Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7.3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7.3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Marketing

Matriz GUT: como aplicar em suas estratégias digitais

Aprenda a utilizar a Matriz GUT para resolver problemas e otimizar suas estratégias digitais. Descubra como essa ferramenta eficaz pode ajudar a analisar e solucionar desafios em seu negócio, melhorando os resultados.

Matriz GUT: como aplicar em suas estratégias digitais

A Matriz GUT é uma ferramenta comum de solução de problemas no ambiente corporativo. Sua popularidade se deve unicamente aos seus resultados e à forma como pode solucionar, de maneira prática, qualquer ruído na produção e nas atividades de uma empresa. Desde o marketing digital até as pendências na produção, esse conceito consegue auxiliar na resolução de todas as dores do seu negócio. Sua aplicação chama muita atenção pela facilidade, pois qualquer tipo de profissional pode aplicar a Matriz GUT. Assim, conhecer o método é bastante intuitivo e funciona por meio da análise de três princípios básicos. Dessa forma, é possível entender o problema de maneira profunda, analisar seus fatores de risco e como podem impactar a empresa. Para isso, continue na Serasa Experian e compreenda mais.

O que é a Matriz GUT?

A análise Matriz GUT é uma forma de encarar qualquer problema no ambiente corporativo e transformá-lo em um quebra-cabeça, no qual há três componentes fundamentais: Gravidade, Urgência e Tendência, que originam as iniciais GUT. Por esse método, é possível observar matematicamente cada problema. O método pode ser utilizado para praticamente qualquer coisa que ocorra no marketing digital. No geral, o setor do marketing é um dos que oferecem mais desafios e problemas que parecem surgir do nada. Mas, por meio da aplicação do método GUT, sua empresa e os profissionais podem aprender a resolvê-los de modo mais prático.

Para que serve a Matriz GUT?

Todo o método GUT foi pensado para solucionar problemas. Ele não só os soluciona, como também permite que sejam analisados de maneira mais criteriosa, em que cada detalhe a seu respeito é tratado como uma ciência, permitindo uma solução mais ágil. A metodologia GUT concede uma visão abrangente do problema e de seus pontos mais importantes. Sua aplicação permite a vários profissionais uma oportunidade de visualizar o problema e ter a sua perspectiva sobre ele. Após tudo isso ser realizado, o sistema recebe notas em três categorias diferentes, e o problema está pronto para ser solucionado. Veja também os 4 Ps do Marketing: definições e importância de cada um.

Como montar a Matriz GUT?

Para montar a Matriz GUT, é necessário utilizar seus três conceitos: Gravidade, Urgência e Tendência. Uma vez levantados esses três conceitos, o problema é definido com uma nota para cada um deles. As notas são, então, multiplicadas e toda a equipe parte para a solução do problema. Veja um guia prático abaixo.

Defina a Gravidade

Convém que o primeiro elemento analisado da Matriz GUT seja a gravidade, que serve para identificar o nível da situação para a empresa de modo geral. Desse modo, é possível graduar como essa pendência pode gerar problemas para a companhia e os diversos profissionais associados a ela. As graduações são:

  • Sem qualquer gravidade;
  • Consideravelmente grave;
  • Grave;
  • Muito grave;
  • Extraordinariamente grave.

Na última pontuação, podemos considerar como extraordinariamente grave um problema que coloca em xeque toda a produção e compromete a empresa de maneira geral. É necessário prestar muita atenção na hora de definir esse ponto para evitar erros no futuro.

Defina a Urgência

Definir a urgência do problema é outro passo fundamental da aplicação da Matriz GUT. A urgência diz respeito a como é necessário solucionar o problema rapidamente para evitar qualquer outro desastre. Está associada tanto ao conceito de gravidade quanto ao de tendência.

  • Solução pode ser adiada;
  • Pouco urgente;
  • Urgente, solução em curto prazo;
  • Muito urgente;
  • Excepcionalmente urgente, solução imediata.

Quando um problema é classificado como muito urgente ou excepcionalmente urgente, significa que, embora não destrua a empresa, a pendência determinada pode ser prejudicial para vários setores. Também significa que, caso ela não seja solucionada, o prejuízo será inevitável.

Defina a Tendência

Por fim, chegamos à última letra, a T de tendência, que mostra como um problema pode piorar. Essa é uma visualização necessária para solucionar qualquer problema, pois, muitas vezes, a tendência na solução de uma pendência não é considerada e pode gerar debates e problemas adicionais.

  • Problema não se alterará;
  • Problema se alterará pouco, importância somente em longo prazo;
  • Problema piorará, mas em médio prazo;
  • Problema piorará em curto prazo;
  • Problema piorará muito, infinitamente, até ser corrigido.

Essas são as notas que incidem sobre a Matriz GUT. Uma vez entendido em que lugar cada problema se encaixa, é necessário estabelecer notas que vão de 1 a 5. Após essa avaliação, a nota da Gravidade é multiplicada pela Urgência, que, por sua vez, é multiplicada pela Tendência. Suponhamos que haja um problema com Gravidade 3, Urgência 4 e Tendência 2. Ele deveria ser considerado como 24, já que 3 x 4 x 2 = 24. Assim, você pode definir a ordem de resolução dos problemas e identificar qual deles deve ser solucionado primeiro.

6 dicas de como aplicar a Matriz GUT em projetos de marketing

Existem dicas que podem enriquecer ainda mais a aplicação da Matriz GUT no marketing, que envolvem entender as necessidades específicas da estratégia, estudar campanhas de qualidade e discuti-las com todos os responsáveis. Essas são atividades essenciais para um bom marketing, que só ganha com o uso do conceito.

1. Mapeie as necessidades do marketing

Antes de resolver qualquer problema, é preciso entender onde ele está e quais serão os principais obstáculos para um bom marketing. Ou seja, é fundamental que a campanha seja compreendida por todos os profissionais e tenha metas realistas, mas bastante elaboradas para serem cumpridas. Uma vez mapeadas as necessidades, é hora de encontrar uma solução ideal para elas, e aqui o uso do conceito GUT é uma excelente saída. Com esse método, cada necessidade é encarada de modo prático, o que permite a solução ideal e proporcional ao problema relacionado à campanha.

2. Estude outras campanhas

Outras campanhas podem ser estudadas pela equipe, e seus resultados comparados com o que a empresa procura com seu próprio marketing. Dessa forma, é possível chegar a um resultado que seja mais interessante para a companhia, seja como inspiração ou para evitar erros cometidos por outras empresas. Nesse caso, a metodologia GUT pode ser até utilizada por meio da engenharia reversa, em que os supostos resultados são comparados com os pontos que eles solucionaram para a empresa. Também é possível melhorar uma campanha já realizada por meio da aplicação do GUT. Account-Based Marketing (ABM): saiba o que é e os tipos.

3. Faça reuniões com os profissionais

Boa parte de como o sistema GUT funciona vem da reunião com profissionais capacitados e do recolhimento de suas diferentes perspectivas. Assim, é possível identificar a Gravidade, a Urgência e a Tendência do problema de maneira mais eficiente, sempre baseado no conhecimento técnico. Essa é uma maneira muito útil de aplicar a metodologia com rigor, em que as reuniões são usadas para aprimorar a estratégia e o GUT é utilizado para enriquecer as reuniões. Sem dúvida, esse é um caminho muito mais sólido, técnico e, até mesmo, científico para praticar um marketing de qualidade.

4. Defina metas e objetivos

O marketing deve ter objetivos bem definidos para ser utilizado pela empresa. Sem as metas, é impossível entender aonde se quer chegar e, nesse caso, faltam elementos importantes para estabelecer um GUT proporcional a cada problema. Por isso, é fundamental que a empresa crie metas definidas e as aplique em seu marketing e também na metodologia GUT. Dessa forma, é possível analisar de maneira justa o que a campanha deseja, onde falhou e como melhorar através dos pontos que destacamos acima.

5. Faça avaliações periódicas

Um marketing deve receber atualizações e avaliações periódicas para verificar se está indo bem e onde é possível melhorar. Essas avaliações podem ser realizadas em conjunto com a Matriz GUT, e, assim, a estratégia já pode ser atualizada se houver necessidade.

6. Entenda o público-alvo

Entender o público-alvo em campanhas digitais é crucial. Isso permite segmentação precisa, criação de conteúdo relevante, aprimoramento da comunicação e otimização da experiência do usuário. Consequentemente, contribui para maximizar o retorno sobre o investimento e alcançar melhores resultados nas ações. Para isso, a segmentação de público é uma prática essencial no mundo do marketing, pois permite que as empresas direcionem suas mensagens e recursos para grupos específicos de consumidores. Uma ferramenta poderosa nesse processo é o Mosaic

,

da Serasa Experian. Ele é um sistema de segmentação que classifica a população em diferentes grupos com base em características demográficas, comportamentais e socioeconômicas. Essa segmentação permite que as empresas compreendam melhor seu público-alvo, adaptando suas estratégias de marketing conforme as necessidades e preferências de cada segmento. Portanto, essas são as melhores maneiras de aplicar o sistema GUT, uma matriz para solucionar quaisquer problemas, inclusive os relacionados ao marketing! Invista nessa técnica e ensine-a aos outros membros da equipe para que todos conheçam sua importância e a utilizem. Para entender sobre outras estratégias de marketing, navegue pelo blog da Serasa Experian. Até a próxima!

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