Você já ouviu falar nos 4 Ps do marketing? Esse conceito envolve os principais pilares para as estratégias de marketing. Quando bem desenvolvidos nas organizações, podem ajudar as empresas a alcançarem seus objetivos. Afinal, eles despertam o interesse do cliente, geram o desejo de comprar, posicionam a marca no mercado e muito mais.

Se você deseja entender mais sobre esse composto, continue sua leitura e veja os tópicos que preparamos com a definição de cada um dos pilares e como aplicar cada um. Confira!

O que são os 4 Ps do marketing?

Os 4 Ps representam os pilares de qualquer estratégia de marketing: preço, praça, produto e promoção!

São considerados pilares, pois representam as variáveis que influenciam no sucesso de estratégias e ações da área. Esse conceito foi criado nos anos 60, mas, apesar disso, passou por algumas reformulações e revisões para se manter relevante e atingir os objetivos propostos.

O Composto de Marketing — sinônimos dos 4 Ps — foi proposto por Jerome McCarthy, em seu livro “Basic Marketing: A Managerial Approach”. No entanto, o conceito foi popularizado por Philip Kotler, o chamado “pai” da área.

O americano argumenta que o conceito engloba variáveis controláveis, que com a análise, pesquisas de mercado e a estratégia correta, e pode influenciar na resposta e comportamento dos consumidores.

Vale ressaltar a importância de planejar ações pensando nas variáveis como um conjunto. Afinal, uma interfere na outra e todas precisam estar alinhadas para atingir o sucesso e fortalecer a marca.

Quais são os 4Ps no marketing?

Agora que você já entendeu o conceito, precisamos nos aprofundar em cada um dos pilares existentes. Conforme comentado anteriormente, os 4 Ps são formados por: produto, preço, praça e promoção. Vamos analisar cada um individualmente:

1. Produto

Os produtos estão relacionados com os consumíveis que a empresa vende, podendo ser itens palpáveis ou serviços. Em suma, é tudo o que é disponibilizado para os clientes e que atenda suas necessidades. Por exemplo, podemos considerar uma peça de uma loja de roupas ou até mesmo um software disponibilizado por uma empresa.

Nesse item, também podemos incluir algumas características:

  • Design;
  • Embalagem;
  • Garantia;
  • Assistência técnica;
  • Serviços;
  • Formato;

Para oferecer mercadorias pertinentes e que agreguem valor na vida dos consumidores, é preciso conhecê-los, entender suas necessidades, desejos e atributos que valorizam os produtos. Desta forma, é possível criar itens de qualidade e destaque. Por isso, realizar análises de mercado, público-alvo e de concorrência são essenciais para esse pilar.

2. Preço

Precificar produtos pode parecer simples, mas existem diversos fatores que precisam ser considerados. Muito além dos custos de produção, distribuição e divulgação, é necessário entender como o item está posicionado no mercado. Afinal, é ele que define o valor das mercadorias e quanto estão dispostos a pagar por elas.

Esse é o único elemento que irá gerar receita para as empresas durante a estratégia. Por isso, precisa ser bem elaborado, afinal, é ele que define a imagem da marca. Veja quais são as decisões envolvidas nesse pilar:

  • Preço de lista;
  • Forma de cobrança;
  • Condições de pagamento;
  • Estratégias e políticas de descontos;
  • Variações regionais.

É muito importante que durante a precificação, o preço definido cubra os lucros, mas ainda assim seja condizente com o mercado, com os valores cobrados pelos concorrentes e com a imagem da marca.

3. Praça

O terceiro pilar do composto de marketing é a praça, ou seja, a maneira como seu produto chega aos clientes. Está relacionado diretamente com os canais de distribuição, sendo que estes podem ser digitais ou pontos de venda físicos. Embora pareça simples, esse conceito vai muito além.

É necessário identificar a região de leads (potenciais clientes) e definir onde as suas mercadorias podem ser anunciadas, como em redes sociais, lojas físicas ou e-commerces. Ou seja, além da logística, esse pilar deve considerar a forma na qual o produto se tornará evidente no mercado.

4. Promoção

Esse pilar refere-se ao formato de divulgação das mercadorias ou serviços. Trata-se dos meios de disseminação dos itens, a comunicação e a linguagem utilizada para atingir o público-alvo.

Os objetivos das estratégias de promoção são tornar a marca conhecida, despertar o interesse dos possíveis consumidores e criar expectativa quanto aos produtos. Veja quais são as decisões envolvidas:

  • Promoção de vendas;
  • Publicidade e propaganda;
  • Assessoria de imprensa;
  • Redes sociais;
  • Blogs;
  • Influenciadores;
  • Merchandising;
  • Venda pessoal.

Como aplicar os 4 Ps do marketing na minha estratégia?

Agora você já está por dentro de tudo sobre o mix de marketing! Mas que tal aprender a aplicá-lo em sua empresa? Estratégias completas que consideram todos os pilares podem trazer diversos benefícios. Por isso, vamos ver quais etapas seguir para atingir o sucesso com suas ações. Confira:

- Defina seu público-alvo e o examine

Conhecer seu público-alvo é um dos pontos mais essenciais para desenvolver boas campanhas. Afinal, é muito importante compreender seus consumidores para desenvolver produtos que atendam suas necessidades. Além disso, oferecer preços que caibam em seus bolsos, pontos de vendas acessíveis e uma comunicação clara e voltada para os mesmos.

Por isso, invista em pesquisas de segmentação de mercado. Investigue o perfil dessas pessoas para abrir muitas portas para ações assertivas. Descubra as características geográficas, demográficas, comportamentais e psicográficas do seu segmento-alvo e suas chances de desenvolver estratégias eficazes aumentarão.

- Desenvolva sua estratégia

Após entender o perfil de seus clientes, traçar sua estratégia irá se tornar muito mais fácil. Esse é o momento de definir como sua empresa irá enfrentar o mercado e se destacar.

Escolha se você adotará uma estratégia de diferenciação, buscando algo novo no mercado; foco, com ações para uma área mais específica e segmentada ou; de custo, com produtos de qualidade e preço baixo.

- Estabeleça seu posicionamento no mercado

O posicionamento é o responsável por valorizar a marca na mente do consumidor. Seguindo sua estratégia competitiva, é hora de definir como você deseja que sua empresa e seus produtos ou serviços sejam vistos. Para isso, considere os atributos de seus itens, os benefícios proporcionados, o padrão socioeconômico de seus clientes, preço e a utilização da mercadoria.

- Determine as estratégias dos 4 Ps

Já sabemos que todas as ações precisam estar voltadas para o usuário. Mas por onde começar? A maior indicação é pelo produto. Por meio dele, você vai desenvolver todos os outros pilares do composto de marketing.

Após isso, defina sua política de preço e por meio do P de promoção, faça com que os benefícios da mercadoria chame a atenção do público. Por último, com o praça estabeleça seus meios de distribuição.

- Crie seu plano de ação

Um ponto que não pode acontecer é desenvolver toda a estratégia e não colocá-la em prática. Pensando nisso, elabore um plano de ação com todas as metas, objetivos, etapas para alcançar todos os objetivos e os responsáveis por cada uma delas.

- Utilize as melhores ferramentas

A todo momento comentamos sobre a importância de pesquisar e examinar dados para o desenvolvimento de ações. Para isso, utilize de ferramentas de análise, como as Audiências Digitais e o Polis, da Serasa Experian.

Essas plataformas permitem estudos mais aprofundados para a segmentação de público, ajudando a estruturar estratégias e se conectar com os consumidores. Para criar campanhas mais relevantes, completas, com maior alcance e rentabilidade, conte com a Serasa Experian!

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajuda a entender esse conceito para aplicar em seu negócio. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas e informações úteis. Até mais!