a importância da empresa para o mercado desde a concepção de ideias. Além disso, tais princípios devem ser disseminados para todos os integrantes da companhia de forma universal, bem como compreendidos por eles.

Determine os objetivos estratégicos

Esses são os propósitos amplos e gerais da sua empresa que estão diretamente relacionados à missão. Dessa forma, quando sua equipe atinge objetivos estratégicos, fica mais perto de concretizar a visão.

Portanto, os objetivos são de longo prazo e devem envolver setores-chave obrigatoriamente, como comercial, financeiro, operacional e recursos humanos.

Você pode determinar diversos propósitos dessa natureza, como:

  • aumentar a satisfação dos clientes;
  • elevar os índices de fidelização;
  • otimizar o uso de recursos produtivos para reduzir custos;
  • expandir o nível de capacitação das equipes;
  • despertar senso de necessidade nos consumidores de forma periódica.

Estabeleça as metas necessárias para atingir objetivos com eficiência

Metas são essencialmente pontuais porque envolvem um propósito específico da empresa. Ou seja, elas permitem que os objetivos estratégicos definidos sejam alcançados. Para isso, são estabelecidas para médio prazo.

Exemplos:

  • assegurar que todos os itens e serviços comercializados estejam em conformidade;
  • aumentar o número de compradores recorrentes;
  • garantir que os pedidos sejam expedidos em até 48 horas, no caso de empresas varejistas;
  • expandir as campanhas de captação de clientes;
  • reduzir o índice de produtos devolvidos.

Monte o plano de ação

As últimas demandas do planejamento estratégico são as operacionais. Elas são específicas e direcionadas para a realização das atividades do cotidiano empresarial. Para que sejam executadas pela equipe, basta montar um plano de ação a fim de delinear o que precisa ser feito.

Exemplos:

  • implantar um programa de qualidade total;
  • implementar um sistema de separação e rastreamento de pedidos;
  • incentivar o consumo consciente de recursos;
  • fazer o monitoramento de clientes a respeito de sua capacidade de pagamento, bem como identificar novas oportunidades;
  • firmar parcerias para capacitar colaboradores regularmente;
  • montar uma estratégia para cobrar clientes inadimplentes de forma humanizada;
  • providenciar um controle de estoque integrado para otimizar processos e economizar recursos;
  • realizar negócios mais prósperos;
  • utilizar boas ferramentas marketing para aumentar o alcance e a influência da empresa na Internet.

Os exemplos mencionados mostram a especificidade das tarefas realizadas no cotidiano organizacional. Logo, você certamente não terá dificuldades ao defini-las.

Elabore um orçamento empresarial

O último passo é a preparação orçamentária para traduzir o planejamento estratégico estabelecido em números. Ele só pode ser iniciado após a definição da visão, que gerou os objetivos relacionados à estratégia, que foram fracionados em metas e levaram ao surgimento dos planos de ação para que se possa alcançá-las. É nesse instante que se começa a levantar os números.

O que foi determinado até então sofre uma pequena alteração. Por exemplo: a meta de faturamento é transformada em projeção de venda. Já aquelas relacionadas à capacitação dos funcionários afetam as despesas operacionais, por conta de sua natureza de mão de obra.

Se você implementar um sistema de gestão integrado para facilitar o gerenciamento da companhia, fará um investimento operacional. Já a otimização do fluxo produtivo bate com os custos de produção. E assim por diante.

O propósito aqui é definir claramente o que a companhia precisa conquistar em determinado período. Ou seja, quanto deve ser o faturamento no primeiro semestre, os limites de gastos que precisam ser respeitados, os investimentos a serem feitos durante o ano, os resultados que devem ser monitorados para saber se o caminho está correto ou necessita de ajustes, entre outros detalhes que julgar importante.

Esse é o controle orçamentário na prática. Método indispensável para que sua empresa contenha gastos e aumente sua margem de lucro e rentabilidade por meio de uma eficiência competitiva de alto padrão.

Agora que você descobriu diversos detalhes gerenciais a respeito do planejamento estratégico empresarial, é hora de colocar as recomendações mencionadas neste conteúdo em prática. Ao considerar toda a essência da sua companhia, você aumentará as chances de garantir um desenvolvimento mais escalável e próspero.

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