Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Inovação e Tecnologia

Serasa Experian é eleita uma das 100 Empresas Mais Inovadoras pelo IT Forum

Descubra como a Serasa Experian foi reconhecida entre as 100 empresas mais inovadoras com seu projeto de Monitoramento por Imagem de Satélite para Crédito Agrícola.

Serasa Experian é eleita uma das 100 Empresas Mais Inovadoras pelo IT Forum

Descubra como a Serasa Experian foi reconhecida entre as 100 empresas mais inovadoras com seu projeto de Monitoramento por Imagem de Satélite para Crédito Agrícola. A Serasa Experian, a primeira e maior Datatech do Brasil, foi reconhecida no Prêmio “As 100 Empresas Mais Inovadoras no Uso de TI” pela renomada plataforma IT Forum. Em sua estreia na premiação, a Datatech se destacou com um case inovador de Monitoramento por Imagem de Satélite para Crédito Agrícola. Nesta edição, 326 cases foram inscritos, representando empresas de mais de 20 setores que estão na vanguarda da aplicação da tecnologia como um recurso de inovação. Conheça mais sobre o case vencedor!

Neste conteúdo você vai ler (Clique no conteúdo para seguir)

Case Monitoramento por Imagem de Satélite para Crédito Agrícola

Primeiro, é preciso entender o cenário que levou a esta inovação. O agronegócio no Brasil enfrenta desafios significativos de financiamento, com o Plano Safra custeando apenas um quarto da produção e o setor privado sofrendo com assimetria de informações. Cerca de 24% das produções apresentam desvios de 10% no uso do crédito obtido. Para resolver isso, a Serasa Experian integrou inteligência analítica com tecnologias de monitoramento por satélite, permitindo o mapeamento de produtores, acompanhamento de safras, análise de dados climáticos, uso do território e cumprimento de normas ESG. Os objetivos do projeto foram ambiciosos: revolucionar a gestão de crédito no agronegócio brasileiro e garantir a conformidade ESG. Monitoramos quase 1 bilhão de hectares no país, utilizando imagens de satélite de alta resolução para substituir auditorias de campo manuais por análises automatizadas. Combinamos soluções de inteligência analítica para reduzir custos, risco de crédito e trazer ganhos de eficiência operacional para os credores, além de facilitar o acesso ao crédito para mais de 4 milhões de produtores rurais. Os resultados não poderiam ser melhores: redução de custos operacionais em 25%, redução de tempo de análise em até 75%, menos fraude e mais segurança jurídica, maior acurácia na emissão de seguros agrícolas e democratização do crédito para produtores rurais. A Serasa Experian está indo além do óbvio também no campo! E segue explorando novas fronteiras tecnológicas e a liderando o caminho para um futuro ainda mais inovador e extraordinário.

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

14 dicas para campanha de Natal em 2025 para o marketing

14 dicas para campanha de Natal em 2025 para o marketing

Buscando ideias para criar uma campanha nesse natal de 2025? Confira 14 dicas para alcançar sua audiência digital com tecnologia. Saiba mais!

Cálculo de preço ideal: como definir o valor certo para vender e lucrar mais?

Cálculo de preço ideal: como definir o valor certo para vender e lucrar mais?

Definir o preço ideal de um produto é crucial para o sucesso do negócio. Descubra como equilibrar custos e competitividade para maximizar lucros.

Pesquisa de mercado: o passo essencial antes de tomar qualquer decisão de negócio

Pesquisa de mercado: o passo essencial antes de tomar qualquer decisão de negócio

Antes de lançar um produto ou mudar preços, entenda seu cliente e a concorrência. Baixe nosso modelo gratuito de pesquisa de mercado e cresça com segurança!

Aging list: como reduzir inadimplência e melhorar a gestão de cobrança

Aging list: como reduzir inadimplência e melhorar a gestão de cobrança

Descubra como a aging list organiza dívidas, reduz inadimplência e otimiza a gestão de cobrança para manter sua empresa saudável e competitiva.

Soluções de cobrança: como reduzir inadimplência e recuperar dívidas

Soluções de cobrança: como reduzir inadimplência e recuperar dívidas

Descubra soluções de cobrança como PEFIN e REFIN para reduzir inadimplência, recuperar dívidas e manter a saúde financeira da sua empresa.

Como usar dados comportamentais para otimizar campanhas de marketing

Como usar dados comportamentais para otimizar campanhas de marketing

Aprenda como dados comportamentais impulsionam campanhas de marketing, garantindo personalização, eficiência e resultados no ambiente digital.