Para administrar uma empresa, MEI ou não, da maneira correta, a definição de metas é fundamental. Isso porque elas são responsáveis por dar uma direção às operações do negócio, além de ajudar a entender por que é importante realizá-las.

Nesse sentido, utilizar técnicas como Meta Smart é uma maneira de defini-las, assim como de ajudar em seu planejamento. Se nunca ouviu falar dessa metodologia, este texto é para você. A seguir, vamos apresentar as principais informações sobre Meta Smart e como aplicá-la. Continue!

O que são as Metas Smart?

As Metas Smart são uma ferramenta de gestão para definir metas inteligentes. A sigla é um acrônimo para as traduções em inglês das palavras: específico, mensurável, realizável, realista e temporal. Além disso, a própria expressão smart é um adjetivo para inteligente e esperto.

Apesar de ser uma metodologia muito comum nos processos de gestão, ela não surgiu agora. Foi criada no início da década de 1980, pelo consultor estadunidense George T. Doran.

O principal propósito de implementar essa metodologia tem uma relação direta com atingir os objetivos de negócio. Não importa se é uma multinacional ou um pequeno empresário, todos podem utilizá-la para esclarecer suas metas e definir quais são as mais importantes.

Quando a gestão utiliza as Metas Smart para determinar quais serão seus próximos passos, ela não só é capaz de ter mais clareza no seu negócio, mas também, consegue alinhar seus processos e direcionar suas operações para atingi-los.

O resultado é que há mais entendimento por parte da equipe, e à medida que os resultados aparecem, há mais produtividade e eficiência.

Quais são as vantagens de aplicar as Metas Smart no negócio?

Essa metodologia, quando bem implementada, oferece muitas vantagens para a empresa. Aqui, separamos as três principais. Confira!

Clareza

Uma parte de fazer uma boa gestão, seja das operações gerais, seja para a implementação de projetos, é ter clareza. No entanto, é o tipo de benefício que só se consegue se há uma visão bem estabelecida dos próximos passos.

Metodologias como a Smart são capazes de oferecer esse tipo de compreensão, tanto para saber quais são as próximas iniciativas quanto para ter uma melhor comunicação e alinhamento por parte da equipe.

Planejamento

Junto da clareza, a capacidade de planejar é muito enriquecida com o uso das Metas Smart. Isso porque uma parte essencial para o desenvolvimento é enxergar quais são os melhores passos. Com o uso dessa metodologia, é possível ver com mais organização o que deseja alcançar, além de definir prazos, o que ajuda a empresa a não perder tempo.

Monitoramento

Precisamos falar a verdade: é muito importante definir metas, mas monitorá-las é essencial para o seu sucesso. Acontece que se não houver um acompanhamento, será muito difícil obter um resultado satisfatório, até mesmo quando elas forem atingidas.

A sorte é que uma parte da metodologia Smart é, justamente, o monitoramento. Logo, além de defini-las, a gestão também deve investir em processos para acompanhá-las periodicamente.

Como utilizar as Metas Smart no dia a dia?

Para ajudar a entender e a aplicar as Metas Smart no seu negócio, vamos explicar o que significa cada parte do acrônimo. No final deste tópico, apresentaremos um exemplo prático para ficar mais claro o uso dessa metodologia. Vamos lá?

Specific

Em tradução livre, “específico” é o primeiro passo para implementar a metodologia, e significa que qualquer meta que escolha deve estar bem definida. Algumas perguntas podem ajudar a chegar em uma boa definição:

  • O quê?
  • Por quê?
  • Quem será o responsável?
  • Onde?
  • Como?

Measurable

Nesse caso, é fundamental que a meta seja mensurável. Isto é, você deve ser capaz de quantificá-la para acompanhar os resultados até a sua conclusão. Portanto, o ideal é determinar critérios específicos, por exemplo, perguntas do tipo quanto custa, quanto tempo até a conclusão, entre outras. Relatórios são uma boa forma de colocar essa parte em prática.

Achievable

Quer dizer alcançável, em português, e podemos dizer que é uma forma de trazer as metas para a realidade do negócio. Mais importante do que defini-las, é essencial que sejam realizáveis.

É preciso que o objetivo que a empresa pretende seja possível, com as condições atuais do negócio. Isso não quer dizer que não se pode pensar em grandes metas, mas que se deve entender que a companhia tem limites.

Realistic

Esse é um elemento que tem relação direta com o anterior. As metas devem ser alcançáveis e para isso, é essencial que sejam realistas. Olhar as condições do negócio será muito importante para entender até onde a empresa consegue avançar. O cenário interno e as condições externas, como a economia, terão um grande impacto aqui.

Time-based

Por fim, é preciso definir um prazo para a conclusão da meta. Isso não só ajudará a motivar a equipe, mas é fundamental para que se entenda que há um limite para que o objetivo seja alcançado.

Vamos a um exemplo de como essa metodologia pode ser utilizada? Imagine uma empresa que vende garrafas personalizadas. Acontece que faz dois anos que ela não consegue crescer e que só tem atendido o mesmo número de clientes. A gestão não tem obtido sucesso em fazer um planejamento focado.

Ao utilizar a metodologia Smart, a empresa chegou à seguinte conclusão:

  • S: especificar o objetivo, que nesse caso, é aumentar as suas vendas. Como? Investindo em marketing digital, não só em produção de conteúdo, com um blog especializado em esporte e saúde, mas também, em anúncios pagos;
  • M: a empresa pode acompanhar essa meta pelo número de vendas fechadas e pelo nível de alcance que suas campanhas tiveram;
  • A: para alcançar esse objetivo, a gestão determinou aumentar em 10% o número de vendas;
  • R: a gestão separou, inicialmente, R$20.000,00 para implementar a meta de aumento de vendas. A ideia é que esse valor atenda aos primeiros dois meses, e à medida que o prazo se estende, poderá investir em outras iniciativas;
  • T: o prazo total é de seis meses.

Deu para perceber a importância da Meta Smart para desenvolver um planejamento de metas bem feito. Esse tipo de metodologia, além de ajudar a ter uma clareza de quais serão os seus próximos passos, é fundamental para que não se perca tempo na implementação.

Gostou do nosso texto? Quer saber mais sobre como empreender? Então, acesse o nosso guia completo do MEI.