Você já conheceu uma pessoa que sempre fala em mudar a situação em que se encontra para melhor, mas nunca consegue sair do lugar? Provavelmente que sim, né? Pode parecer incomum, mas isso também acontece constantemente com empresas que não gerenciam seus negócios da forma correta e não colocam as metas no papel.

Nessas situações, a lucratividade e tudo que estrutura uma organização começa a entrar em declínio. Afinal, a execução de um plano de expansão empresarial, por exemplo, vem com a sinergia de todos os esforços alinhados a um objetivo claro e alcançável. E é exatamente aqui que entra a abordagem das metas SMART.

No texto de hoje, decidimos demonstrar a importância delas para empreendedores que buscam inovação e crescimento constantes, assim como você. Exploraremos como essas metas podem ser uma bússola confiável em direção à prosperidade do seu negócio, bem como elas podem impactar todo o seu time de colaboradores. Fique com a gente e aproveite!

O que é meta SMART?

A abordagem SMART é uma técnica utilizada para estabelecer objetivos de forma eficaz e consistente, seguindo critérios representados pelas letras da própria sigla, ou seja, SMART.

Este conceito foi introduzido por George T. Doran na década de 80, em seu artigo “There's a S.M.A.R.T. way to write management's goals and objectives”. Doran discutiu a importância de estabelecer objetivos, apontou as características que todos eles devem ter, bem como sugeriu alguns cuidados na hora de colocar o método em prática.

Na época, o autor ressaltou ainda que, como esperado, nem todas as metas vão sempre atender a todos os critérios estabelecidos, mas isso não quer dizer que elas não possam se aproximar ao máximo delas de forma inteligente.

Atualmente, a metodologia SMART é aplicada em uma variedade de contextos, tanto profissionais quanto pessoais. E a sigla, por sua vez, representa cinco características essenciais que elas devem possuir para serem eficazes: Específicas, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Temporais. Agora, que tal entender melhor cada uma delas? Segue o fio!

1. “S” — specific (específica)

Uma meta específica é clara e precisa em relação ao que se deseja alcançar. Ao invés de definir um objetivo vago como "melhorar as vendas", uma meta específica seria "aumentar as vendas em 20% no próximo trimestre".

Assim, ao ser específico sobre o resultado desejado, fica mais fácil entender o que precisa ser feito para alcançá-lo. Nada de subjetividade! Para ficar mais fácil de defini-la com clareza, você pode se fazer perguntas como:

  • O que quero alcançar com essa meta?
  • Quem serão os responsáveis por ela?
  • Onde ela será realizada?
  • Quais os parâmetros para que ela seja atingida?
  • Por que ela é tão importante para a minha empresa?

2. “M” — measurable (mensurável)

Objetivos mensuráveis são aqueles que podem ser quantificados ou avaliados de alguma forma, permitindo o acompanhamento do progresso em direção à meta e a determinação do sucesso ao alcançá-la.

Quer um exemplo? Se o objetivo do seu empreendimento for “aumentar o número de clientes”, é importante definir o que significa um aumento e estabelecer uma métrica clara para medir esse progresso. Algumas perguntas que também podem ajudar nesse processo são:

  • Qual o resultado esperado com a meta?
  • Em quanto tempo este resultado deve ser alcançado?
  • Como esse resultado pode ser mensurado?
  • Quais métricas posso utilizar para acompanhar os resultados?

3. “A” — attainable (alcançável)

Uma meta alcançável significa ser real, possível e viável de ser alcançada. Para isso, deve ser estabelecido um responsável pelo gerenciamento de projetos e também pela realização dos objetivos. Afinal, é a partir de uma boa gestão que todos os envolvidos entendem claramente quais são suas responsabilidades e contribuições para alcançar a meta.

Definir papéis e responsabilidades desde o início ajuda a evitar conflitos e garantir que todos estejam trabalhando na mesma direção, bem como levar em consideração a estrutura, a equipe e o poder de investimento do empreendimento.

As metas irreais podem levar à frustração e desmotivação, tanto para você quanto para sua equipe. Portanto, é essencial estabelecer metas que sejam desafiadoras, porém alcançáveis, levando em consideração os recursos disponíveis e as limitações existentes. Para isso, faça indagações como:

  • A empresa tem capacidade para atingir essa meta?
  • Financeiramente, é viável para a empresa estipular essa meta?
  • Em termos de histórico financeiro, de crescimento e de gestão da empresa, é possível atingir essa meta?

4. “R” — relevant (relevante)

Esse ponto parece óbvio, mas acredite: é crucial garantir que os objetivos estabelecidos sejam verdadeiramente relevantes e capazes de gerar vantagem competitiva para a empresa quando alcançados. Isso é fundamental para manter a equipe motivada em direção à realização da meta.

Então, pergunte-se de que forma a organização será impactada por esse objetivo, se ele é visto como relevante para todos os envolvidos, se o momento é oportuno para buscar atingi-lo, bem como se existem prioridades que podem ser prejudicadas por ele.

5. “T” — time based (temporal)

Metas temporais possuem um prazo definido para serem alcançadas. Estabelecer uma data limite cria um senso de urgência, mantendo o foco e evitando a procrastinação.

Além disso, permite avaliar o progresso ao longo do tempo e realizar ajustes quando necessário. Afinal, prazos irreais são os principais pontos para fazer com que as metas não sejam cumpridas. Para garantir uma meta temporal, responda às seguintes perguntas:

  • Tenho um cronograma bem definido e planejado, com todas as datas apontadas e com os responsáveis por cada atribuição?
  • Todos os envolvidos foram consultados sobre os prazos do cronograma?
  • Qual será a data final para que essa meta seja alcançada?

Por que usar as metas SMART?

Para demonstrar o motivo de utilizar as metas SMART, vamos considerar o seguinte exemplo:

Com as metas SMART, sua empresa conseguirá aumentar suas vendas em 10% em 2 meses. A partir dos resultados obtidos, a organização terá capital de giro suficiente para investir em tecnologia e em novos equipamentos que, consequentemente, aumentará a capacidade produtiva em 20%.

Assim, o empreendimento irá se desenvolver e ficar mais forte no mercado, motivando todos das equipes a sempre buscarem por novas metas e a darem o melhor de si nas vendas!

Só por essa situação hipotética, já conseguimos ter uma visão ampla de como as metas SMART podem impactar positivamente os negócios. Mas para deixar ainda mais claro, elencamos pontos específicos que demonstram, também, suas vantagens:

  • Definindo metas claras e específicas, você elimina a ambiguidade das escolhas e concentra sua energia em alcançar resultados tangíveis. Isso ajuda a evitar distrações e garante que todos os esforços estejam alinhados com os objetivos definidos;
  • A capacidade de mensurar seu progresso permite que você acompanhe seu progresso de forma objetiva, facilitando a identificação de áreas que precisam de mais atenção e ajudando sua equipe a tomar decisões informadas sobre estratégias futuras;
  • Quando atribuímos claramente responsabilidades individuais, fica bem mais fácil para todos os envolvidos saberem o que é esperado deles. Assim, cria-se um senso de responsabilidade e colaboração, aumentando as chances de sucesso do projeto ou iniciativa;
  • Definir metas realistas ajuda a evitar frustrações e desapontamentos, garantindo que as metas sejam desafiadoras, mas alcançáveis, levando em consideração os recursos disponíveis e as limitações existentes;
  • Estabelecer prazos definidos cria um senso de urgência e motivação para agir, enquanto o progresso contínuo em direção à meta proporciona um sentimento de realização, mesmo diante de obstáculos.

Ah, e outro ponto importantíssimo sobre a criação de metas dentro de uma empresa é que você consegue refletir sobre a situação atual na qual a organização se encontra, bem como visualizar em qual cenário todos querem realmente estar. A partir disso, adquire-se um pensamento de como utilizar as mudanças a favor do crescimento e sucessos dos seus negócios!

Chegamos ao final deste conteúdo, e esperamos que nossos insights sobre as metas SMART tenham sido valiosos para o seu empreendimento. Agora, que tal ler outro blog post que fala sobre o ponto de equilíbrio empresarial?

Esse é um método de gestão financeira criado para que você entenda se há a necessidade de reduzir custos e otimizar a capacidade produtiva da organização, e temos certeza que também será de grande valor para o crescimento dos seus negócios. Te esperamos lá, viu?